O que é registro de agrotóxicos?

Perguntado por: Flávio Mateus Baptista Henriques Brito  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

O registro de agrotóxicos é uma ferramenta de política industrial porque viabiliza acesso ao mercado, porém o Estado, quando não cumpre os prazos para a realização de seu papel, transforma em oligopólio o que deveria ser classificado como concorrência monopolística, favorecendo a qualidade das boas marcas e a livre ...

Como registrar agrotóxicos?

Este serviço é gratuito para o cidadão. Telefone: (61) 3218-2445, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Este é um serviço do(a) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento .

Quem registra agrotóxicos no Brasil?

Quando usados em florestas e em ambientes hídricos, os agrotóxicos passam a ser chamados pelo projeto de "produtos de controle ambiental" e seu registro caberá ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério do Meio Ambiente.

O que são os agrotóxicos?

Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano (BRASIL, 2002; INCA, 2021).

Qual a lei que regulamenta o registro de agrotóxicos no Brasil?

LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989.

Entenda como funciona o registro de agrotóxicos no Brasil

40 questões relacionadas encontradas

O que diz a lei 7802 89?

A Lei 7.802/89, a lei dos agrotóxicos, regula a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a ...

O que é o projeto de lei 6.299 2002?

O projeto de lei nº 6.299, de 2002, originário do Senado Federal e cujo autor foi o Senador Blairo Maggi, propõe, por meio de alterações na Lei nº 7.802, de 1989, modificar o sistema de registro de agrotóxicos, seus componentes e afins.

Quais os danos que os agrotóxicos podem causar à saúde?

Além do linfoma de Hodgkin, os agrotóxicos também podem causar: problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, manifestações gastrointestinais, alterações no sistema reprodutor masculino e feminino, além de cânceres como no cérebro, mama, esôfago, de pele e sistemas digestivo e de reprodução.

Porque os agrotóxicos são perigosos?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.

Quais os impactos que os agrotóxicos podem causar?

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Como é feito o registro de agrotóxicos no Brasil?

Como é feito o registro de agrotóxico? ... O registro de Agrotóxicos envolve três órgãos principais que são o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Quais os ministérios envolvidos no registro de agrotóxicos?

O Decreto nº 4.074, de 04 de janeiro de 2002, que regulamenta a Lei, estabelece as competências para os três órgãos envolvidos no registro: Anvisa, vinculada ao Ministério da Saúde; Ibama, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente; e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em quais órgãos um agrotóxico poderá ser comercializado quando tiver registro?

Artigo 5º - Os agrotóxicos e afins de uso fitossanitário em área agrícola só poderão ser comercializados, utilizados, armazenados e transportados após obtenção do registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do cadastro na Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Como é feito o registro de um produto fitossanitário?

O requerimento de registro (ANEXO I) deve ser protocolado, em duas vias, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Saúde (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Meio Ambiente (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), sendo uma via retida no órgão e outra para ...

Como vender agrotóxicos?

No Brasil, a venda de agrotóxicos só pode ser feita com receita. É uma exigência legal, estabelecida pela Lei Federal nº 7.802/89, e a receita deve ser expedida por profissionais autorizados, como engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas.

Quais medidas devem ser consideradas antes da aplicação de um agrotóxico?

A calibração é fundamental para a correta aplicação de defensivos agrícolas. Uma vez acoplado o pulverizador e abastecido com água, deve-se verificar o funcionamento da máquina, se não há eventuais vazamentos, e se os componentes estão funcionando a contento.

O que mudou na nova lei dos agrotóxicos?

Na nova versão, a vedação da importação e produção de agrotóxicos restringe-se ao termo generalista de "riscos inaceitáveis". Atualmente, a lei define a proibição para agrotóxicos que revelem características teratogênicas, carcinogênicas, mutagênicas e causem distúrbios hormonais e danos ao aparelho reprodutor.

Qual a função dos defensivos agrícolas?

Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações. São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários.

Como está a tramitação da PL 6299 02?

Atualmente qualquer pedido feito aos órgãos registrantes de pesticidas precisam ser protocolados em papel. O PL 6299/02 vai deixar todo o processo de aprovação de defensivos agrícolas mais ágil e transparente, onde qualquer pessoa poderá acompanhar o andamento de um processo.

O que diz a legislação sobre a utilização de agrotóxicos e sobre o descarte das embalagens de pesticidas?

Conforme o Decreto 4074/02:

Os usuários de agrotóxicos e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias, e respectivas tampas, aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, no prazo de até um ano, contado da data de sua compra.

Qual é o tratamento jurídico dos agrotóxicos?

A Lei nº 7.802/89 exige o registro prévio dos agrotóxicos para sua produção, importação, exportação ou comercialização, de acordo com os requisitos e diretrizes dos órgãos federais responsáveis pelos setores da saúde, do meio ambiente e da agricultura, conforme expresso no art.

Quais são as consequências caso o agricultor seja pego em uma blitz e vejam que ele está usando agrotóxicos proibidos por lei?

- O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros. - O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Quais são os órgãos envolvidos no registro de agrotóxicos e qual é a importância de cada um deles?

No caso dos agrotóxicos, seus componentes e afins utilizados nos ambientes hídricos, nas florestas nativas ou outros ecossistemas, o órgão competente para realizar o registro é o IBAMA, que segue as diretrizes e exigências do MAPA e da ANVISA.

Quais são os órgãos responsáveis pelo registro dos agrotóxicos e o que cada um avalia?

Avaliação dos defensivos pela ANVISA

De forma paralela, as avaliações são conduzidas pelo Ministério da Saúde, por meio da ANVISA. A regulamentação dessa agência é definida pelo Decreto nº 4.074/2002 e, tem como finalidade toda a avaliação toxicológica dos produtos.

De quem é a responsabilidade em relação ao registro de agrotóxicos no país e como é feita a fiscalização?

De quem é a responsabilidade em relação ao registro de agrotóxicos no país e como é feita a fiscalização? No Brasil, o registro de agrotóxicos é feito pelo Ministério da Agricultura, órgão que analisa a eficácia agronômica desses produtos.

Artigo anterior
Qual a importância da estatística na vida pessoal e profissional?
Artigo seguinte
Qual o valor da Rede Record?