O que é reprodução externa?

Perguntado por: Ema Freitas de Azevedo  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (56 avaliações)

A fertilização externa ou fecundação externa é o processo de fecundação através do qual lança os gametas em um ambiente externo. ... Há casos em que a fêmea deposita o óvulo em um local e o macho passa com os gâmetas fecundando-os de forma externa.

O que é a fecundação interna e externa?

A fecundação externa, como nos peixes e sapos, ocorre na água, fora do corpo dos pais. Apesar do meio às vezes adverso, muitos ovos se formam devido à liberação de um grande número de gametas. A fecundação interna acontece no interior do corpo da fêmea, envolvendo uma quantidade menor de gametas.

Que fazem fecundação externa?

A fecundação externa, por sua vez, acontece fora do organismo da fêmea. Os gametas femininos e masculinos se encontram no ambiente externo. Para que esse tipo de fecundação ocorra, é fundamental a presença da água. Essa fecundação é comum em plantas, insetos, anfíbios e alguns peixes.

Como ocorre a reprodução interna?

Na fecundação interna, a união dos gametas acontece dentro do corpo do animal. Durante a cópula o macho usa seus órgãos genitais ou copuladores, para liberar os espermatozoides dentro do corpo da fêmea. Essa forma é mais vantajosa pois independe das condições do meio externo para acontecer.

Como e onde ocorre a fecundação?

Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.

Reprodução SEXUADA e ASSEXUADA - Fecundação INTERNA e EXTERNA

30 questões relacionadas encontradas

Como acontece a fecundação assexuada?

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução em que apenas um indivíduo é parental, e este passa seus genes aos seus descendentes. Ela não envolve o encontro de gametas e, desse modo, não ocorre variabilidade genética, sendo o descendente, caso não haja mutações, cópias genéticas iguais ao indivíduo que o formou.

Quais são os animais que realizam a fecundação externa?

Fecundação externa

A reprodução deste tipo é encontrada em animais ovíparos cujo desenvolvimento embrionário se dá dentro dos ovos. Entre os animais que se reproduzem por meio de fecundação externa, podemos mencionar os anfíbios, peixes, além de moluscos, aracnídeos, insetos, entre outros.

Quem faz fecundação?

Com objetivo reprodutivo, ou seja, dar origem a um novo ser, a fecundação humana, também chamada de fertilização, acontece normalmente na tuba uterina. Nesse sentido, a fecundação do óvulo por um espermatozoide marca o início de uma possível gravidez.

Quais são os três tipos de fecundação?

A fecundação pode ser externa, quando ocorre fora do corpo, no meio ambiente, ou interna, quando, ocorre no corpo do indivíduo que produz os óvulos. Algumas espécies de anfíbios possuem a fecundação externa.

Qual o conceito de fecundação interna?

Fecundação Interna: Ocorre no corpo do indivíduo que produz os óvulos; Fecundação Externa: Ocorre fora do corpo, no meio ambiente.

Qual é o significado de fertilização interna?

Fertilização interna ou fecundação interna é qualquer forma de fertilização em que os gâmetas se encontram dentro do corpo de um animal, seja fêmea como hermafrodita. Nos mamíferos e alguns outros vertebrados envolve copulação, onde o pénis do macho penetra na vagina da fêmea.

Quais os 4 tipos de fecundação?

Esse é o caso dos seres humanos, espécie em que a fecundação ocorre dentro do trato reprodutor feminino.
  • Fecundação externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo, no ambiente. ...
  • Fecundação cruzada: Na fecundação cruzada, os gametas fecundados são originados de indivíduos diferentes. ...
  • Não pare agora...

Quais são as fases da fecundação?

Fases da Fecundação
  • 3.1. Passagem de um espermatozoide através da corona radiata.
  • 3.2. Penetração da zona pelúcida.
  • 3.3. Fusão das membranas plasmáticas do oócito e do espermatozoide.
  • 3.4. Término da segunda divisão meiótica do oócito e formação do pronúcleo feminino.
  • 3.5. Formação do pronúcleo masculino.

Quais são os tipos de reprodução?

São reconhecidos dois tipos de reprodução: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada, que por sua vez se subdividem em outros tipos.

Quanto tempo demora a fecundação após a relação?

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Quanto tempo demora para engravidar após a relação?

Quanto tempo depois de um coito ocorre a fecundação

Depois de um coito, os espermatozóides podem permanecer no aparelho genital da mulher, mantendo a sua capacidade fecundante, até seis dias. Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito.

É possível sentir a fecundação?

Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.

Qual o tipo de fecundação do sapo?

A reprodução dos anfíbios é uma característica que os sujeita a dependência da água, e é uma reprodução sexuada por fecundação externa, podendo haver fecundação interna.

Como ocorre a fecundação externa nos anfíbios?

O acasalamento ocorre na água, com fecundação externa. “O macho abraça o dorso da fêmea, e simultaneamente ocorre a liberação dos gametas e, em consequência, a fecundação. Depois de fecundado, o ovo irá se dividir seguidas vezes até formar o embrião, e finalmente o girino”, afirma Dr.

O que são animais ovíparos vivíparos ovovivíparos?

Sendo assim, podemos categorizar todos os animais como vivíparos (desenvolvimento embrionário no interior do corpo do progenitor), ovíparos (desenvolvimento embrionário externo ao corpo do progenitor, geralmente num ovo) e ovovivíparos (forma intermediária na qual os embriões se desenvolvem em ovos que continuam no ...

Quais são as fases do período embrionário?

A embriologia estuda o processo de formação e desenvolvimento do indivíduo desde o zigoto até o nascimento.
...
Os principais "momentos" pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são:
  • segmentação;
  • mórula;
  • blástula;
  • gástrula;
  • nêurula.

Quais as 3 fases principais da embriologia?

Basicamente em todos os animais o desenvolvimento do embrião abrange três fases principais: segmentação, gastrulação e organogênese.

Quais as etapas do desenvolvimento embrionário humano?

Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.

Qual a diferença entre o desenvolvimento direto e indireto?

O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetos hemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos).

O que é embrião e feto?

Ao final da 8. ª semana após a fecundação (10 semanas de gestação), o embrião é considerado um feto. Durante esse estágio, as estruturas que já se formaram crescem e se desenvolvem.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre sujeito e objeto?
Artigo seguinte
Qual a importância de ter uma ideologia?