O que é requerimento processual?

Perguntado por: Álvaro Igor Gonçalves Santos Reis  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (57 avaliações)

Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.

O que significa requerimento no processo?

Um requerimento, nada mais é do que uma preparação prévia de um processo. Ao finalizar um Requerimento, os dados preenchidos nele são transformados em um processo que, por sua vez, pode ser tramitado entre setores para o devido atendimento da demanda.

O que é e para que serve um requerimento?

Requerimento é um texto de modalidade técnica muito utilizado no cotidiano para fazer um pedido ou uma exigência para algum departamento, órgão ou instituição. O requerimento é um documento muito utilizado no cotidiano, principalmente nas escolas, no trabalho e em repartições públicas.

O que é requerimento na petição inicial?

6 - REQUERIMENTO DE PROVAS

É o momento da petição inicial no qual o autor deve dizer quais meios de prova ele pretende utilizar para demonstrar a verdade dos fatos que narrou (art. 319, VI, CPC).

O que quer dizer juntada de petição de requerimento?

O que é a juntada de petição? Petição trata-se de qualquer peça processual cujo objetivo seja fazer uma requisição, um pedido ao juiz. Enquanto a juntada de petição é, literalmente, o ato de juntar uma petição ao processo, ou seja, juntar um documento que apresenta um pedido formal ao juiz.

DIFERENÇA ENTRE PEDIDOS E REQUERIMENTOS NOVO CPC

18 questões relacionadas encontradas

Quem é o requerente de um processo?

Trata-se de termo genérico, sendo que, tanto o autor quanto o réu, se tornam requerentes quando interpõem pedidos no processo. O requerido, por sua vez, é a parte para a qual o requerimento é destinado. Requerido é também a qualidade de uma solicitação, do pedido feito por meio de um requerimento.

Quais são os tipos de requerimentos?

Há dois tipos: o requerimento simples e o requerimento complexo. Suas principais características são: linguagem denotativa, predomínio da função referencial, uso da norma-padrão da língua portuguesa, imparcialidade, e concisão e clareza na escrita.

Qual é o significado da palavra requerer?

1. Dirigir petição oficial a; solicitar, pedir, reclamar por meio de requerimento. 2. Exigir; determinar; precisar.

Quem pode fazer o requerimento?

Requerimento Administrativo é um pedido formal que você pode fazer à Administração Pública (hospital, escola, etc), a uma instituição (ONG, empresa, escola, hospital, plano de saúde), ou a quem você entenda que pode resolver sua problemática antes do ingresso no Judiciário para você requerer um direito.

Qual o prazo para o juiz analisar uma petição?

Em geral, o tempo de um processo judicial demora cerca de 1 ano, se não houver acordo entre as partes. A espera pode ser ainda maior, de 2 a 3 anos, se o processo precisar ser analisado pelo Tribunal do seu Estado ou envolver perícias.

Quanto tempo leva para um juiz julgar um processo?

Segundo o Relatório, os processos de conhecimento (em que o juiz julga a existência do direito) nas varas estaduais demoram, em média, 2 anos e 5 meses até uma sentença. Já os processos de execução (fase em que, já tendo sido reconhecido o direito, o devedor é obrigado a pagar) costumam demorar 5 anos e 2 meses.

O que é requerimento ao juiz?

Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.

Quando usar requerer?

O verbo “requerer” significa “pedir por meio de requerimento”, “exigir”. Sua conjugação, particular, relaciona-se diretamente ao radical “requere-“. No presente do indicativo, por exemplo: requeiro, requeres, requer, requeremos, requereis, requerem.

Qual a diferença entre solicitar e requerer?

Vale dizer: enquanto a requisição é ordem, o requerimento é um pedido. O primeiro, em princípio, não pode deixar de ser cumprido, já o segundo sim.

Qual a formatação de um requerimento?

O requerimento precisa ser formatado com as seguintes normas:
  • Iniciar o texto no alto da folha a partir da margem esquerda.
  • A fonte precisa ser Arial ou Times New Roman;
  • Iniciar o parágrafo com recuo de 1,5 cm;
  • Os espaçamentos entrelinhas também necessita ter 1,5 cm;
  • Margem superior e esquerda em 3 cm;

O que é um requerimento administrativo?

O Requerimento Administrativo é um documento de formalização do pedido de informações e/ou de adoção de medidas administrativas, endereçada aos órgãos da Administração Pública.

Quem é o requerente e quem é o requerido?

Principais pessoas de um processo judicial

Autor/Requerente do processo: aquele que ajuíza a ação e provoca o juízo. Demonstrará fatos que constituem seu direito. Réu/Requerido: A pessoa oposta ao autor da ação que deverá demonstrar fatos extintivos ou modificativos do direito do autor.

Qual a fonte para requerimento?

corpo do texto, em fonte Times New Roman, tamanho 11 pt, entrelinhas simples, espaçamento de 6 pt ou 0,21 cm após cada parágrafo.

O que é o número do requerimento?

Número do requerimento para seguro-desemprego

Esse é um número de 10 dígitos e está registrado no alto do Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.

Como saber em que fase está o processo?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”.

Como saber a decisão do juiz em um processo?

No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

Quando se encerra um processo judicial?

A conclusão do processo judicial pode ocorrer por meio de uma sentença ou de um acórdão, conforme a instância em que ocorre o julgamento. Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau.

O que acontece depois de uma petição?

O que ocorre depois da juntada de petição? Depois da juntada da petição, os autos são encaminhados para o juiz. O julgador analisa o pedido, podendo deferi-la ou indeferi-la, tanto total ou parcialmente. Assim, após o pronunciamento do juiz, o processo corre normalmente.

Artigo anterior
O que vem depois de triênio?
Artigo seguinte
Quanto vale 1 gema na Nimo TV?