O que é responsabilidade compartilhada e logística reversa?

Perguntado por: Luciana Verónica de Melo  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

Os responsáveis pelo manejo correto dos resíduos tem a responsabilidade compartilhada para que a destinação final seja realizada por meio de um sistema de logística reversa. Esse sistema consiste na captação de bens descartados, para que estes recebam tratamento adequado antes de retornar ao meio ambiente.

O que é a responsabilidade compartilhada?

Entende-se por responsabilidade compartilhada um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, bem como dos consumidores e dos encarregados dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

De quem é a responsabilidade da logística reversa?

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

O cidadão, no papel de consumidor, é responsável por descartar os resíduos nas condições solicitadas e nos locais estabelecidos pelos sistemas de logística reversa.

O que a lei de responsabilidade compartilhada defende?

O que é responsabilidade compartilhada? ... Nesse sentido, a responsabilidade compartilhada tem como objetivo explícito reduzir a geração de resíduos sólidos, do desperdício de material, da poluição, dos danos ao meio ambiente e do estímulo para que os mercados fabriquem, comprem e consumam produtos recicláveis.

Qual é a definição de logística reversa?

A logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.

4ª Aula – Instrumentos: Responsabilidade Compartilhada, Setor Privado e Logística Reversa

15 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal característica da logística reversa?

A Logística Reversa tem como ação que visa Disponibilizar determinados produtos a seus clientes , no menor espaço de tempo Possível. A Logística Reversa Consiste na coleta de embalagens, equipamentos eletronicos e outros produtos pós-uso, visando o descarte ou reutilização em outros segmentos de atividades industrial.

Quais os 3 objetivos da logística reversa?

Dentre os principais benefícios da logística reversa, destacam-se a melhoria na gestão dos resíduos, a transferência da responsabilidade para o setor privado, a redução dos custos com a matéria-prima– ao estimular o retorno das mercadorias às fábricas–, o aumento da eficiência no uso dos recursos naturais pela ...

O que é responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto?

A responsabilidade compartilhada tem como objetivo minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, e também os impactos causados à saúde humana e à qualidade do meio ambiente, decorrente dos processos envolvidos em todo o ciclo de vida dos produtos.

O que diz a lei criada em 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

A Lei nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (“PNRS”). Possui uma abordagem atual e importantes instrumentos a fim de viabilizar os avanços que o país necessita para enfrentar diversos problemas ambientais, sociais e econômicos derivados do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Quais as responsabilidades dos geradores de resíduos?

A responsabilidade do gerador de resíduos domiciliares consiste em separar os resíduos adequadamente e dispor a coleta pública conforme a exigência do órgão gestor, transferindo a responsabilidade ao serviço público de manejo dos resíduos sólidos.

Qual a responsabilidade da logística?

O profissional de logística é responsável por lidar com diversas atividades no setor, desde a produção, passando pelo armazenamento e distribuição dos produtos.

O que é logística reversa e quem são os atores que participam dela?

Logística reversa é o processo de gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida, procurando neutralizar seu impacto ambiental. Geralmente este processo é feito a partir da coleta dos produtos inutilizáveis por parte da empresa que os produziu.

Quais os atores que compartilham a responsabilidade pela sua destinação adequada?

A PNRS determina que a responsabilidade sobre a geração e destinação de resíduos é de todos os atores envolvidos no ciclo de vida do produto. Assim, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares de serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos compartilham essa responsabilidade.

Qual a importância da responsabilidade compartilhada?

A responsabilidade compartilha e logística reversa foram criadas a fim de minimizar o volume de resíduos gerados. Além disso, reduzir os impactos negativos causados à saúde humana e ao meio ambiental quando o descarte não é realizado de forma correta.

Quem são os agentes da responsabilidade compartilhada nos requisitos de segurança em computação em nuvem?

Quando se fala de segurança na nuvem, um dos pontos mais importantes é o Modelo de Responsabilidade Compartilhada. Esse modelo define de maneira clara qual é a responsabilidade na operação da infraestrutura da cada uma das partes envolvidas: provedor, parceiro, cliente e usuário.

Quanto à responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos são responsáveis legalmente Segundo a PNRS os seguintes atores *?

O artigo 30 institui a responsabilidade compartilhada dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores, titulares dos serviços de coleta e gestão de resíduos urbanos e de limpeza urbana por todo o ciclo de vida dos produtos.

O que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que o setor público e privado realize a gestão de resíduos para evitar que esses materiais sejam destinados incorretamente aos lixões.

Quais são as medidas adotadas pela Lei n 12.305 10?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei (Lei nº 12.305/10) que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos. O constante aumento do consumo nas cidades proporciona grande geração de resíduos sólidos urbanos.

O que diz o Plano Nacional de resíduos sólidos?

O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é um documento que identifica o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados e quais as práticas ambientalmente corretas adotadas pelas empresas para a segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final.

De quem é a responsabilidade pelo ciclo de vida dos resíduos?

A responsabilidade pelo gerenciamento de resíduos é dividida entre o poder público e o privado, ou seja, o Governo e cada setor da cadeia produtiva firmam um acordo setorial para implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

Como se aplicam a responsabilidade compartilhada é a logística reversa no cotidiano aponte um agente envolvido em uma dessas ações *?

b) Como se aplicam a responsabilidade compartilhada e a logística reversa no cotidiano? Aponte um agente envolvido em uma dessas ações. A apropriação e exploração dos diferentes elementos da natureza. ... Exemplos: Responsabilidade Compartilhada e Logística Reversa: – Coleta seletiva dos resíduos sólidos.

Como se dá o ciclo da logística reversa?

Etapas da logística reversa
  1. O consumidor devolve o produto ou embalagem ao comerciante/distribuidor.
  2. O comerciante/distribuidor a remete ao fabricante/importador.
  3. O fabricante/importador encaminha para reuso, reciclagem ou descarte adequado.

Quais são os quatro principais objetivos da logística reversa?

Logística reversa consiste em sistemas de coleta, reuso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos. Tem como objetivos proteger o meio ambiente, gerar oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e a redistribuição dos direitos e deveres sobre o gerenciamento de resíduos.

Quais as 4 etapas da logística reversa?

As etapas do processo de logística reversa
  • Incentivo do usuário final. Uma das principais etapas do processo de logística reversa são os incentivos para que o público consumidor saiba descartar corretamente determinado tipo de produto. ...
  • Rotas de entrega. ...
  • Parcerias. ...
  • Política de devolução. ...
  • SAC.

Quais os três principais fatores que influenciam a prática da logística reversa?

(2003), os motivos críticos que influenciam a eficiência do processo de logística reversa são os bons controles de entrada, processos padronizados e mapeados, redução de tempo de resposta de ciclo, sistemas de informação acurados, a medição do desempenho dos fornecedores, rede logística planejada, relações ...

Artigo anterior
O que são expressões de tempo em inglês?
Artigo seguinte
Quais os principais autores do realismo?