O que é redação oficial para concurso?

Perguntado por: Frederico Luís Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

REDAÇÃO OFICIAL. É todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

Quais os tipos de redação oficial?

Texto narrativo; Texto descritivo; Texto dissertativo (que se divide em expositivo e argumentativo); Texto explicativo (que se ramifica entre os textos injuntivos e prescritivos).

Para que serve a redação oficial?

De acordo com esse manual, Redação Oficial é a maneira pela qual os órgãos públicos redigem atos normativos e comunicações. Desse modo, a finalidade principal é comunicar com impessoalidade e clareza para que a mensagem ali transmitida seja compreendida por todos os cidadãos.

O que mais cai em redação oficial?

Aprenda os Aspectos Gerais da Redação Oficial para Concursos
  • Clareza;
  • Precisão;
  • Objetividade;
  • Concisão;
  • Coesão e Coerência;
  • Impessoalidade;
  • Formalidade e Padronização.

Quais são os princípios de uma redação oficial?

São quatro os princípios que regem a comunicação oficial: impessoalidade, nível de linguagem, formalidade/padronização e concisão. Na impessoalidade, como a comunicação tem que ser feita em nome do Poder Público, o texto não deve conter impressões individuais, tais como o uso da primeira pessoa e a adjetivação.

Aula Grátis: Redação Oficial para Concursos - Tudo que você precisa saber - Prof Patrícia Sobral

20 questões relacionadas encontradas

São atributos para escrita de uma redação oficial?

16), a Redação Oficial deve caracterizar-se pelos seguintes atributos: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma padrão.

São características das comunicações oficiais?

As Comunicações Oficiais

Obedecem a preceitos de objetividade, concisão, clareza, impessoalidade, formalidade, padronização e correção gramatical.

O que é preciso para redigir um documento oficial?

Segundo esses documentos, a linguagem utilizada nos textos oficiais deve cumprir as seguintes características:
  1. Clareza e precisão;
  2. Objetividade;
  3. Concisão;
  4. Coesão e coerência;
  5. Impessoalidade;
  6. Formalidade e padronização;
  7. Uso da norma padrão da língua.

Qual a importância dos documentos oficiais?

Além de oferecer uma maior agilidade na elaboração dos documentos e diminuir a possibilidade de erros, a padronização de documentos oficiais reforça positivamente a identidade da instituição, contribuindo para a formação de sua imagem e reputação junto ao seu público, garantindo maior compreensão da mensagem e ...

O que é comunicação oficial?

A Comunicação Oficial estabeleceu-se como forma de registrar, analisar, avaliar, controlar e dinamizar diferentes processos e procedimentos da Administração Pública, permitindo que diversos segmentos atuem de forma harmoniosa, dando continuidade a planos e projetos e mantendo a memória da organização.

O que é redação oficial e redação técnica?

A redação técnica ou oficial é o nome dado ao conjunto de gêneros textuais que têm função estatal, ou seja, textos que circulam via poder público. Esses textos podem ter função interna, ou seja, atuar dentro das instituições governamentais, ou externa, sendo direcionados à população.

O que são documentos oficiais e não oficiais?

Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.

Quais são os expedientes oficiais?

O padrão ofício

Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

Qual é a importância dos documentos pessoais?

ter acesso aos documentos pessoais são um direito de todo ser humano, visto que é com eles que temos nossa identificação e acesso aos serviços públicos, tal como o Sistema Único de Saúde, o SUS, redes de ensino, bem como a identificação via RG, CPF, etc. ... Por isso é vital a importância dos documentos pessoais.

O que é um documento oficial?

DOCUMENTO OFICIAL – Aquele que, possuindo ou não valor legal, produz efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. DOCUMENTO PÚBLICO – Aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público, no desempenho de suas atividades.

Qual a importância dos documentos para a história?

Os documentos históricos são chaves para o trabalho do historiador; são chamados também de fontes históricas. O historiador as utiliza para compreender e comprovar o que ocorreu em determinado tempo, segundo o recorte de sua pesquisa. Elas são as assertivas que consolidarão o pensamento do historiador.

Como fazer um texto oficial?

Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Outros procedimentos rotineiros também fazem parte da redação de comunicações oficiais, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes etc.

Como escrever local e data em documentos oficiais?

Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.

Quais são as partes de um ofício?

Padrão Ofício
  • 1 – Cabeçalho. ...
  • 2 – Identificação do expediente. ...
  • 3 – Local e data. ...
  • 5 – Assunto. ...
  • 7 – Fechos. ...
  • 8 – Identificação do signatário.

São características da redação oficial exceto?

São características da redação oficial, EXCETO: A. prolixidade. São características da redação oficial, EXCETO: A. prolixidade.

Quais são as características de um ofício?

O que é o ofício?
  • nome, símbolos, ícones, brasões e outros sinais distintivos da pessoa ou organização emitente, geralmente na parte superior do documento;
  • denominação do documento como ofício e número de registro interno;
  • identificação do destinatário; conteúdo da mensagem, ordem ou solicitação;

Que aspectos da comunicação devem ser observados na redação oficial?

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Que aspectos da comunicação devem ser observados na redação oficial? A clareza, objetividade e concisão, para que todo leitor entenda a comunicação.

O que são normas de redação?

objectivo homogeneizar os conteúdos produzidos. Desta forma, torna-se premente o cumprimento destas normas aplicadas aos documentos produzidos, contribuindo para a qualidade da informação e documentação.

O que é um expediente oficial?

Na redação oficial há três tipos de expedientes: ofício, aviso e o memorando, que se diferenciam pela finalidade do que pela forma. ... Desse modo, o aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: I – Tipo e número do expediente. II – Local e data. III – Assunto.

Quais são os tipos de ofício?

Para utilização e elaboração deste documento, os tipos de ofício mais usados no cotidiano são:
  • Ofício de Comunicação;
  • Ofício de Solicitação;
  • Ofício para Requerimento ou Pedido;
  • Ofício de Patrocínio;
  • Ofício Jurídico.

Artigo anterior
Qual é o efeito da força centrífuga?
Artigo seguinte
Como redimensionar imagem SVG?