O que é prurigo nodular?

Perguntado por: Mia Neuza Guerreiro Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)

O prurigo nodular, também conhecido por prurigo nodular de Hyde, é uma alteração de pele rara e crônica caracterizada pelo aparecimento de nódulos na pele que coçam bastante e que podem deixar manchas e cicatrizes na pele.

O que causa o prurigo nodular?

Ainda não se sabe ao certo a causa do prurigo nodular, podendo estar associado a diversas condições, como pele seca, doenças da tireóide, doenças sanguíneas, dermatite atópica entre outras. Os distúrbios psicológicos e o estresse emocional estão presentes na grande maioria dos casos.

O que é dermatite nodular?

A dermatite nodular contagiosa é uma doença causada por poxvírus com morbidade significante em bovinos. Embora a mortalidade seja baixa, as perdas econômicas resultam da perda de condição corporal, diminuição na produção de leite, abortos, infertilidade e danos ao couro.

O que significa prurigo?

Prurido designa coceira que pode surgir em diferentes pontos da pele. De modo geral, o prurido é um sintoma que pode indicar outras doenças, depende da sensibilidade individual e pode causar grande desconforto, e alguns pacientes chegam a se machucar ao tentar coçar para aliviar a coceira.

O que é pápulas na pele?

Pápulas são lesões sólidas que aparecem na pele com menos de 1 centímetro. As bordas das pápulas são geralmente bem definidas. Aparentes ou nem tanto, podem assumir a cor normal da pele ou apresentar uma variação para marrom ou mais arroxeada, por exemplo.

OLHO CLÍNICO - PRURIDO (13/04/15)

27 questões relacionadas encontradas

O que causa a pápula?

As pápulas são provocadas pela acumulação de vários tipos de elementos nas camadas superficiais da pele, podendo tratar-se, por exemplo, de células defensivas, como acontece em alguns processos inflamatórios, de células da própria epiderme, como no caso das pápulas, ou até de lípidos, no caso dos denominados xantomas.

Como curar pápula?

Na maioria dos casos a pápula pode ser tratada em casa. Para isso é importante evitar materiais que irritem a pele, não esfregar a região na hora de lavá-la e usar sempre água morna, e não quente. O sabonete também deve ser suave para não agredir a pele e nunca passar maquiagens, cremes ou loções na área afetada.

Quais doenças causam prurido?

Algumas doenças sistêmicas que podem causar coceira no corpo, são:
  • Infecções virais, como Dengue, Zika ou catapora;
  • Doenças do fígado ou das vias biliares, como Hepatite B e C, cirrose biliar primária, câncer de ductos biliares, cirrose alcoólica e hepatite autoimune, por exemplo;

O que que é prurido vaginal?

O prurido (coceira) genital pode envolver a vagina ou a região genital (vulva), que contém os órgãos genitais externos. O prurido é uma sensação desagradável que aparentemente exige o ato de coçar para aliviá-la.

Como tratar prurido na pele?

Cuidados
  1. Evite coçar ou esfregar as áreas que estiverem coçando. ...
  2. Use roupas de cama leves e evite tecidos ásperos, especialmente lã
  3. Tome banhos com água morna, utilizando pouco sabonete ou sabonete neutro.
  4. Aplique compressas frias na área com prurido.
  5. Evite a exposição prolongada ao calor excessivo ou à umidade.

Qual o melhor tratamento para prurigo nodular?

Como é feito o tratamento

Geralmente, os remédios tópicos aplicados são pomadas contendo corticoides ou capsaicina, um analgésico tópico que anestesia a região e alivia os sintomas de coceira e desconforto.

Que remédio usar para líquen simples crônico?

Tratamento de líquen simples crônico

Produtos de fita cirúrgica comercial saturada com um corticosteroide ajudam a aliviar a coceira e a inflamação e protegem a pele do ato de coçar. Em pequenas áreas, o médico pode injetar corticosteroides de efeito prolongado sob a pele para controlar a coceira.

O que é líquen simples crônico e prurigo?

