O que é referencial curricular do Paraná?

Perguntado por: Benjamim Ângelo de Figueiredo  |  Última atualização: 26. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (10 avaliações)

O que é Referencial Curricular do Paraná em Ação? Documento que complementa o Referencial Curricular do Paraná (RCP) trazendo sugestões de conteúdos essenciais considerando os objetivos de aprendizagem, com o intuito de subsidiar os professores no desenvolvimento de suas aulas.

O que é o referencial curricular?

O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

O que é o referencial curricular do Paraná?

O Referencial Curricular do Paraná em Foco é um desdobramento do Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações, que traz os objetivos de aprendizagem essenciais para cada componente curricular como parte do replanejamento pedagógico necessário, dado o contexto de pandemia do novo coronavírus.

Qual é o objetivo principal do direito à Educação de acordo com o referencial curricular do Paraná de 2018?

A proposta no Estado do Paraná foi a construção, em regime de colaboração entre estado e municípios, de um referencial curricular único, cujo objetivo é estabelecer direitos de aprendizagens a todos os estudantes do estado em uma perspectiva de equidade, ou seja, de garantir as condições necessárias para que essas ...

Qual documento referencial curricular da Educação Infantil?

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil adota a mesma divisão por faixas etárias contemplada nas disposições da LDB. No RCN, a criança é vista como um ser social, psicológico e histórico e seu universo, como ponto de partida para o trabalho .

O QUE É A BNCC?

44 questões relacionadas encontradas

Como fazer a referência do Referencial curricular do Paraná?

É permitida a reprodução total ou parcial desta a obra, desde que seja citada a fonte. Referencial curricular para o ensino médio do Paraná / Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. – Curitiba : SEED/PR., 2021.

Qual é o objetivo do Referencial curricular?

O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

Quais são os princípios do Referencial curricular do Paraná?

Assim, o Referencial Curricular do Paraná propõe o desenvolvimento integral dos estudantes, dando condições de acesso aos conhecimentos historicamente construídos por meio de diferentes linguagens para agir com determinação, respeitando os princípios éticos, democráticos, inclusivos, estéticos e políticos.

Como é dividido o Referencial curricular do Paraná?

Constituída de nove anos, esta etapa é dividida em duas fases: anos iniciais (1º ano ao 5º ano) e anos finais (6º ano ao 9º ano).

Quais são os documentos curriculares do Estado do Paraná?

Documentos Orientadores do Currículo - Anos Iniciais
  • Arte (Versão preliminar)
  • Ciências (Versão preliminar)
  • Educação Física (Versão preliminar)
  • Ensino Religioso (Versão preliminar)
  • Geografia (Versão preliminar)
  • História (Versão preliminar)
  • Língua Portuguesa (Versão preliminar)
  • Matemática (Versão preliminar)

Quando foi criado o referencial curricular do Paraná?

Ensino. Paraná é o primeiro estado a ter currículo unificado à BNCC 26/11/2018 - 13:20. O Paraná é o primeiro Estado do Brasil a aprovar um documento referencial curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Qual é a função do referencial curricular Nacional para a Educação Infantil?

É uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para a Educação Infantil. O Referencial acabou sendo um marco, em termos de reforçar a importância da Educação Infantil.

Qual a diferença entre referencial curricular e diretrizes curriculares?

Os PCN, portanto, assinalam orientações e referências curriculares. Enquanto isso, os DCN focam em metas e objetivos.

Quais são os 5 princípios básicos da Educação Infantil?

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Como citar o Referencial curricular?

Brasília: MEC, 2017. ______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.

Quais são os componentes curriculares obrigatórios?

Os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental serão assim organizados em relação às áreas de conhecimento: I – Linguagens: a) Língua Portuguesa; b) Língua materna, para populações indígenas; c) Língua estrangeira moderna; d) Arte; e) Educação Física; II – Matemática; III – Ciências da Natureza; IV – ...

Quais são os componentes curriculares do 1º ao 5º ano?

Matriz Curricular / Componentes Curriculares
  • Artes Visuais.
  • Ciências.
  • Redação.
  • Educação Física.
  • Formação Humana.
  • Geografia.
  • Língua Inglesa.
  • Língua Portuguesa.

Quantos alunos podem ter em uma sala de aula no Paraná?

série o limite será de 30 alunos por sala; enquanto que no ensino médio o número de estudantes não poderá ser superior a 35. O limite máximo de alunos observa o espaço mínimo de 4,5 metros quadrados ao professor e 1,2 metros quadrados ao aluno.

Como se divide os componentes curriculares?

Os componentes curriculares obrigatórios do ensino fundamental são separados da seguinte forma: Linguagens: Língua Portuguesa e Língua materna, para populações indígenas; Língua estrangeira moderna; Arte; Educação Física; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas: História e Geografia; Ensino Religioso.

O que são competências de acordo com a BNCC?

O que são competências? Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

O que é a educação infantil de acordo com a nova LDB?

208, inciso IV, estipula que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação infantil, em creches e pré-escolas, às crianças de até 5 (cinco) anos de idade. Sobre o tema, a Lei Federal n. 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB), em seu art.

São atribuições e competências do educador?

Saber interpretar, como se comportar, proceder, lidar, quando e como fazer algo, são algumas das consideradas características de competências que um professor deve ter. O diferencial nas competências de um profissional docente está na aprendizagem (individual, grupal e referente ao ambiente em que atua).

Qual é o eixo básico da educação infantil?

Em eixos, que devem ser considerados de forma integrada: movimento, identidade e autonomia, conhecimento de mundo, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza/sociedade e matemática. Amplia o olhar sobre a criança, considerando as interações sociais como condições essenciais para o aprendizado.

O que é um componente curricular exemplos?

Componentes curriculares: são todos os elementos que compõem a integralização curricular. Os componentes curriculares são disciplinas ou atividades realizadas ao longo de um curso, de caráter teórico e/ou prático.

O que é o Crep?

O Crep complementa o já aprovado Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações, trazendo os conteúdos para cada componente curricular em cada ano do Ensino Fundamental.

Artigo anterior
O que fazer para perder o medo de fazer uma cirurgia?
Artigo seguinte
Quanto é a carga de um elétron?