O que é puerpério e como ele se divide?

Perguntado por: Valentim Vicente Guerreiro de Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

O puerpério se divide em três etapas: Puerpério imediato: do 1º ao 10º dia do pós-parto; Puerpério tardio: do 11º ao 42º dia do pós-parto; Puerpério remoto: a partir do 43º dia do pós-parto.

O que é puerpério e quais suas etapas?

Como já dissemos, na literatura médica o puerpério é o período do pós-parto em que as alterações no corpo da mulher – provocadas pela gestação e parto – voltam às condições que eram antes da gravidez. Sendo assim, o puerpério se divide em 3 fases principais: Imediato (1º ao 10º dia); Tardio (11º ao 42º dia);

Qual a classificação do puerpério?

Zugaib et al classificam o puerpério em: puerpério imediato, que dura até a segunda hora do pós-parto; puerpério mediato, que dura desde a terceira hora até o fim do décimo dia pós-parto; e o puerpério tardio, que vai do 11º dia até o retorno das menstruações, ou 6-8 semanas nas lactantes.

Qual é o conceito de puerpério?

O puerpério, também chamado de sobreparto ou pós-parto, é período cronologicamente variável durante o qual se desenvolvem todas as modificações involutivas das alterações causadas pela gravidez e o parto.

O que é puerpério OMS?

Sabe-se que o puerpério é um período singular, relacionado com mudanças anatomofisiológicas e questões psicossociais do momento: maternidade, sexualidade, autoestima, reorganização da vida pessoal e familiar.

O que é puerpério?

22 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do puerpério?

O Puerpério, também conhecido popularmente como “quarentena”, é o período de 6 a 8 semanas pós-parto, durante o qual o corpo da mulher passa por profundas modificações físicas e emocionais para retornar ao estado pré-gravidez.

Quais são as 4 fases do trabalho de parto?

As fases do trabalho de parto
  • Primeira etapa: o início do trabalho de parto.
  • Segunda etapa: a abertura do colo do útero.
  • Terceira etapa: o parto.
  • Quarta etapa: a expulsão da placenta.

Quais são as fases do ciclo gravídico puerperal?

Conheça as três fases que caracterizam esse período.
  • Puerpério imediato (1º ao 10º dia)
  • Puerpério tardio (10º ao 45º dia)
  • Puerpério remoto (a partir do 45º dia)

O que é Pré-natal e puerpério?

A ATENÇÃO PRÉ-NATAL E PUERPERAL

O principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal.

O que pode acontecer no puerpério?

Durante o puerpério a mulher passa por muitas alterações hormonais, físicas e emocionais. Neste período é normal o aparecimento de um tipo de "menstruação", que é na verdade um sangramento normal causado pelo parto, chamado de lóquios, que se inicia de forma abundante, mas que vai diminuindo pouco a pouco.

Quantos dias é considerado puérpera?

Puérperas são as mulheres que estão passando pelo puerpério, período pós-parto que se inicia logo após a saída da placenta —fato que ocorre quando a mulher dá à luz— e dura de 40 a 45 dias.

Quando inicia o puerpério?

Puerpério é o período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições normais (pré-gestação). Assim, ele se inicia com a saída da placenta e termina com a primeira ovulação, que será seguida de menstruação.

O que é processo gravídico?

A ação de alimentos gravídicos é movida pela gestante face o suposto pai do nascituro. Para ser aceito o pedido basta que ocorram fortes indícios da paternidade, não precisando existir casamento, união estável ou sequer um relacionamento duradouro entre as partes.

O que significa período gravídico?

Significado de Gravídico

adjetivo Que acontece durante uma gravidez; próprio do período em que uma mulher está grávida: procedimentos gravídicos; incidentes gravídicos.

O que é Greenberg?

O período de Greenberg compreende o puerpério imediato, mas o puerpério vai até um prazo de aproximadamente 42 dias após o parto. Popularmente, fala-se que a mulher depois que tem o bebê está de “resV guardo”.

O que é a fase latente?

A fase latente tem duração indeterminada, que varia de dias a horas, de acordo com cada mulher. A mesma pode ser entendida como o momento do parto, sem corresponder de fato a esse período.

Como fica o emocional no puerpério?

No pós-parto é caracterizado por uma labilidade emocional: instabilidade emocional, tristeza, euforia, irritabilidade, choro fácil, senso exagerado de empatia, sensação de estranheza, são alguns dos sintomas.

Qual é o valor a ser pago por alimentos Gravidicos?

Esse valor é relativo, de 5% a 30% ou 1/3 dos rendimentos de quem está sendo obrigado a pagar. Mas, vale ressaltar que não há nenhuma obrigatoriedade, nem um padrão, podendo essas porcentagens serem alteradas em cada caso visto as necessidades da gestante e das despesas com a gravidez.

Quanto tempo demora uma ação de alimentos Gravidicos?

Inicialmente, cumpre esclarecer que o prazo de resposta para ação de pensão alimentícia para mulher grávida é de 5 dias. Por essa razão é necessário que o futuro pai procure imediatamente um advogado especializado sobre o tema para que possa apresentar a defesa dentro do prazo legal.

Como funciona Os alimentos Gravidicos?

Alimentos Gravídicos – Resumindo…

Funcionam como uma espécie de pensão alimentícia antes do nascimento do filho. Caso o pai da criança não queira ajudar em nada financeiramente, basta a gestante ingressar em juízo, solicitando o pagamento dos alimentos gravídicos. Para isso, não são necessárias provas robustas.

O que a Puerpera não pode fazer?

Parto normal - Exercícios pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias, porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação. Caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas após o primeiro mês. Esse tempo é variável e depende do condicionamento físico da mulher antes de engravidar.

O que não fazer no puerpério?

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

O que não se deve fazer no resguardo?

– Evite ao máximo levantar ou carregar peso. Este lembrete vai principalmente se você, como eu, já tem um filho mais velho quando o novo chegou. – Dirigir: é preciso esperar 30 dias para voltar a dirigir, pois é possível que prejudique a cicatriz da cesárea ou do períneo em caso de laceração ou episiotomia.

Como namorar no resguardo?

Aliás, o ideal é que o casal não deixe de namorar, trocar carinhos, beijos, abraços e até praticar sexo oral durante a "quarentena". Aproveitem para se unir mais e, com amor e dedicação, renovarem a relação, na cama e fora dela.

Pode agachar no resguardo?

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Artigo anterior
Qual a diferença de Defensoria Pública e Ministério Público?
Artigo seguinte
Quantas vezes ao dia posso tomar vitamina C efervescente?