O que é punção venosa periférica?

Perguntado por: Hugo Márcio Leite de Esteves  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

Punção venosa consiste na introdução de uma agulha numa veia para injectar medicamentos ou para extrair sangue. Podem ser utilizadas agulhas rígidas ou flexíveis quando a veia deve permanecer alguns dias acessível para introdução de fármacos.

Qual a finalidade da punção venosa periférica?

Fornecer via de acesso venoso para a administração de sangue e hemoderivados, líquidos, eletrólitos, contrastes, nutrientes e medicamentos; • Coletar sangue.

O que é uma veia periférica?

Circulação periférica: o que é

Circulação periférica é aquela que acontece em partes específicas do corpo como pernas, braços e abdômen. É isso que a diferencia da circulação geral, aquela que percorre todo o corpo humano, incluindo a região da cabeça.

Quais são os riscos da punção venosa?

Segundo López & Cruz (2001) as complicações imediatas que podem ocorrer em decorrência de uma punção venosa são: ruptura da veia, que obrigará a procurar outra, mudando de local e reação alérgica a medicação que está sendo administrada; as complicações tardias dizem respeito à infiltração, que ocorrerá por má ...

Como é realizado uma punção venosa?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

Punção Venosa Periférica- Técnica Passo a Passo

38 questões relacionadas encontradas

Quais são as veias para punção venosa?

Acesso venoso periférico
  • Veia cefálica;
  • Veia basílica;
  • Veias medianas do antebraço e cotovelo;
  • Veias do dorso da mão;
  • Veia safena magna e parva.

Como puncionar veia corretamente?

O ideal é que ele seja posicionado 10 cm acima da veia que será puncionada. Antes de puncionar a região, não dê leves tapas, pois isso pode causar hematomas. O ideal é usar o dedo indicador para procurar a veia. Realizar anti-sepsia com álcool 70%, o local escolhido não deve interferir com a mobilidade.

Qual a complicação mais comum de um acesso venoso periférico?

Complicações do Acesso Venoso Periférico

Entre as mais comuns estão a flebite, extravasamento de fluidos IV, e formação de hematomas. A tromboflebite ocorre em até 15 por cento das pessoas com cateteres venosos periféricos.

Quais as principais complicações e causas que podem surgir em um acesso venoso?

Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.

Quanto tempo o paciente pode ficar com acesso venoso?

O tempo de permanência do cateter variou entre três e 120 horas, com a média de 49 horas. A Enfermagem desenvolve importante papel na prevenção das complicações associadas à manutenção do acesso venoso periférico, devendo avaliar criteriosamente os riscos de flebite.

Qual a diferença entre acesso venoso central e periférico?

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

O que pode causar insuficiência venosa?

Um coágulo de sangue pode causar insuficiência venosa crônica porque o tecido cicatricial do coágulo pode danificar as válvulas nas veias. Como a trombose venosa profunda às vezes também é chamada flebite, a insuficiência venosa crônica pode ser chamada de síndrome pós-flebite.

Qual a melhor veia para coleta de sangue?

Qual a melhor veia para coleta de sangue? A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital. Caso não esteja aparente, o profissional terá de procurar por outra veia, pedindo para o paciente abaixar um pouco o braço e fechar a mão, deixando as veias basílica e cefálica mais aparentes.

Qual a finalidade de um acesso venoso?

O acesso venoso central é definido como colocação de um cateter com a sua extremidade posicionada na veia cava superior ou no átrio direito. Os CVC possuem diversas funções no manejo do paciente em estado crítico, tanto para diagnósticos quanto para tratamentos especializados: Monitorização hemodinâmica.

Qual o conceito de punção?

Punção é o mesmo que picar ou perfurar algo levemente, ação esta utilizada no âmbito médico para a retirada de fluídos e outros líquidos armazenados em determinada parte do corpo, por exemplo.

Quantas punções por profissional?

Limitar no máximo a duas tentativas de punção periférica por profissional e, no máximo, quatro no total. Múltiplas tentativas de punções causam dor, atrasam o início do tratamento, comprometem o vaso, aumentam custos e os riscos de complicações.

Quais as principais complicações relacionadas ao acesso vascular?

Principais complicações relacionadas ao acesso vascular são:
  • Celulite.
  • Tromboflebite.
  • Septicemia.
  • Endocardite.
  • Flebite.

Quais os cuidados de enfermagem com cateter venoso central?

Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.

Quais os 3 tipos de flebite?

Quadro clínico da flebite
  • grau 0 – sem sintomas;
  • grau I – eritema com ou sem dor local;
  • grau II – eritema com dor e/ou edema local;
  • grau III – além dos sinais clínicos do grau II, acrescenta-se a presença de um cordão fibroso palpável ao longo da veia;

Quais são os sinais de extravasamento ou infiltração endovenosa periférica?

Os sinais de infiltração são: Edema, diminuição da perfusão local, e esfriamento da extremidade afetada, alteração da coloração da pele no local (necrose), formação de bolha.

Quem pode manipular o acesso venoso periférico?

Art. 1° No âmbito da equipe de Enfermagem. o acesso venoso, via cateterismo umbilical, é um procedimento privativo do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.

Quais são os tipos de acesso venoso?

Tipos de acesso venoso. Pode ser dividido em duas principais modalidades: acesso venoso central e acesso venoso periférico.

Artigo anterior
Como calcular hora-aula de 50 minutos?
Artigo seguinte
Qual câmbio mais econômico?