O que é registro PROSPERO?
Perguntado por: Helena Nogueira de Azevedo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)
PROSPERO é uma base pública de registro de protocolos de revisões sistemáticas criada em 2011, que conta até o mo- mento com mais de 35.000 protocolos registrados.
O que é PROSPERO pesquisa?
A PROSPERO é uma base de registros de RSs, gratuita, mantida pelo Centre of Reviews and Dissemination, da Universidade de York, e financiada pelo National Institute for Health Research (NIHR). Atualmente, há mais de 35.000 registros de RSs em andamento em humanos ou animais que estudam desfechos em saúde.
O que é PROSPERO revisão sistemática?
Prospero é um banco de dados internacional de protocolos de revisão sistemática. Com o mesmo objetivo dos registros de ensaios clínicos. ... Ao submeter um artigo de revisão sistemática, os periódicos científicos tem solicitado o número de registro neste banco.
Onde registrar revisão sistemática?
As formas mais comuns de publicação do protocolo de uma revisão sistemática são as seguintes: Registro da revisão sistemática no PROSPERO: análogo ao ClinicalTrials.gov, o PROSPERO é uma base de registro de revisões sistemáticas. O registro é simples e gratuito.
Como fazer o protocolo da revisão sistemática?
O protocolo deve conter as estratégias metodológicas para execução da revisão sistemática e devem conter ao menos as seguintes informações: a estratégia de busca para identificar artigos de interesse,12 critérios de elegibilidade,4 dados que serão extraídos,4 as variáveis de interesse, análise dos dados e as formas ...
Cadastro de protocolos de revisão sistemática na plataforma próspero
Como fazer uma revisão sistemática passo a passo?
- Elabore a pergunta-chave da pesquisa. ...
- Busque referências na literatura. ...
- Selecione os melhores artigos. ...
- Faça a extração dos dados. ...
- Avalie a qualidade metodológica. ...
- Faça a síntese dos dados. ...
- Avalie a qualidade das evidências. ...
- Redija e publique os resultados.
Quais os tipos de revisão sistemática?
A “revisão sistemática” é um tipo de investigação científica. Essas revisões são consideradas estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura.
O que é um artigo de revisão sistemática?
A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.
Como avaliar uma revisão integrativa?
Para a construção da revisão integrativa é preciso percorrer seis etapas distintas, sendo elas a identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragem ou busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos ...
Para que serve o próspero?
PROSPERO é uma base pública de registro de protocolos de revisões sistemáticas criada em 2011, que conta até o mo- mento com mais de 35.000 protocolos registrados.
O que é um meta estudo?
A metanálise é uma abordagem estatística que combina resultados de estudos relevantes para responder uma questão27. A importância da metanálise consiste primariamente em sintetizar as evidências disponíveis, e apontar áreas onde há necessidade de mais pesquisas3,28.
O que é o protocolo prisma?
O objetivo do PRISMA é ajudar os autores a melhorarem o relato de revisões sistemáticas e meta-análises. O foco foi em ensaios clínicos randomizados, mas o PRISMA também pode ser usado como uma base para relatos de revisões sistemáticas de outros tipos de pesquisa, particularmente avaliações de intervenções.
Qual a diferença entre revisão sistemática e revisão de literatura?
Você sabe a diferença entre elas? Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; Revisão sistemática: É considerado um método de pesquisa, pois considera os dados de pesquisas já realizadas para reunir evidências e chegar a uma conclusão.
Qual a diferença entre revisão sistemática e metanálise?
Embora sejam frequentemente usados como sinônimos, o termo revisão sistemática caracteriza o delineamento de estudo conduzido com abordagem sistemática e descrição objetiva da evidência sumarizada. Já o termo metanálise caracteriza o método estatístico de análise de evidência reunida sistematicamente1.
Qual a importância da revisão sistemática?
A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identi- ficar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudan- ças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa?
Com base em Ercole, Melo e Alcoforado (2014), enquanto a revisão integrativa tem uma busca mais ampla de estudos sobre um tema a revisão sistemática procura responder uma pergunta problema específica dentro de um tema específico. Isso acontece mesmo ambas as pesquisas terem o mesmo método e rigor.
Quais os tipos de métodos de pesquisa?
Quanto aos procedimentos técnicos, as pesquisas são bibliográfica, documental, experimental, ex-post facto, estudo de coorte, levantamento, estudo de campo, estudo de caso, pesquisa-ação e pesquisa participante.
O que é revisão integrativa e como fazer?
A revisão integrativa determina o conhecimento atual sobre uma temática específica, já que é conduzida de modo a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o mesmo assunto, contribuindo, pois, para uma possível repercussão benéfica na qualidade dos cuidados prestados ao paciente( 1.
Como escrever um artigo científico em 72 horas?
Construção do resumo e escolha das palavras-chave. Convém destacar que você não deve ficar preso em escrever o artigo em apenas 72 horas. Pode aumentar o tempo fornecido para cada sessão a fim de que fique mais confortável para você.
Como fazer uma revisão sistemática prisma?
Título com identificação se é revisão sistemática ou metanálise, Abstract que consiga resumir os Objetivos; fontes de dados; critérios de elegibilidade do estudo, participantes e intervenções; métodos de avaliação e síntese de estudos; resultados; limitações; conclusões e implicações das principais descobertas; número ...
Como fazer revisão sistemática e metanálise?
- Formular a pergunta. • Com clareza e precisão. ...
- Elaborar o protocolo. • O protocolo elaborado no início do estudo. ...
- Identificar os estudos primários. • Selecionar os estudos. ...
- Identificar os estudos primários. • Fontes de estudos. ...
- Selecionar os estudos. ...
- Selecionar os estudos.
- Extrair os dados. ...
- Avaliar criticamente os estudos.
Como fazer revisão sistemática PDF?
Os métodos para elaboração de revisões sistemáticas preveem: (1) elaboração da pergunta de pesquisa; (2) busca na literatura; (3) seleção dos artigos; (4) extração dos dados; (5) avaliação da qualidade metodológica; (6) síntese dos dados (metanálise); (7) avaliação da qualidade das evidências; e (8) redação e ...
Como avaliar uma revisão sistemática?
CONTEÚDO: Na avaliação crítica da revisão sistemática, é necessário que o intensivista atente para a estruturação da questão a ser respondida, a estratégia de busca utilizada, os critérios de inclusão e a qualidade metodológica dos estudos incluídos, e como foram extraídos os dados levantados.
Como fazer a metodologia do TCC revisão de literatura?
Para elaborar uma revisão de literatura é recomendável que você adote a metodologia de pesquisa bibliográfica. Pesquisa Bibliográfica é aquela baseada na análise da literatura já publicada em forma de livros, artigos e literatura cinzenta (teses, dissertações, trabalhos apresentados em congressos, relatórios, etc.).
Como Escrever R$ 33000?
O que é a água sólida?