O que é pulpotomia na odontologia?
Perguntado por: Vicente Loureiro de Silva | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)
A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .
Como se faz uma pulpotomia?
- Anestesia;
- Isolamento absoluto;
- Remoção da dentina cariada;
- Remoção do teto da camâra pulpar;
- Excisão da polpa coronária com curetas afiadas ou broca esférica lisa. ...
- Lavagem abundante da ferida cirurgica (água destilada, soro fisiológico ou detergente específico);
Quando é indicado pulpotomia?
A principal indicação da pulpotomia em dentes permanentes está relacionada a unidades que apresentam rizogênese incompleta. Nestes casos, o sucesso do procedimento possibilita o crescimento radicular e a formação de dentina e, consequentemente, o reforço das raízes.
Qual a diferença entre pulpotomia e Pulpectomia?
Diferença entre pulpotomia e pulpectomia
Enquanto a pulpotomia envolve a remoção parcial da polpa do dente, a pulpectomia envolve a remoção completa do tecido pulpar de um dente como o primeiro passo no tratamento de canal.
O que é pulpotomia em dente Deciduo?
Introdução: A pulpotomia em dentes decíduos é uma técnica conservadora de terapia pulpar amplamente utilizada em Odontopediatria, sendo de fundamental importância para evitar a perda prematura desses dentes, quer seja por alterações provocadas pela cárie dentária ou traumatismo dentário.
Quando fazer pulpotomia em dentes decíduos?
- lesão de cárie extensa.
- exposição pulpar (trauma, por exemplo)
- dente livre de pulpite radicular.
- ausência de dor espontânea persistente.
- hemorragia no local da amputação (vermelho vivo)
- presença de pelo menos 2/3 do comprimento radicular.
- ausência de abscesso, fístula, mobilidade, reabsorção interna.
Como tratar fístula em dente Deciduo?
Existem vários níveis de complexidade da fístula, as mais graves são tratadas cirurgicamente, enquanto as mais simples são tratadas com medicamentos e tratamento do canal ou a remoção do dente. Vale esclarecer que a fístula é uma forma de defesa do organismo, que está lutando contra uma infecção.
O que é a Pulpectomia?
A pulpectomia é semelhante a um tratamento de canal e, na verdade, costuma fazer parte das etapas desse tratamento. Depois que o dentista ou endodontista remove a polpa danificada, a área interna do dente é desinfetada e, em seguida, preenchida com um material inerte.
O que é uma pulpite?
A pulpite consiste em uma inflamação dolorosa da polpa dentária, a parte mais interna do dente que contém os nervos e vasos sanguíneos, situada no interior do dente.
O que é Apicigenese?
A apicigênese é a complementação radicular fisiológica em dentes que apresentam tecido pulpar ainda com vitalidade, pelo menos na porção apical do canal radicular. Palavras-chave: Rizogênese incompleta, tratamento endodôntico, endodontia.
Qual o valor de um retratamento de canal?
“Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.
Como é o tratamento de canal?
O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.
Como é feito o capeamento no dente?
Nesse procedimento, ocorre a remoção do tecido cariado, mantendo uma fina camada de dentina para evitar a exposição pulpar. Em seguida, o material é colocado visando a proteção da polpa dentária. Mais uma vez, o material utilizado com mais frequência é o hidróxido de cálcio.
Como é feito o tratamento expectante?
A técnica para realização do tratamento expectante compreende uma primeira escavação que objetiva retirar a biomassa cariogênica da cavidade com a remoção superficial da dentina cariada infectada da parte central da lesão e completa remoção da parte periférica. Em seguida, a cavidade é selada provisoriamente.
O que é terapia pulpar?
A terapia pulpar conservadora nos dentes decíduos visa manter a integridade, a vitalidade e a saúde dos dentes e estruturas de suporte, reduzir a necessidade de tratamento endodôntico e mantê-los até o período de esfoliação.
Como identificar pulpite?
Sintomas de pulpite
O principal sintoma de pulpite é a dor no dente em que está havendo a inflamação e que pode ser mais frequente quando a pessoa mastiga ou come alimentos muito quentes ou muito frios. Em alguns casos, a pessoa pode também sentir dor na região próxima ao local da inflamação e inchaço.
Qual remédio é bom para pulpite?
Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.
Quais os sintomas de bactéria no dente?
- Dor latejante no dente, maxilares ou pescoço.
- Inchaço na bochecha.
- Sensibilidade ao contato com frio ou calor.
- Sensibilidade causada por pressão.
- Febre.
- Inchaço dos linfonodos no pescoço.
O que é Proteção pulpar direta?
A proteção pulpar direta é um tratamento conservador que visa à manutenção da vitalidade pulpar e possibilita a permanência do elemento dental na arcada. Um material recentemente utilizado é o Agregado Trióxido Mineral, devido às suas propriedades favoráveis, como atividade antimicrobiana e alta biocompatibilidade.
O que é bom para fístula?
Ibuprofeno, um anti-inflamatório não esteroide, é o remédio para dor mais utilizado para tratar a dor da fístula. Fístulas anorretais são frequentemente acompanhadas de dor constante e latejante, que pode piorar muito quando você está sentado.
O que fazer em caso de fístula?
- Faz um corte sobre a fístula para expor todo o túnel entre o intestino e a pele;
- Remove o tecido lesionado do interior da fístula;
- Coloca um fio especial dentro da fístula para promover a sua cicatrização;
- Dá pontos no local para fechar a ferida.
O que fazer quando o dente de leite estragado?
O tratamento nos dentes de leite
Os tratamentos realizados em dentes decíduos com cáries vão depender de cada situação especifica e ser avaliada pelo especialista, podendo ser restaurações com materiais próprios para esses dentes, tratamentos endodônticos (de canal) com remoção do nervo do dente ou extração do dente.
São contraindicações a realização da pulpotomia em dentes decíduos?
Já as contraindicações desse procedimento são: Dentes que não têm remanescente dental suficiente para ser restaurado ou reabilitado; Dentes que estão no final do ciclo biológico e têm mais de 2/3 de reabsorção fisiológica; Dentes com suporte ósseo comprometido e com rompimento de cripta óssea do sucessor permanente.
Qual destes medicamentos utilizados para pulpotomia pode ser considerado o menos biocompatível?
Os autores concluíram que, ambos não possuem caráter totalmente biocompatível e que a pulpotomia com glutaraldeído parece ser superior à com formocresol, pois apresenta menor índice de reações pulpares indesejáveis, quando usado tamponado a 2% por um tempo menor ou igual a 5 minutos.
Qual a importância de se preservar os elementos dentários decíduos até sua esfoliação?
A perda precoce de dentes decíduos pode provocar nas crianças distúrbios de fonação, redução da capacidade mastigatória, problemas de ordem psicológica e instalação de hábitos bucais viciosos, favorecendo a instalação de más oclusões.
Quem não enxerga de longe e miopia?
Quantos psicólogos por leito hospitalar?