O líquen simples crônico é caracterizado por placas pruriginosas, secas, descamativas, hiperpigmentadas, liquenificadas de tamanhos irregulares, em formas ovais ou angulares. Acomete as regiões mais fáceis de atingir, como pernas, braços, pescoço, tronco superior e região anal.

O que é prurigo gestacional?

Prurigo Gestacional (PG)

O PG é a dermatose específica de início mais precoce, entre a 25ª e 30ª semana gestacional. Ocorre em 1 a cada 300 gestações e a causa é desconhecida. Caracteriza-se por múltiplas pápulas escoriadas no abdome e nas faces extensoras dos membros.

Como tratar prurigo Estrófulo?

O tratamento mais eficaz para o prurigo estrófulo é evitar as picadas, deste modo, a orientação de medidas ambientais é muito importante: Manter as unhas cortadas para evitar lesões traumáticas em decorrência do prurido intenso.

O que é prurigo de Besnier?

O prurigo de Besnier é doença multiforme, sem lesão elementar única. Os pacientes têm como primeiro sintoma o prurido, no conceito então denominado "diátese do prurido". Os sintomas surgiriam na infância, determinando o surgimento de lesões polimórficas.

O que pode causar prurido vaginal?

A maior parte das causas de coceira vaginal costuma estar relacionada à inflamação da região genital, seja ela causada por infecção ginecológica (vaginite), alergia ou irritação por produtos químicos, tais como sabonetes ou produtos de higiene íntima.

O que é Disidrose ver fotos?

A disidrose, também chamada de eczema disidrótico, é uma doença dermatológica caracterizada por lesões em forma de pequenas bolhas com líquido no interior (vesículas), que coçam bastante e costumam se localizar nas mãos e nas plantas dos pés.

O que causa prurido no corpo?

Popularmente conhecido como coceira ou comichão, o prurido pode ter diversas causas, como pele ressecada, picada de insetos, dermatoses, ou até mesmo ser o sintoma de doenças como cirrose, alguns tipos de câncer, doença renal crônica etc.

Como saber se o fígado está ruim?

Sinais de que você pode estar com o fígado inflamado Doenças...
  1. Febre.
  2. Dor de cabeça.
  3. Perda de peso.
  4. Enjoo.
  5. Vômitos.
  6. Dor abdominal.
  7. Pele e olhos amarelados.
  8. Urina escura (cor de Coca-cola)

Como remover pápulas peroladas?

Opções de tratamento para as Pápulas Peroladas
  1. Cirurgia para remoção: após a aplicação de anestesia local, o médico faz uma pequena cirurgia para remover as glândulas visíveis. A técnica não exige internação;
  2. Cauterização: também feito com anestesia local, consiste em queimar as glândulas visíveis e removê-las do pênis.

Qual a diferença entre pápulas e pústulas?

Pápulas: pequenas lesões sólidas elevadas, arredondadas, endurecidas e avermelhadas. Pústulas: são as pápulas que contém pus, as famosas “espinhas”.

O que é rosácea Papulopustulosa?

→ Rosácea papulopustulosa

Nesse tipo de rosácea, é observado o surgimento de pápulas e/ou pústulas, lesões na pele que lembram acne. As pápulas são lesões sólidas e elevadas, as quais se diferenciam das pústulas pelo fato de que estas apresentam pus.

O que provoca xantelasma?

O xantelasma é uma condição que afeta as pálpebras, e é caracterizada pelo surgimento de uma bolsinha de gordura e colesterol, que pode surgir também na região da bolsa dos olhos. O xantelasma pode ser ocasionado por conta de níveis elevados de colesterol e não é contagioso.

O que é acne pápula?

3. Acne pápulo-pustulosa grave, acne nodular moderada. Inflamação significativa da pele, com múltiplas pápulas e pústulas (“borbulhas com ou sem pus”). Podem surgir cicatrizes, sobretudo se as borbulhas forem espremidas.

Artigo anterior
Qual a relação entre Marie Curie e a radioterapia?
Artigo seguinte
Como escrever o começo de uma história?