O que é receita C1 branca?

Perguntado por: Salomé Maria Figueiredo Barros  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

A receita C1 branca é um receituário de controle especial. Afinal, ela é usada para prescrever e dispensar medicamentos que são classificados pela Anvisa como “outras substâncias sujeitas a controle especial em 02 vias”.

Qual a cor da Receita C1?

Receita de Controle Especial - Receita tipo “C” – Cor Branca Para medicamentos relacionados nas listas C1 (Outras Subst. Sujeitas a Controle Especial em 02 vias): A primeira via (farmácia ou drogaria) e segunda via, para o paciente. Validade após prescrição: 30 dias.

Quais são os medicamentos da lista C1?

Dispensação: medicamentos da Lista C1
  • ACEPROMAZINA.
  • ÁCIDO VALPRÓICO.
  • AGOMELATINA.
  • AMANTADINA.
  • AMISSULPRIDA.
  • AMITRIPTILINA.
  • AMOXAPINA.
  • ARIPIPRAZOL.

O que deve conter na receita C1?

O que deve constar na receita C1?
  • Sigla da Unidade da Federação.
  • Data de emissão.
  • Identificação do emitente com nome do profissional e sua respectiva inscrição no conselho regional de classe com a sigla da UF ou nome da Instituição, seu endereço completo e telefone.

O que é receita C2 branca?

Receita Branca tipo C x Receita Simples

Já a receita C1 branca, ou as demais (C2, C3 e C5), é utilizada para medicamentos que exigem prescrição médica, já que estão sujeitos a controle especial da Vigilância Sanitária.

RECEITA BRANCA COM DOIS MEDICAMENTO, C1 E B1. COMO DISPENSAR?

23 questões relacionadas encontradas

O que é receita C1 branca 2 vias?

O que é a receita C1 branca? A receita C1 branca é um receituário de controle especial. Afinal, ela é usada para prescrever e dispensar medicamentos que são classificados pela Anvisa como “outras substâncias sujeitas a controle especial em 02 vias”.

Quais são os medicamentos da lista C2?

Dispensação: medicamentos da Lista C2
  • ACITRETINA.
  • ADAPALENO.
  • BEXAROTENO.
  • ISOTRETINOÍNA.
  • TRETINOÍNA.

Quantas substâncias por receita C1?

- lista "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) ou medicamentos que as contenham, que poderão ser prescritas na quantidade de, no máximo, 3 substâncias diferentes, desta lista, em cada receita (Portaria SVS nº 344 / 1998, art.

Quantos medicamentos podem ser prescritos em uma receita C1?

Art. 57. A prescrição poderá conter em cada receita, no máximo 3 (três) substâncias constantes da lista "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, ou medicamentos que as contenham.

Quais as informações devem conter no receituário?

A receita de que trata este artigo deverá conter a identificação do profissional, o número de registro no respectivo conselho profissional (CRM ou CRO), o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF), o endereço e telefone profissionais, além do nome, do endereço do pa- ciente e do número do Código Internacional de ...

Quais são os medicamentos da lista c4?

  • ABACAVIR.
  • AMPRENAVIR.
  • ATAZANAVIR.
  • DELAVIRDINA.
  • DIDANOSINA (ddI)
  • EFAVIRENZ.
  • ENFUVIRTIDA.
  • ESTAVUDINA (d4T)

Qual lista pertence o tramadol?

Registro ANVISA nº 1134301560011 - CLORIDRATO DE TRAMADOL (PORTARIA 344/98 - LISTA A2)

O que é receita tipo B?

Já os tipos de receita médica que não podem ser dispensadas em outras Unidades Federativas são: Notificações de receita B: B1 (psicotrópicas);

O que é receita B?

As receitas do tipo B (receita azul) são as receitas de controle especial para a prescrição de medicamentos das lista B1 e B2 da portaria 344/98, os mais comumente usados são os benzodiazepínicos e os anorexígenos.

Qual a diferença entre receita azul BE B2?

O que é a receita azul? A conhecida como receita azul é, na realidade, a notificação de receita azul. Ela é utilizada na prescrição dos medicamentos classificados como B (B1 e B2), ou seja, que contenham substâncias psicotrópicas.

Quantos medicamentos por receita?

Art. 57 A prescrição poderá conter em cada receita, no máximo 3 (três) substâncias constantes da lista *C1* (outras substâncias sujeitas a controle especial) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, ou medicamentos que as contenham.

Qual a quantidade máxima de medicamentos controlados por receita?

Pacientes e farmacêuticos devem se atentar, agora, ao limite de 30 dias contados a partir da emissão da receita para retirar os medicamentos controlados. Também mudou o limite de prescrições, que corresponde a 18 unidades (no caso de ampolas) — o equivalente a três meses de tratamento, no máximo.

Quantos medicamentos controlados podem ser prescritos em uma receita?

A quantidade prescrita pode ser de no máximo, 3 (três) substâncias ou 3 (três) medicamentos que contenham substâncias constantes da lista C5; no máximo 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacêuticas a quantidade dispensada deve atender o suficiente para até 60 dias de tratamento, conforme posologia registrada ...

Quantas caixas de Venvanse por receita?

Mas quantas caixas de Ritalina pode-se dispensar? Esta é uma dúvida relativamente comum. Mas, assim como qualquer outro medicamento receitado via receita amarela, só se dispensa a Ritalina para tratamentos de 30 dias por paciente. Ou seja, pode-se dispensar a quantidade de caixas suficientes a 30 dias de tratamento.

O que a farmácia faz com as receitas retidas?

A Anvisa determina que as receitas de antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, a contar da sua data de emissão. Leve as duas vias da receita à farmácia. Uma fica retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente, atestada, como comprovante do atendimento.

Quantas caixas de zolpidem por receita?

Preparações a base de ZOLPIDEM e de ZALEPLONA, em que a quantidade dos princípios ativos ZOLPIDEM e ZALEPLONA respectivamente, não excedam 10 miligramas por unidade posológica, ficam sujeitas a prescrição da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias.

Qual é a receita C2?

A Notificação de Receita é o documento que acompanhado de receita autoriza a dispensação de medicamentos, a base de substâncias constantes das listas “A1” e “A2” (Entorpecentes), “A3”, “B1” e “B2” (Psicotrópicos) “C2” (Retinóicas para uso sistêmico) “C3” (Imunossupressoras).

Quais são os medicamentos imunossupressores?

imunossupressores são usados para modular a resposta imune de três maneiras: imunossupressão, tolerância e imunoestimulação. Quatro classes principais desses fármacos imunossupressores compreendem: glicocorticoides, inibidores da calcineurina, agentes antiproliferativos e antimetabólitos, e os anticorpos.

Qual lista pertence o zolpidem?

O zolpidem, por exemplo, pertence à lista B1 e, como regra geral, deveria ser prescrito através de receita e Notificação de Receita B.

Artigo anterior
Como tratar pele reativa?
Artigo seguinte
Em que mês ocorre o reajuste do salário mínimo?