O que é repteis?

Perguntado por: Isabel Margarida Ferreira de Martins  |  Última atualização: 7. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

Os répteis constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. São todos amniotas, característica que lhes permitiu ficarem independentes da água para reprodução, ao contrário dos anfíbios.

O que são os répteis?

Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.

Quais são os répteis?

Os principais representantes do grupo dos Répteis são as tartarugas, os lagartos, as serpentes e os crocodilos. Esses animais vertebrados evoluíram de um ancestral amniota, o mesmo que também deu origem ao grupo dos Mamíferos e das Aves.

Onde os répteis vivem?

Onde vivem os répteis

Os répteis podem ser encontrados em todo o mundo, exceto em áreas muito frias. O maior número e a maior variedade de répteis encontra-se nos países de clima tropical, como o Brasil. Esses animais podem viver na terra, em árvores, em túneis subterrâneos ou na água.

Qual é a classificação dos répteis?

Classificação dos répteis

Os répteis podem ser divididos em quatro linhagens: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).

Répteis para crianças - Animais vertebrados - Ciências para crianças

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os grupos de répteis?

Existem quatro ordens de répteis: Chelonia, Crocodylia, Squamata e Rhynchocephalia.

Qual é o tipo de circulação dos répteis?

Nos répteis, assim como nos anfíbios, a circulação é dupla, passando o sangue duas vezes pelo coração.

Quais são os répteis mais conhecidos?

São exemplos de répteis: tartaruga, jabuti, cágado, cobra, serpente, jacaré, crocodilo, camaleão, iguana e lagarto.

Quais são os alimentos dos répteis?

O tipo de alimentação dos répteis varia conforme a espécie, alguns se alimentam de ovos, peixes, animais, outros de insetos e até mesmo flores, sementes e algas. Portanto, cada espécie possui sua própria característica de alimentação, influenciada diretamente pelo habitat em que vive.

Quais os grupos de répteis atuais características e exemplifique?

Classificação dos répteis
  • Quelônios. São as tartarugas, os jabutis e os cágados. ...
  • Crocodilianos. São os crocodilos e os jacarés. ...
  • Escamados. São os lagartos e as serpentes (estas mais comumente chamadas de cobras). ...
  • Reprodução.

Quais são os répteis e anfíbios?

Herpetologia é um ramo da ciência que estuda os grupos de anfíbios (rãs, sapos, salamandras, tritões e cecílias/cobras-cegas) e répteis (cobras, lagartos, anfisbenídeos, tartarugas, cágados, tartarugas marinhas, crocodilos e os tuataras).

Que tipo de pele Os répteis possuem?

A pele dos répteis é seca, sem glândulas mucosas, e revestida por escamas de origem epidérmica ou por placas ósseas de origem dérmica. Com tais características a pele dos répteis apresenta grande resistência. Seu sistema respiratório é mais complexo se comparado com o dos anfíbios.

Quais são os animais anfíbios?

Os anfíbios são os animais que vulgarmente chamamos de sapos, rãs, pererecas, carrascos, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias. Todos estes fazem parte da Classe Amphibia, que é dividida em três Ordens. À ordem Anura pertencem os sapos, as rãs, as pererecas e os carrascos.

O que são répteis exemplos?

Os répteis pertencem ao filo dos cordados e seus representantes mais conhecidos são lagartos, serpentes, crocodilos, jacarés, tartarugas e jabutis, que formam a classe Reptilia. ... Os animais mais antigos dessa classe são chamados de cotilossauros. Eles assemelhavam-se às tartarugas, mas não tinham carapaça.

O que significa dizer que os répteis são animais ectotérmicos?

Os répteis são animais pecilotérmicos ou ectotérmicos, isto é, sua temperatura varia de acordo com o meio ambiente. Quando faz frio, esquentam-se ao sol ou sobre rochas quentes, e quando faz muito calor, refugiam-se debaixo de vegetação ou em tocas.

Por que as aves são répteis?

A origem das aves dá-se a partir de dinossáurios terópodes (grupo ao qual pertence o Tyrannosaurus rex). Não se pode afirmar que ocorre a transição dos dinossáurios para as aves, nem sequer dos répteis para as aves, pois do ponto de vista filogenético, as aves são dinossáurios e répteis.

Qual o réptil que vive mais tempo?

As tuataras são endêmicas da Nova Zelândia e, em alguns casos, passam dos cem anos de vida, como os jabutis. Esses últimos são répteis terrestres com cascos que, em registro, já atingiram 177 anos de idade.

Como é feita a excreção dos répteis?

Os répteis têm respiração pulmonar. ... Os excretas são filtrados diretamente do sangue pelos rins e como os répteis evitam a qualquer custo a perda de água, eles excretam ácido úrico (excreta pastosa por conter pouca água) pela cloaca.

Como é a visão dos répteis?

Estes animais possuem quatro tipos de cones, as células que diferenciam as cores na visão. Por isso, eles conseguem identificar cores ultravioletas, enxergando um mundo com tonalidades muito mais vivas e vibrantes.

Quais são os répteis do Brasil?

Répteis
  • Aperema (Rhinoclemmys punctularia)
  • Cascavel (Crotalus durissus)
  • Cobra-cipó-verde (Philodryas olfersii)
  • Cobra-do-milho (Pantherophis guttatus)
  • Cotiarinha (Bothrops itapetiningae)
  • Iguana (Iguana iguana)
  • Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria)
  • Jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata)

Quais são os anfibios mais conhecidos?

Os anfíbios mais conhecidos são os sapos, rãs e pererecas: os representantes da Ordem Anura. Eles não possuem cauda na fase adulta. Já os da Ordem Caudata, ou Urodela, representados pelas salamandras, apresentam corpo e cauda longa.

Quantas espécies de répteis são conhecidas?

Os répteis correspondem ao segundo maior grupo de tetrápodes atuais, com 10793 espécies, sendo que a grande maioria das espécies pertence ao grupo dos Squamata (10417 sp.), com quelônios (351 sp.) e crocodilianos (24 sp.) representando uma parcela significativamente menor desta diversidade (Reptile-Database 2019).

Qual o tipo de circulação dos anfíbios?

Em anfíbios, o coração apresenta dois átrios e um ventrículo, assim como em répteis, com exceção dos crocodilianos, onde há um septo interventricular. Em animais homeotérmicos, aves e mamíferos, o coração é completamente dividido em átrios e ventrículos direito e esquerdo, com dupla circulação.

Como são a circulação e excreção dos répteis?

Como nos anfíbios, o coração dos répteis apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo. No entanto, mesmo nos crocodilianos observa-se mistura dos tipos de sangue (venoso e arterial) que passam pelo coração, embora em proporção menor do que nos anfíbios. ...

O que difere os crocodilianos dos demais répteis quanto ao sistema circulatório explique?

A maioria dos répteis possui duas aurículas e um ventrículo incompletamente separados, ocorrendo a mistura de sangue arterial com venoso, exceto os crocodilianos, que possuem uma separação ventricular denominada 'forâmen de Panizza, possuem dois átrios e dois ventrículos.

Artigo anterior
Quantos usuários tem o Instagram no Mundo 2020?
Artigo seguinte
Quais doenças dá direito a passe livre?