O que é radioatividade e sua utilização no Dia-a-dia?

Perguntado por: Filipa Mia Sá Batista Matias  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos são capazes de emitir radiações. ... As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são: partículas alfa, partículas beta e raios gama.

Como a radioatividade é utilizada no nosso Dia-a-dia?

No entanto, esse fenômeno está sendo usado para ações que fazem parte do nosso cotidiano como nas radiografias esterilização de materiais, na televisão, nos raios solares, na cerveja, nos objetos luminosos e até mesmo na areia da praia.

Quais são as utilizações da radioatividade?

Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc – para detectar trincas, falhas ou corrosões. No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos,…; na conservação de alimentos; na esterilização de seringas descartáveis; etc.

O que é radioatividade exemplos?

Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis. A radioatividade é a capacidade de alguns elementos de emitir energia na forma de partículas ou radiação eletromagnética.

O que é uma pessoa radioativa?

O que é Radioatividade:

Radioatividade (ou radiatividade) é a propriedade de determinados tipos de elementos químicos radioativos emitirem radiações, um fenômeno que acontece de forma natural ou artificial.

O que é a radioatividade? Como ela funciona?

16 questões relacionadas encontradas

O que acontece na radioatividade?

A radioatividade é um fenômeno que ocorre devido a instabilidade de elementos químicos, resultando na emissão de energia por átomos. As consequências da radiação podem ser diversas, como mutações, ou a produção da fluorescência.

Onde a radiação está presente no nosso dia a dia?

A presença da radiação no cotidiano é algo muito comum. Faz-se presente em diversos aparelhos, como o microondas, e na natureza, como nos raios solares. ... A simples exposição ao sol é um tipo de radiação e a região do Campo das Vertentes propicia verões com muita insolação, o que pode ser perigoso.

Onde podemos encontrar a radiação no nosso Dia-a-dia?

Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares).

Onde tem radiação?

5 itens que você provavelmente não sabe que são radioativos
  • 1 – Banana. Pois é, as bananas produzem pequenas quantidades de radiação naturalmente, apesar de mínimas. ...
  • 2 – Castanha-do-pará ...
  • 3 – Granito. ...
  • 4 – Cigarro. ...
  • 5 – Páginas brilhantes de revistas.

Quais os materiais radioativos pertencentes ao nosso dia a dia?

Principais Elementos Radioativos
  • Carbono (C)
  • Césio (Cs)
  • Cobalto (Co)
  • Estrôncio (Sr)
  • Iodo (I)
  • Plutônio (Pu)
  • Polônio (Po)
  • Rádio (Ra)

Como acontece a radioatividade é por quê?

Radioatividade é um fenômeno nuclear que resulta da emissão de energia por átomos, provocada em decorrência de uma desintegração, ou instabilidade, de elementos químicos. Desta forma, um átomo pode se transformar em outro átomo e, quando isso acontece, significa que ele é radioativo. ...

O que é radiação Como funciona?

Ela é a energia que viaja sob a forma de partículas de alta velocidade (radiação de partículas) ou ondas (radiação eletromagnética). A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas.

Como a radiação é produzida?

As radiações apresentam diferentes composições e origens. ... Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. Esse processo pode ocorrer em um meio material ou no espaço (vácuo).

Como a radiação é transmitida?

A radiação emitida ao incidir sobre a superfície de outra matéria pode ser refletida, absorvida ou transmitida. Quando absorvida, a energia é geralmente reemitida, em diferentes comprimentos de onda.

Como é a morte por radiação?

Absorver doses superiores a 30 Gy causa danos neurológicos. Em minutos, pacientes apresentam vômito e diarreia fortes, tontura, dores de cabeça e inconsciência. Convulsões e tremedeira são comuns, bem como ataxia, ou a perda do controle voluntário das funções musculares. A morte em 48 horas é inevitável.

Por que alguns elementos emitem radioatividade?

Os elementos radioativos são aqueles que emitem radiação alfa, beta e gama a partir do núcleo de um átomo instável. Se o elemento químico apresenta número atômico igual ou superior a 84, a tendência é que todos os isótopos que formam esse elemento sejam radioativos, ou seja, instáveis. ...

Por que o urânio é radioativo?

É um elemento radioativo. ... Seu átomo é altamente instável e os 92 prótons do núcleo podem ser desintegrados e formar outros elementos químicos.

Qual é a origem da radioatividade?

Pierre e Marie Curie, em 1898, cunharam a palavra RADIOACTIVITÉ em razão de sua recente descoberta. Ela se forma do Latim RADIUS, “vareta de roda, raio de luz”, mais ACTIVUS, de ACTUS, “algo feito”, de AGERE, “agir, realizar, fazer, colocar em movimento”.

Quais são os elementos radioativos naturais?

Os elementos radioativos naturais são aqueles em que todos os seus isótopos são radioativos e encontrados dessa forma na natureza.
...
Elementos radioativos naturais
  • Polônio (84Po);
  • Radônio (86Rn);
  • Rádio (88Ra);
  • Actínio (89Ac);
  • Tório (90Th);
  • Protactínio (91Pa);
  • Urânio (92U).

Qual é o material mais radioativo do mundo?

O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.

Onde podemos encontrar material radioativo?

O urânio é encontrado, principalmente no Estado de Minas Gerais – no Quadrilátero Ferrífero e em Poços de Caldas – e, também pode ser extraído no Ceará e no Pará – em uma grande reserva recém-descoberta na região da cidade de Santarém. Estima-se que a jazida descoberta em 2008 no Estado do Pará seja a maior do mundo!

Como são encontrados os minerais radioativos?

É encontrado, principalmente, em pegmatitos e em seixos rolados nos cascalhos fluviais. Ocorre associado a torita, zircão, quartzo, feldspatos, ilmenita, cassiterita, allanita, flogopita, diopsídio, espinélio, entre outros.

Quais as partículas emitidas pelo elemento radioativo?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Qual é o objeto mais radioativo que temos em casa?

A castanha-do-pará é simplesmente o alimento mais radioativo dessa lista. Elas possuem cerca de 5.600 pCi/kg de potássio-40 e de 1.000 à 7.000 pCi/kg de rádio-226. Embora o rádio não seja retido pelo corpo por muito tempo, as nozes são aproximadamente 1.000 vezes mais radioativas do que outros alimentos.

Qual o objeto mais tóxico do mundo?

Pé de Elefante x medula nuclear. Estamos diante do objeto mais tóxico do mundo que está no porão da usina nuclear de Chernobil, denominado Pé de Elefante.

Artigo anterior
Qual é o país de origem do futebol?
Artigo seguinte
Porque o alumínio causa acidez no solo?