O que é remição de bens?

Perguntado por: Ariana Rebeca Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (28 avaliações)

A remição é ato jurídico de resgate de bens da execução, seja pela satisfação do pedido pelo executado, seja pela substituição objetiva deles por dinheiro, pelo credor com garantia real, ou pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, ou ainda pelo cônjuge, ascendentes ou descendentes, no caso de ...

Quem pode fazer a remição de bens?

De acordo com art. 826, o executado pode realizar a remição a qualquer tempo, desde que antes de adjudicados ou alienados os bens penhorados. Observe-se, contudo, que esses atos (adjudicação e alienação) somente se aperfeiçoam com a assinatura do auto pelo juiz.

O que é a remição de execução?

Prevista no artigo 826 do Código de Processo Civil, a remição da execução – o pagamento integral do débito no curso do processo para impedir a alienação de bem penhorado – pode acontecer até a assinatura do auto de arrematação e deve contemplar o montante integral da dívida e seus acessórios, mas não eventuais débitos ...

Quando ocorre o resgate à remição?

A remição é liberatória, quando a intenção do remidor é liberar o imóvel do encargo ou ônus hipotecário. Por ela, a hipoteca se extingue. É remissão extintiva, desde que, pelo resgate desaparece a dívida. O adjeto segue o principal, é a regra.

O que é a remissão da dívida?

Remissão das dívidas é o perdão da dívida concedido pelo credor ao devedor. A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiros.

CARACTERÍSTICAS DO REGIME DE SEPARAÇÃO DE BENS

44 questões relacionadas encontradas

Como se dá a remissão?

A remissão pode ser quanto ao seu objeto: total ou parcial.
  1. Remissão total: ocorre quando se é perdoada completamente a dívida. ...
  2. Remissão parcial: ocorre quando apenas por uma parte da dívida. ...
  3. Remissão expressa: ocorre quando o credor remitente perdoa a dívida de forma escrita, verbal.

Quando uma dívida pode ser perdoada?

A remissão de dívida pode ser de dois tipos: Total: quando a dívida seja perdoada integralmente pelo credor. Parcial: quando apenas parte dela é perdoada, sendo necessário o pagamento do restante pelo devedor.

Qual a diferença de remissão e remição?

REMIÇÃO (verbo remir): perdão oneroso, por meio de algum esforço, como estudo ou trabalho. Ex.: Remição de pena pela leitura alcança mais de 550 presos em Governador Valadares. REMISSÃO (verbo remitir): perdão por compaixão, por misericórdia, sem nenhum ônus.

O que é remição da execução trabalhista?

Na fase de cumprimento da sentença há relativa controvérsia sobre a possibilidade de o devedor remir a execução. O termo “remição” significa a possibilidade de o executado resgatar os bens objeto de constrição judicial que serviram para garantir o juízo executório.

Quando a hipoteca se extingue?

A hipoteca extingue-se pelo pagamento, novação, dação em pagamento, destruição da coisa, prescrição, remissão hipotecária e renúncia do credor.

Qual diferença entre remição da execução adjudicação e remissão da execução?

A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiros. ... A remição da execução consiste na satisfação integral do débito executado no curso do processo e impede a alienação do bem penhorado.

O que é detração e remição de pena?

Conexo a detração encontra-se o instituto da REMIÇÃO da pena. Este último nada mais é que o abatimento de tempo trabalhado, durante o cárcere, no computo da pena. Então pelo trabalho dá-se cumprida parte da pena privativa de liberdade. Não só o trabalho como, também, o estudo.

O que é remição do bem penhorado?

A remição é ato jurídico de resgate de bens da execução, seja pela satisfação do pedido pelo executado, seja pela substituição objetiva deles por dinheiro, pelo credor com garantia real, ou pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, ou ainda pelo cônjuge, ascendentes ou descendentes, no caso de ...

Em que consiste a remição da execução e que prazo poderá ser realizada no processo de execução?

A remição da execução é um instituto previsto no art. 826 do CPC/15, que ocorre quando, no curso da ação, o devedor realiza o pagamento da dívida exequenda, devidamente atualizada e acrescida de juros, custas e honorários advocatícios.

O que é remissão no CPC?

Remissão - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Consiste no ato de remitir, ou seja, de renunciar, liberar ou perdoar algo. É o modo pelo qual se desobriga alguém, sem condição alguma para tanto. No Direito, é causa de extinção de obrigações ou do crédito tributário, por exemplo.

Quais são as formas de expropriação de bens?

A expropriação consiste em:
  • adjudicação;
  • alienação;
  • apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimentos e de outros bens.

O que acontece depois da arrematação?

Consumada a arrematação e não havendo embargos ou outro incidente judicial (ou após o julgamento destes), o arrematante será intimado para receber o bem. Se o bem estiver removido, bastará que o arrematante se dirija ao depósito do leiloeiro e lá receba o bem, assinando termo de recebimento.

Como invalidar a arrematação?

A invalidação da arrematação deve ser pleiteada pela parte interessada por ação autônoma, segundo o que disposto pelo § 4ª, do art. 903, do Código de Processo Civil.

Qual o prazo para interpor embargos à arrematação?

Os embargos à arrematação devem ser opostos no prazo de 05 dias a contar da adjudicação, alienação ou arrematação. Inteligência do art. 746 do CPC.

O que é remição tributária?

A remissão é o perdão do crédito tributário decorrente da obrigação tributária principal, por sua vez, a anistia é perdão concedido ao contribuinte em função de descumprimento de deveres tributários, ou seja, é o perdão da penalidade aplicada em decorrência da infração tributária.

Como funciona o perdão de dívida?

No Direito Civil, o perdão de dívida (também chamado de remissão de dívida) ocorre quando o credor desiste de um valor que teria direito a receber, em benefício do devedor, com a consequente extinção da obrigação, mediante anuência do devedor (aceitação expressa ou tácita) e independentemente do vencimento da obrigação ...

Como conseguir perdão de dívida?

Ou seja, para conseguir o perdão dos débitos em atraso, o proprietário deve regularizar junto ao órgão as dívidas em aberto referente ao ano de 2022. “O benefício será concedido de forma automática aquele que quitar os débitos referentes ao período do próximo ano.

Quais os requisitos da remissão?

Para caracterizar-se como remissão, a relação obrigacional deve respeitar os seguintes requisitos:
  • Ânimo ou vontade do credor para perdoar;
  • Aceitação do perdão pelo devedor, caracterizando, assim, a remissão como de natureza bilateral.

O que é remissão de cartão?

Eles têm uma data de validade (mês e ano) que vem indicadas no próprio cartão e, após esse prazo, ele deixa de ser válido. Assim, cabe ao banco emitir um novo cartão para que o cliente consiga continuar fazendo uso do crédito. Nesses casos, a instituição não pode cobrar taxas do consumidor.

O que é remição do imóvel hipotecado?

A remição da hipoteca é o direito concedido a certas pessoas, de liberar o imóvel onerado, mediante pagamento da quantia devida, independentemente do consentimento do credor.

Artigo anterior
Quem precisa ter o Renasem?
Artigo seguinte
Como se escreve apólice?