O que é recall airbag?

Perguntado por: Leonardo Paulo Gaspar de Vicente  |  Última atualização: 15. März 2022
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Quando a indústria detecta algum problema de qualidade no produto que já está à venda no mercado e, se esse problema pode resultar em danos físicos ao consumidor, as boas práticas determinam um recall, um chamamento público para que todos os proprietários compareçam à assistência técnica para realizar o reparo ou troca ...

Quanto tempo demora um recall de airbag?

Se necessárias, será realizada a substituição dos módulos dos airbags do lado do motorista e/ou do passageiro. O tempo estimado para o reparo é de aproximadamente 2 horas.

O que quer dizer recall no documento?

O recall comunica que algum defeito no veículo foi identificado pela montadora e precisa ser reparado. Muitas vezes, esse problema a ser reparado, se não for consertado, pode acarretar acidentes fatais para os ocupantes do veículo. O reparo é totalmente gratuito e garantido por lei.

O que significa recall no veículo?

A palavra recall vem do idioma inglês e significa “chamada de volta” ou, simplesmente, “chamar”. Trata-se de um termo utilizado pelas empresas para indicar que um produto foi lançado com algum defeito de fábrica. Ele pode ser utilizado para diversos tipos de mercadorias, mas é mais conhecido no setor automotivo.

Como resolver um recall?

Como regularizar a situação

Para retirar a notificação de recall e conseguir gerar o CRLV, é preciso entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.

Recall Airbag Honda: sua vida pode estar em risco! | Carro Esporte Clube

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Quanto tempo leva para baixar um recall?

Baixa da notificação

No caso de realizado o recall que estava pendente há mais de 1 ano, os fornecedores terão de informar ao Sistema Renavam o atendimento em até 15 dias após o conserto. A partir daí será dada a 'baixa' no veículo, confirmando a apresentação ao recall.

O que acontece se não fizer o recall?

De acordo com a lei, os motoristas que não compareceram aos recalls no período de um ano não estarão liberados para fazer o licenciamento. A lei entrou em vigor no dia 12 de abril deste ano. Lembrando que o motorista não precisa pagar pelo recall. É só agendar o serviço e levar o veículo na data marcada.

O que é restrição veículo com recall?

Chamadas de recall acontecem para proteger o consumidor de acidentes ocasionados por defeitos nos produtos que já estão no mercado. No caso de veículos, o chamado acontece quando a fábrica detecta algum defeito que precisa ser reparado imediatamente no automóvel após o mesmo já estar no mercado.

Quem paga o recall?

A legislação brasileira determina que a responsabilidade pelo recall seja sempre do fabricante do produto final. Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), isso ocorre porque a marca deste produto “é mais facilmente identificável pelos consumidores”.

Qual o prazo de um recall?

Funcionamento do recall no Brasil

Ele pode ser feito a qualquer momento, quando o condutor possuir tempo para levar o seu veículo. Ainda assim, a prática está prevista no artigo 10 da Lei Federal 8.078/90, dentro do Código de Defesa do Consumidor, garantindo maior segurança a todos.

Quem dá baixa no recall?

Quando o recall for realizado, os fornecedores terão que informar o Sistema Renavam sobre o atendimento em até 15 dias após o conserto. Então, será dada a "baixa" no veículo, indicando que ele compareceu ao chamado.

Como saber se já foi feito recall no veículo?

Você deve realizar o login no Portal de Serviços DENATRAN com Brasil Cidadão, ou Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. Após o login, você deve localizar no canto esquerdo da página o bloco "Consulta" (5º bloco) e ali clicar em "Recall" (2ª opção).

Como fazer recall Chevrolet?

Verifique se o seu veículo está envolvido na Central de Relacionamento Chevrolet através do 0800-702-4200, e-mail recallchevrolet@gm.com ou no site www.chevrolet.com.br/servicos/recalls e use estes canais em caso de dúvidas ou quanto ao agendamento do serviço.

Qual foi o recall que é considerado o maior recall da história e quais marcas de carro estão envolvidos nesse processo?

Em 2013, a indústria automobilística começou a enfrentar o maior recall da história com os airbags da Takata. No total, são mais de 100 milhões de veículos afetados no mundo desde então, e cerca de 15 marcas envolvidas.

Qual a garantia de um recall?

A proteção mínima oferecida pelo CDC é de 90 dias, contabilizados a partir da data de compra. Essa é a garantia legal, ou seja, prevista pela legislação e que toda fabricante e revendedora deve obedecer.

Como funciona o processo de recall?

O Recall é, de acordo com o Ministério da Justiça, a forma pela qual um fornecedor/fabricante vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Quando o processo obrigatório é iniciado, deve haver o recolhimento de produtos, o esclarecimento dos fatos e a apresentação de soluções.

Pode transferir carro com pendência de recall?

Desde 2019, os condutores eram alertados sobre a pendência através de um aviso impresso no Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Agora, porém, a medida é mais rigorosa: além de não ter o CRLV liberado, o veículo não poderá ser transferido.

Quanto tempo para liberar o CRLV Digital?

Clique em “Solicitar documento” e pague a taxa de emissão do CRLV Digital de R$9,90. Após o pagamento da taxa, o documento leva, em média, 2 dias úteis para ficar disponível no app. Também é possível anexar o CRLV de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente.

Quais os carros da Chevrolet que precisa fazer recall?

A própria Chevrolet chegou a convocar recall para troca das bolsas de Agile, Montana, Sonic, Cruze e Tracker fabricados entre 2012 e 2018, totalizando 291.619 veículos.

Onde agendar recall?

0800 702 4200 de Seg-Sexta: 08h às 20h e Sáb: 08h às 14h.

Como ganhar os 500 reais do recall Chevrolet?

Como participar da campanha de recall de Celta e Classic

Vá até uma Concessionária Chevrolet e realize o Recall de Airbags Takata. A Concessionária fará o registro do proprietário do veículo e a solicitação do crédito de R$ 500 de vale-combustível no app Shell Box.

De quem é a responsabilidade do recall?

O objetivo essencial do Recall é proteger e preservar a vida, a saúde, a integridade e a segurança do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais. Qualquer prejuízo físico ou moral em virtude do defeito apresentado no produto/serviço é de inteira responsabilidade do fornecedor.

O que é recall e como ele deve acontecer?

O que é recall

Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções.

Quais são os tipos de recall?

Há duas maneiras de encarar um recall: a primeira, como sinal de falta de cuidado durante o processo de produção, resultando em defeitos que precisam de reparo. A segunda, como ato responsável do fabricante, disposto a sanar falhas às quais um bem industrializado está sujeito.

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