O que é regularização da representação processual?

Perguntado por: Rafael Nuno Antunes de Araújo  |  Última atualização: 22. November 2024
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

A regularidade de representação processual constitui matéria de ordem pública, que pode e deve ser examinada de ofício pelo Magistrado, em todos os graus de jurisdição, conforme preceitua o § 5º do art. 337 do CPC/15 . Sentença que merece ser anulada de ofício, para determinar o regular prosseguimento do feito.

O que acontece se o réu não regularizar a representação processual?

Verificada a irregularidade de representação, passa a ser dever do julgador, mesmo em fase recursal, a designação de prazo razoável para que seja sanado o vício, sob pena de não observância do devido processo legal. Inteligência da Súmula n.º 383 , II, do TST.

O que é irregularidade de representação processual?

Representação processual é irregular se procuração não traz qualificação do outorgante. Procuração sem dados suficientes para identificar a pessoa que concedeu poderes ao advogado da causa pode gerar irregularidade de representação.

O que é defeito de representação processual?

- O defeito de representação é vicio sanável que pode ser corrigido a qualquer tempo e grau de jurisdição, a teor do disposto no artigo 76 do CPC - A legitimidade das partes é condição da ação e consubstancia-se na constatação de que o autor é o possível titular do direito postulado e o réu, a pessoa responsável por ...

O que é uma representação na Justiça?

Representante é a pessoa designada pelo autor, por meio de procuração, com poderes para conciliar, transigir ou desistir do processo. Ele pode dar início ao processo em lugar do autor e também receber intimações, inclusive por meio eletrônico.

Regularização de representação processual na vigência do CPC/15

19 questões relacionadas encontradas

O que significa representar em um processo?

A representação é a manifestação de vontade da vítima em autorizar a instauração do inquérito policial ou de uma ação penal. O não oferecimento da representação dentro do prazo de seis meses acarreta a extinção da punibilidade pela decadência.

Qual a finalidade da representação?

Qual a finalidade da representação? Representação é a técnica jurídica de atuação em nome de outra pessoa. A representação faz com que os efeitos de um ato ou negócio jurídico recaiam não sobre quem o pratica, mas sobre a pessoa em nome de quem é praticado.

Qual o prazo para regularizar a representação processual?

Na hipótese, a parte não atendeu ao despacho que determinou a regularização da representação processual, no prazo de 5 (cinco) dias, circunstância que acarreta o não conhecimento do recurso, nos termos do art. 76, § 2º, inc.

O que é representação no processo civil?

Segundo Abib Neto[iv], entre nós, “a representação é a relação jurídica, pela qual são conferidos poderes por lei ou mandato, a certa pessoa que se obriga, diretamente com um terceiro, por meio de ato que pratica em nome do representado.

O que acontece se o advogado não apresentar procuração?

1- Sem instrumento de mandato, o advogado não será admitido a procurar em juízo. 2- "São reputados inexistentes os atos processuais praticados por advogado sem procuração nos autos, se não suprida a falta depois de regular intimação".

Qual o risco de assinar uma procuração?

A procuração, quando bem redigida e analisada pelas duas partes, traz segurança e clareza na relação firmada. Entretanto, existem perigos impostos em uma procuração que não atenda às expectativas de quem está outorgando poderes ao outro. Situação que pode gerar dores de cabeça irreversíveis.

Quando o réu não se manifesta no processo?

DA REVELIA

Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

Qual é a diferença existente entre a representação processual e a substituição processual?

Ocorre representação quando o representante age em nome do representado, na tutela do direito deste; já na substituição processual o substituto age em nome próprio, na defesa do direito do substituído.

Quando um processo se torna nulo?

Art. 279. É nulo o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir. § 1º Se o processo tiver tramitado sem conhecimento do membro do Ministério Público, o juiz invalidará os atos praticados a partir do momento em que ele deveria ter sido intimado.

O que acontece se a irregularidade de representação não for sanada após a concessão de prazo para a resolução do defeito pelo juiz?

NULIDADE. Verificada a irregularidade na representação da reclamada, deve o juiz de primeiro grau suspender o feito e conceder prazo para a parte sanar o vício e, apenas no caso de inércia, aplicar os efeitos da revelia.

O que acontece quando um processo é nulo?

Segundo o artigo 573, § 1.º, do Código de Processo Penal: “A nulidade de um ato, uma vez declarada, causará a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam consequência”. Todos os atos visam a sentença; os atos processuais são entrelaçados entre si. Assim, se um ato é nulo, os demais que dele dependam também o serão.

Qual o prazo da representação?

Segundo o art. 103 do CP, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação, se não o exerce dentro do prazo de 6 (seis) meses, contados do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do § 3º, do art.

Quem pode ser representante processual?

Entende-se por procurador aquela pessoa a quem se outorga poderes para representação perante terceiros. Entretanto, para representar a parte em qualquer demanda judicial, o procurador deverá ser obrigatoriamente advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB de sua seccional.

Quem oferece representação?

O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.

O que gera à revelia?

Revelia: quando o réu é comunicado oficialmente do processo e não se defende. O artigo 344 do Código de Processo Civil, descreve a revelia como o ato de o réu deixar de se defender, mesmo tendo sido citado, ou oficialmente informado, por ato da justiça, da existência de um processo judicial contra ele.

O que é um vício sanável?

Em outras palavras, vícios sanáveis são meras irregularidades processuais passíveis de correção, como, por exemplo, os relativos à incapacidade processual ou irregularidade da representação (art. 76) e o pagamento insuficiente do preparo ou por ausência de sua comprovação ou recolhimento (§2º do art.

O que é vício de representação?

Termo : “Vício de representação”

Falha na representação de uma das partes em um processo judicial ou em um contrato, decorrente da inexistência, insuficiência ou irregularidade dos poderes conferidos ao representante, que pode levar à invalidade dos atos praticados.

O que é representante judicial?

Em termos genéricos, um representante legal é alguém que representa uma entidade ou uma empresa e é nomeado em seu ato constitutivo, ou seja, no contrato social ou estatuto social. Esse representante legal, por sua vez, pode outorgar poderes para um terceiro atuar em nome da empresa, por meio de uma procuração.

Quais são os tipos de representatividade?

Existem, a grosso modo, dois tipos de representatividade: a objetiva e a subjetiva.

Artigo anterior
Quanto de água para 20kg de argamassa?
Artigo seguinte
Quem foi o melhor jogador da Copa América de 2019?