O que e rochas magmaticas?

Perguntado por: Lourenço Telmo Magalhães de Pinto  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)

As Rochas ígneas, rochas magmáticas ou rochas eruptivas são um dos três principais tipos de rocha. A formação das rochas ígneas vem do resultado da consolidação devido ao arrefecimento do magma derretido ou parcialmente derretido.

O que que é rochas magmáticas?

Rochas Ígneas

Também chamadas de magmáticas, são rochas que se formaram pelo resfriamento e solidificação de um magma. Magma é o material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre e que pode extravasar através dos vulcões (passando então a se chamar lava).

Quais são as rochas magmáticas?

ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

Como as rochas magmáticas se subdividem?

Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície).

Quais são as principais características da rocha magmática?

As rochas ígneas – também chamadas de rochas magmáticas – são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. ... Como esse processo é mais lento, formam-se rochas mais duras e com formações cristalinas maiores e mais bem definidas, a exemplo do granito, do sienito e do diorito.

TIPOS DE ROCHA: MAGMÁTICAS, SEDIMENTARES E METAMÓRFICAS | Resumo de Geografia para o Enem

25 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características da rocha metamórfica?

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.

Qual é a importância das rochas magmáticas?

As rochas magmáticas são muito importantes, pois compõem cerca de 70% do volume rochoso da Terra. Portanto, entendê-las é também compreender boa parte da dinâmica terrestre e também as inúmeras utilizações econômicas possíveis que elas apresentam para a sociedade.

São exemplos de rochas magmáticas Plutônicas?

Normalmente estas rochas apresentam uma estrutura maciça e são, em geral, granulares, com textura granulosa, ocupando grandes espaços. São exemplos de rochas plutónicas o gabro, o diorito e granito.

Como se formam as rochas magmáticas intrusivas e Extrusivas?

O resfriamento lento do magma no interior da Terra permite um tempo maior para que se formem os cristais que se encaixam entre si, caracterizando as rochas ígneas intrusivas. O rápido resfriamento na superfície terrestre gera rochas ígneas extrusivas, que apresentam texturas de granulação fina, ou aparência vítrea.

Onde são encontradas as rochas magmáticas?

As rochas magmáticas formam-se a partir do resfriamento do magma no interior da Terra. Esse tipo de rocha é chamado de magmática intrusiva, pois é formada na parte interna dos vulcões. Pode haver também rochas magmáticas formadas com o resfriamento do magma no exterior da litosfera, na superfície (crosta terrestre).

São exemplos de rochas magmáticas sedimentares e metamórficas respectivamente?

São exemplos, respectivamente, de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas:
  • granito, arenito e calcário.
  • conglomerado, ardósia e gnaisse.
  • diabásio, argilito e xisto.
  • riolito, filito e gabro.
  • E. quartzito, turfa e mármore.

Que tipo de rocha é o granito?

Rocha do tipo magmática composta por quartzo, feldspato e mica. Granito é uma rocha magmática ou ígnea resultado do resfriamento do magma (lava vulcânica) derretido que ocorre em grandes profundidades da crosta terrestre. ... Esse mineral é encontrado em forma de grãos acinzentados no granito, que forma cristais.

O que são rochas magmáticas e metamórficas?

Rochas Magmáticas: formadas pelo magma terrestre. Rochas Sedimentares: formadas por partículas de sedimentos. Rochas Metamórficas: formadas pela transformação de alguns minerais.

Como se formam as rochas magmáticas sedimentares e metamórficas?

As rochas magmáticas foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duas categorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão.

Quais são os três tipos de rochas quanto à origem?

Os três grandes grupos de rochas que compõem a crosta do planeta Terra, quanto à sua natureza, são: o das rochas magmáticas ou ígneas, o das metamórficas e o das sedimentares. As magmáticas ou ígneas formam-se da consolidação do magma.

São exemplos de rochas magmáticas intrusivas?

As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc.

São exemplos de rochas magmáticas vulcânicas?

Basalto, andesito, dacito, riolito, traquito e fonolito são exemplos de rochas vulcânicas.

O que é rocha instrutiva?

Rochas intrusivas ou rochas plutónicas são as designações dadas em geologia e petrologia às rochas ígneas que se formaram pelo arrefecimento lento do magma, em geral a grandes profundidades e em grandes massas.

Qual é a importância da Rocha?

As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.

Qual importância das rochas metamórficas?

Esses tipos de rochas têm muita importância econômica em virtude de sua ampla utilização na construção civil e na fabricação de objetos ornamentais, pois são materiais de revestimento muito duráveis, além de conferirem solidez e nobreza aos produtos.

Qual a importância das rochas sedimentares para a economia?

A importância econômica das rochas sedimentares deve ser destacada levando-se em conta a sua grande utilização principalmente na área da construção civil. Isso sem mencionar que tais rochas são as fontes de petróleo e hidrocarbonetos, de importância capital para a economia atual.

Quais são as principais variedades de rochas metamórficas?

Exemplos de Rochas Metamórficas
  • Ardósia.
  • Anfibolito.
  • Xisto.
  • Mármore.
  • Gnaisse.
  • Quartzito.

Como se formam as rochas metamórficas Cite exemplos?

Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. ... Outra rocha metamórfica é a ardósia, originada da argila e usada em pisos. Pias e pisos também podem ser feitos de gnaisse, uma rocha metamórfica originada geralmente do granito.

Como se formam as rochas metamórficas?

São aquelas formadas a partir de outra rocha (sedimentar, ígnea ou metamórfica) por ação do metamorfismo. ... Um calcário, por exemplo, submetido a um aumento de pressão e temperatura, transforma-se em mármore; um arenito transforma-se em quartzito; um folhelho (rocha sedimentar argilosa) transforma-se em ardósia.

Qual Rocha é formada pela ação?

As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.

Artigo anterior
Qual o melhor remédio natural para reposição hormonal?
Artigo seguinte
O que é complemento em um cadastro?