O que é sacarina sódica?

Perguntado por: Ricardo Sá de Lopes  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

A sacarina sódica é um dos mais antigos adoçantes. É utilizada como adoçante de baixa caloria e é trezentas vezes mais doce que a sacarose. A sacarina não é absorvida e assim é excretada sem alterações no organismo.

Qual é a função da sacarina sódica?

A sacarina sódica é excelente para a fabricação de diversos produtos indústrias que precisam incorporar adoçantes na composição. No Brasil, o composto é empregado como um adoçante nos refrigerantes que têm baixo teor calórico.

Quem tem diabetes pode usar sacarina sódica?

Sacarina: é produzida a partir do ácido toluenossulfônico, que é derivado do petróleo. Apesar de deixar um sabor amargo e metálico, ela não possui calorias e pode ser usada por diabéticos. É contraindicada para pacientes hipertensos por conta do sódio na composição.

Qual o efeito colateral da sacarina?

O perigo da sacarina está em razão do sódio presente na sua composição. Seu uso não é recomendado para crianças, gestantes e pessoas com problemas de retenção de líquidos, insuficiência renal, cálculos renais e perda da densidade óssea.

O que significa sacarina no adoçante?

A sacarina é um adoçante artificial que parece não ser metabolizado pelo organismo e, portanto, seus carboidratos não são quebrados em glicose como acontece com outros tipos de açúcar.

Adoçantes artificiais: Sacarina

21 questões relacionadas encontradas

Qual é o adoçante mais saudável?

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações.

Qual é o adoçante que não faz mal para saúde?

Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.

É verdade que o adoçante é pior do que o açúcar?

O açúcar em excesso pode levar ao ganho de peso, problemas metabólicos, diabetes e cáries. Por outro lado, a sucralose, como adoçante artificial, tem sido associada a efeitos negativos na flora intestinal e pode aumentar o apetite.

Qual adoçante que não causa câncer?

“A OMS classificou o adoçante aspartame como um "possível" causador de câncer, mas afirmou que o consumo da substância é seguro, desde que respeitado um limite diário.

Qual adoçante que não tem sacarina?

Existem atualmente alguns tipos de adoçantes liberados no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sendo eles. sorbitol, manitol, isomaltitol, maltitol, sacarina, ciclamato, aspartame, estévia, acessulfame-K, sucralose, neotame, taumatina, lactitol, xilitol e eritritol.

Qual adoçante que não faz mal para diabete?

Adoçantes não calóricos são os melhores para diabéticos

“Para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia“, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos.

Qual adoçante aumenta a glicose?

O estudo aponta que a sacarina e a sucralose aumentaram a resposta glicêmica dos indivíduos, isso significa que havia mais "açúcar" circulando pelo sangue deles, uma das condições que aumenta o risco para diabetes tipo 2.

Qual a melhor marca de adoçante para diabéticos?

O aconselhado é que os pacientes deem preferência aos adoçantes naturais, aqueles extraídos da natureza. O xilitol, o eritritol e a stevia, por exemplo, são boas opções de adoçantes para diabéticos. Esse tipo de adoçante é conhecido por sua origem natural, pois é extraído de um tipo de álcool do açúcar.

Como é feita a sacarina sódica?

A sacarina é uma substância artificial, produzida a partir de tolueno. Essa substância tem o poder de adoçante 200 vezes maior que o açúcar. Quimicamente é uma Imida o-sulfobenzóica, cuja fórmula química é C7H5O3NS · 2H2O.

Quais alimentos tem sacarina?

Alimentos com sacarina
  • Refrigerantes.
  • Doces diet.
  • Balas, jujubas e chicletes.
  • Frutas em conserva.

Como é feito a sacarina?

Sacarina: Criada em 1879, ela é sintetizada a partir do ácido toluenossulfônico, derivado do petróleo. Está presente em refrigerantes zero e produtos adoçantes. Deixa um sabor residual amargoso e metálico, mas não contém calorias e pode ser usada por diabéticos.

Qual é o adoçante mais natural que existe?

O mel de agave pode ser utilizado como um adoçante natural substituto do açúcar. Esse produto, segundo estudo, é extraído da agave após alguns anos do seu desenvolvimento e antes do período de floração. A seiva adocicada fica armazenada no centro da planta e então é extraída e filtrada.

Qual adoçante 100% natural?

O adoçante stevia é uma ótima opção natural para quem quer ou precisa, por algum motivo, substituir o açúcar em sua alimentação, mas não quer deixar de sentir o gosto doce. Inclusive, o adoçante Stevia é conhecido por seu rendimento superior em relação ao açúcar comum.

Qual o pior tipo de adoçante?

Entre os adoçantes artificiais desaconselhados pela OMS estão aspartame, ciclamatos, sacarina, acesulfame K, advantame, neotame, sucralose, estévia e seus derivados.

Por que não devemos usar adoçante?

A ciência não tem dados suficientes para afirmar que os adoçantes fazem mal à saúde. Além disso, essas substâncias são liberadas pela Anvisa e pela FDA. Porém, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o consumo, em excesso, tende a causar dor de cabeça, mal-estar, alterações de humor e diarreia.

É saudável trocar açúcar por adoçante?

Porém, de acordo com uma nova diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS), o adoçante pode oferecer uma série de riscos para a saúde. De acordo com a entidade, adoçantes utilizados para substituir o açúcar não auxiliam na perda de peso e provocam efeitos nocivos, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

O que é mais saudável açúcar mascavo ou adoçante?

Para aqueles que não são diabéticos e apenas desejam emagrecer, caso não gostem do sabor do adoçante, prefira o açúcar mascavo, é bem mais saudável, mas fique atento no que diz respeito a quantidade.

Qual adoçante a OMS proibiu?

A lista inclui aspartame, sacarina, sucralose, stevia e derivados.

Qual é o melhor adoçante xilitol ou stévia?

Xilitol ou stevia – O xilitol tem um sabor doce, levemente mentolado, sem sabor residual. Ele tem o mesmo poder de adoçar do açúcar comum, mas com 40% menos calorias que o açúcar (aqui está portanto uma desvantagem fundamental em relação a Stevia, que tem zero calorias e é 300x mais doce que o açúcar).

Porque não usar sucralose?

Pode promover a disbiose: a sucralose pode alterar a quantidade e os tipos de bactérias benéficas e de bactérias “ruins” no intestino, causando a disbiose e levando a sintomas, como diarreia, intolerância à lactose, gases, cansaço excessivo ou alteração de humor.

Artigo anterior
Faz mal prender o cabelo com elástico?
Artigo seguinte
Quais as características gerais dos pensamentos automáticos?