O que é retratamento endodôntico?

Perguntado por: Guilherme Domingues de Barros  |  Última atualização: 5. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)

Basicamente, o retratamento consiste na realização da remoção do material obturador, na reinstrumentação e reobturação do sistema de canais, com o objetivo de superar as deficiências da terapia endodôntica anterior (LOPES; SIQUEIRA, 2004).

Quando é necessário fazer um retratamento endodôntico?

O retratamento endodôntico pode ser indicado quando:

Situações em que a obturação se apresente inapropriada e seja necessário realizar uma nova restauração do elemento, mesmo que não tenha indícios de insucesso, o retratamento deve ser realizado.

Como é feito o retratamento de canal?

Como o próprio nome indica, o retratamento de canal é quando o canal necessita ser tratado mais uma vez. O procedimento inclui não só a avaliação do canal já feito, como também a reabertura do dente, retirada do material obturador, limpeza, modelagem e colocação de novo material obturador dentro do canal.

O que acontece se não retratar o canal?

A principal consequência é a permanência de infecção. Se ela já existia antes do tratamento, e o tratamento de canal foi deficiente, esta não vai desaparecer, e se não tinha, provavelmente irá aparecer.

Qual o preço de um retratamento de canal?

Em média, o custo de um tratamento de canal pode variar entre R$ 250 a R$ 1.000. Entretanto, vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros procedimentos dentários, como restaurações ou coroas, para completar o tratamento, o que pode aumentar o custo total.

INCRIVEL reconstrução de dente danificado por cárie: Endodontia em 4K

30 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva para fazer um retratamento de canal?

A sessão do tratamento de Canal dura em média 1h30. O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou em sessões múltiplas, dependendo de alguns fatores como anatomia das raízes ou grau de infecção, por exemplo.

Porque tem que fazer retratamento de canal?

O procedimento de tratamento de canal é muito importante na preservação de dentes naturais que foram comprometidos na polpa e raiz, ao invés de extraí-los. Na maioria das vezes, um tratamento já realiza o resultado esperado e diminuição do incômodo, no entanto, em alguns casos, faz-se necessário refazer o tratamento.

É possível fazer tratamento de canal duas vezes no mesmo dente?

Sim, é possível.

Como saber se precisa retratar o canal?

Existem diferentes razões que levam à necessidade de um retratamento de canal. Um dos sinais clássicos é quando o paciente continua relatando sintomas depois do tratamento de canal, como por exemplo dores ou sensibilidade. Mas nem sempre a necessidade de retratamento é uma constatado por sintomas de dor.

Como saber se o canal precisa ser retratado?

O retratamento de canal é necessário quando, através de exames, como raio x e uma análise visual, o dentista responsável identifica o surgimento de cistos, lesões na raiz do dente, infecção dos canais – por estarem sem curativos -, ou percebe uma má resposta imunológica do organismo do paciente.

Qual o dentista que faz retratamento de canal?

A Endodontia é a especialidade que muitas pessoas acabam associando somente ao tratamento de canal. Entretanto, a sua área de tratamento também é capaz de cuidar de diversos outros problemas bucais.

Quando faz canal o dente pode voltar a doer?

o dente pode voltar a doer caso ainda houver bacterias no canal, precisando entao de um retratamento. Porém para avaliar se é esse o seu caso é necessário uma avaliaçao clinica e radiografica. Va ate seu dentista de confianca para que o mesmo possa te diagnosticar e te tratar da forma correta.

É possível um dente com canal doer?

Os principais motivos são: canal recontaminado por bactérias lesivas aos tecidos adjacentes, limpeza incorreta dos canais radiculares secundários, infecções no periodonto — os tecidos de sustentação do dente — ou, até mesmo, falhas devido a dificuldades para execução do procedimento endodôntico da forma desejada.

Quando não é mais possível fazer canal no dente?

Quando o tratamento de canal não é mais uma opção? Nem todos os dentes são candidatos a um canal. Quando existe algum problema que atinge a polpa do dente aí a única estratégia para o tratamento é um implante.

Quanto tempo depois do canal pode colocar o pino?

A colocação do pino e coroa de porcelana pode ser colocada logo após o tratamento endodôntico.

Como fazer um retratamento endodôntico?

Etapas do retratamento endodôntico
  1. Definir o tipo de material obturador;
  2. Como compactar o material obturador;
  3. Limite apical, que pode ser delimitado através da odontometria;
  4. Presença de materiais no canal radicular;
  5. Presença de calcificações, perfurações ou desvios radiculares;
  6. Identificar pinos intrarraciculares.

Tem como refazer um canal mal feito?

Se você passar por um tratamento de canal mal feito, você terá a necessidade de procurar novamente um endodontista para refazer o procedimento. Como explicamos no tópico anterior, para acessar os canais durante o retratamento endodôntico, a restauração anterior será perdida.

Como saber se o canal infiltrou?

Quais os sinais e sintomas diante de uma infiltração no dente? Sensibilidade a alimentos frios, quente ou ácidos é um sintoma comum associado aos dentes com infiltrações cariosas. O mau hálito também pode estar presente nesses quadros de infiltração dentária.

O que deve ser avaliado antes de se indicar um retratamento endodôntico?

As indicações de retratamento normalmente são confirmadas após a detecção de presença de lesões ou cistos, canais sem obturação, obturações com algum espaço sem preenchimento, perfurações, dor, entre outros.

É normal o dente latejar depois do canal?

Caso a pessoa fique com dente latejando após canal, é de extrema necessidade ir ao dentista para que ele avalie a situação, recomende os remédios e cuidados ideais e analise se há alguma restauração mal feita.

O que é melhor extrair o dente ou fazer canal?

Porém, um tratamento de canal tem um custo mais baixo e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca. No caso da extração, o custo é mais elevado que o tratamento de canal porque este procedimento envolve o valor da cirurgia, a colocação do implante e da prótese sobre ele.

É normal canal doer depois de anos?

Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia.

Como saber se o implante atingiu o nervo?

Alguns possíveis sintomas de uma lesão do nervo alveolar são:
  1. Dormência persistente na lateral do implante, incluindo lábio inferior e queixo;
  2. Dor ou desconforto persistente;
  3. Sensação de formigamento, cócegas ou queimação nas gengivas e na pele.

O que acontece quando o canal é mal feito?

“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.

Quando posso processar um dentista?

De acordo com o Código Civil e Código de Defesa do Consumidor, o paciente pode processar o dentista por danos decorrente de tratamentos mal feitos ou indevidos e por danos morais também. Isso inclui o fato do paciente alegar que o tratamento não atingiu o resultado esperado, sentindo-se assim enganado.

Artigo anterior
O que acontece com as partículas do açúcar e da água quando se dissolve açúcar em água?
Artigo seguinte
Qual a autoridade da rainha Elizabeth?