O que é radiação ultravioleta?

Perguntado por: Victória Pinto  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.9/5 (18 avaliações)

A radiação ultravioleta é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. O nome significa mais alta que violeta, pelo fato de que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto e maior frequência.

O que são os raios ultravioletas?

A radiação ultravioleta (UV) pode ser entendida como toda a radiação eletromagnética com comprimento de onda entre 200 e 400 nanômetros (nm) e de frequência maior que a luz visível.

O que é radiação ultravioleta E o que ela pode causar?

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

Como é gerada a radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta é emitida por superfícies de alta temperatura, como o Sol. Ela também pode ser produzida por lâmpadas fluorescentes especiais.

Qual é o efeito dos raios ultravioletas?

Com o aumento da incidência de raios ultravioletas, os danos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados, causando câncer de pele, catarata e deficiência no sistema imunológico. O efeito da radiação ultravioleta é sentido nos animais e também nas plantas.

O que é radiação ultravioleta?

44 questões relacionadas encontradas

O que os raios ultravioletas causam no ser humano?

Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.

Por que a radiação ultravioleta e perigosa?

Em se tratando de saúde humana, os raios ultravioleta trazem alguns sérios danos. Os raios UVA, embora não causem queimaduras, são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele e danificam as fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce.

Como a radiação é produzida?

Quando um núcleo instável emite partículas, as partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, partículas beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por uma forma de onda eletromagnética muito semelhante aos raios-x : os raios gama.

Como funciona o processo de radiação?

A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.

Como os raios infravermelhos e ultravioletas chegam até a Terra?

A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele. ... Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC. Porém, felizmente, ela não atinge a superfície da terra, pois é filtrada pela camada de ozônio.

Quais são os riscos do ultravioleta?

Sua incidência na pele pode levar a lesões com potencial de evoluir para câncer de pele. Também nos olhos, todo tipo de radiação UV é maléfico para os olhos, podendo causar desde catarata até queimaduras severas da córnea.

Qual a capacidade da luz UV sobre o DNA ou sobre a pele?

A radiação UVA ainda é subdividida em UVA– I (340 a 400 nm) e UVA–II (315 a 340 nm). A radiação UVA–I possui maior capacidade de penetração na pele, com alto potencial para causar danos na estrutura do DNA e induzir ao câncer cutâneo.

O que está relacionado à radiação UVB?

UVA e UVB são dois tipos de raios ultravioleta nocivos à saúde. O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. Os raios UVB penetram superficialmente na pele, causam vermelhidão e a sensação de ardência.

O que são radiações ultravioletas UVA?

Os raios ultravioleta emitidos pelo sol levam as siglas UVA (ultravioleta A), UVB (ultravioleta B) e UVC (ultravioleta C). ... Raios UVB: Raios Ultravioleta B são os responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão no corpo após a exposição ao sol. São mais fortes nas estações mais quentes do ano e aparecem das 9h as 16h.

O que são os raios gama?

A Radiação gama, proveniente dos raios gama (γ), é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. Os raios gama, devido à alta energia que possuem, são capazes de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta.

Quais lâmpadas emitem raios UV?

As lâmpadas fluorescentes emitem uma luminosidade que é compatível com a luz natural diária e, por isso, também incidem raios UVA e UVB.

Quais são as etapas da radiação aguda e o que ocorre nelas?

Clinicamente, esta síndrome se divide em três apresentações: hematopoiéticas, gastrointestinais e neurológica/vascular. Estes sintomas podem ou não ser precedido por pródromo (náuseas, vômitos, anorexia, diarreia, mal-estar generalizado e febre).

Qual o efeito da radiação no corpo humano?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Quais são os processos de propagação?

Existem três processos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação. ... Em termologia, calor está ligado à transferência de energia térmica de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é a energia em trânsito.

O que é e quais são os tipos de radiação?

Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.

Como a radiação pode matar uma pessoa?

Radiografia e radioterapia são ferramentas de diagnóstico e tratamento muito seguras quando feitas em condições adequadas. Porém, em outros cenários, com mais intensidade e maior tempo de exposição, partículas radioativas podem matar células e até causar mutação no DNA.

Quais são os três tipos de radiações?

Radiações Alfa, Beta e Gama.

Porquê a radiação ultravioleta C proveniente do Sol não é preocupante para os seres humanos?

Tem mais depois da publicidade ;) Apenas a radiação UV-B oferece riscos à saúde humana, sendo que a radiação UV-A não é absorvida pela atmosfera, já a UV-C é totalmente absorvida pela atmosfera terrestre e por isso não participa das medidas feitas na superfície da Terra.

Quais são as vantagens e desvantagens da radiação ultravioleta?

Apesar de não causarem queimaduras, os raios ultravioleta do tipo UVA causam sérios danos nas fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce, pois conseguem atingir as camadas mais profundas da pele. Os do tipo UVB causam queimaduras na pele e vermelhidão.

Como os raios UV podem provocar danos estruturais a pele?

Isso porque os raios UVA agem de forma gradual, contínua e discretamente na destruição dos fibroblastos da pele, responsáveis pela produção de colágeno e elastina, deixando-a com aspecto enrugado e com perda de elasticidade. Os danos são permanentes e costumam tornar-se visíveis após os 30 anos.

Artigo anterior
Quanto custa para casar na igreja?
Artigo seguinte
O que é dança classica?