O que é relação lógico semântica?

Perguntado por: Marco Nelson Miranda de Ferreira  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

As relações lógico-semanticas, por sua vez, indicam o tipo de relação que acontece no complexo oracional: se expansão ou projeção. Uma oração expande a outra, quando a elabora, estende ou intensifica; uma oração projeta outra, quando se faz necessário o uso de citação ou de relato.

Quais são as relações lógico semânticas?

Charaudeau (1992), em um estudo sobre as relações lógico-semânticas em sua “Gramática do sentido e da expressão”, apresenta-nos cinco categorias em que se dividem essas relações: a conjunção, a disjunção, a restrição, a oposição e a causalidade.

O que é relação lógica?

1.2 As relações lógicas

Por operação lógica, entende-se a operação que liga duas proposições sobre o mundo, de modo que a existência de uma dependa da existência da outra e vice-versa.

Qual a função da semântica?

A semântica é uma área da linguística voltada ao estudo do significado em diversos níveis, analisando inclusive o conteúdo e o contexto. Dessa forma, estuda-se a relação do significado com o significante, que tem a ver com a forma das palavras, seja essa forma a sua grafia, seja o seu som.

O que é classificação semântica?

Semântica Descritiva: denominada de semântica sincrônica, essa classificação indica o estudo da significação das palavras na atualidade. Semântica Histórica: denominada de semântica diacrônica, se encarrega de estudar o significado das palavras em determinado espaço de tempo.

Relação Lógico - Semântica - O que é? Enem (Língua Portuguesa)

25 questões relacionadas encontradas

O que é semântica e exemplos?

O que é Semântica:

O estudo do significado das palavras pode ser dividido em: sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia: Sinonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos: Ex.: cara/rosto, quarto/dormitório, casa/lar/morada.

O que é relação de explicação?

As explicativas ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. Expressam a relação de explicação, razão ou motivo (exemplo: que, porque, porquanto, pois, por isso (anteposta ao verbo), já que, visto que, como).

O que é uma relação lógico discursiva?

Dentre os assuntos que fazem parte de provas de Língua Portuguesa de centenas de concursos todos os anos está o seguinte: "relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações ...

Como estabelecer relações entre partes de um texto?

Estabelecimento de relações entre partes de um texto, identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para a coesão e coerência. As repetições, substituições ou associações são recursos de coesão usados para amarrar a frase seguinte à anterior, visando à escrita coerente e coesa de um texto.

Quais são as conjunções que existem?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

Quanto à relação lógico?

Relação lógica entre duas proposições P e Q, expressa pela fórmula lógica se P então Q (P→Q), em que se P é verdadeira então Q também tem que ser verdadeira, porque a informação contida em Q está também incluída em P. De igual modo, se Q é falsa, P também deve ser falsa para que haja uma relação de implicação.

Quanto à relação lógico-semântica estabelecida no segundo balão mais rápido que a morte do Teori Zavascki é correto afirmar que?

Quanto à relação lógico-semântica estabelecida no segundo balão “Mais rápido que a morte do Teori Zavascki”, é correto afirmar que: ... c)Estabelece uma relação de ordem explicativa, em relação ao 1º balão.

Como podemos relacionar os textos?

De maneira geral, a intertextualidade é a relação entre textos.
...
  1. Pode ser difícil de ser identificada pelo leitor;
  2. Sua relação com o texto-base/original é indireta, logo, pode não ser tão clara;
  3. Não é tão fácil encontrar elementos do texto-fonte;
  4. Exige do leitor um conhecimento prévio sobre o conteúdo.

Quais são as partes de um texto?

As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.

Como estabelecer relação de causa e consequência?

Essa articulação pode se dar por meio das chamadas conjunções lógicas, como o "pois" e o "porque". O efeito de causalidade característico de um texto argumentativo revela a relação entre duas ideias: uma é a causa, outra, a consequência.

O que é conjunção é Advérbio?

advérbios (circunstanciam); interjeições (expressam sensações humanas); conjunções (unem palavras e orações, coordenando ou subordinando-as); preposições (conectam termos).

O que é uma relação de consequência?

Já a consequência, resultado das orações subordinadas adverbiais consecutivas, é o efeito do que é declarado na oração principal. As principais conjunções consecutivas são: que, precedida de de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que, além das estruturas tão que, tanto que, tamanho que.

O que é um conectivo para que serve?

Nessas relações de sentido, os conectivos textuais colaboram para a construção de um texto coeso, tendo como principal função estabelecer uma relação semântica entre os elementos do discurso, fazendo com que eles sejam dependentes ao formar uma espécie de elo que permite o encadeamento lógico das ideias de um texto.

O que é relação de conclusão?

Conjunções coordenativas conclusivas

Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc. Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.

Que é conjunção explicativa?

Conjunções coordenativas explicativas

São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.

Qual a diferença entre conclusão é explicação?

c) Conclusivas (ideia de conclusão): pois, logo, portanto, por isso, por conseguinte, assim, então, etc. d) Explicativas (ideia de explicação): pois, que, porque, porquanto. Conjunções subordinativas: a) Integrantes (oração subordinada substantiva): quem, se, como.

O que é algo semântico?

A semântica é a área da linguística que estuda o significado e a sua relação com o significante. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto; o significante está associado à forma (de palavras ou de sinais, de grafia ou de som).

Quais são as gramáticas?

Há 4 tipos de gramáticas: normativa, descritiva, histórica e comparativa. Ao mesmo tempo, a gramática da língua portuguesa é dividida em fonologia, morfologia e sintaxe.
...
Nessa divisão, há gramáticos que incluem a semântica.
  1. Normativa. A gramática normativa é sinônimo de norma culta. ...
  2. Descritiva. ...
  3. Histórica. ...
  4. Comparativa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como relacionar um assunto a outro?

Intertextualidade
  1. A intertextualidade é um recurso realizado entre textos, ou seja, é a influência e relação que um estabelece sobre o outro. ...
  2. Outras formas de intertextualidade são o pastiche, o sample, a tradução e a bricolagem.

Artigo anterior
Quais são os exames neurológicos?
Artigo seguinte
Qual é a história da religião?