O que é protocolo de IAM?

Perguntado por: Kelly Érica de Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (5 avaliações)

O Protocolo Gerenciado de IAM foi lançado em 1º de março de 2005 com o objetivo de agilizar o atendimento dos pacientes e garantir que eles recebam o tratamento recomendado pelas diretrizes, a fim de reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes do infarto.

Qual Protocolo do IAM?

Temos basicamente 3 opções no protocolo IAM: enoxaparina, heparina não-fracionada e fondaparinux. Na prática, a principal medicação é a enoxaparina, uma vez que,na vida real, dificilmente temos acesso ao fondaparinux.

Quais as etapas do Protocolo de dor torácica IAM?

Protocolo de Dor Torácica
  • MIBI de repouso (cintilografia de perfusão do miocárdio em repouso)
  • Testes sob estresse (teste ergométrico, cintilografia de estresse ou ecocardiograma de estresse)
  • Angiotomografia de coronárias.

O que é IAM e cuidados de enfermagem?

Este estudo aborda sobre Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que se caracteriza como uma doença que acomete paciente de forma bastante prejudicial, e a necessidade da assistência do enfermeiro voltada para uma visão holística deve ser exercida constantemente a esses pacientes.

Quais medicações são utilizadas utilizadas no IAM?

IV -DROGAS COADJUVANTES NO TRATAMENTO DO IAM:
  • Aspirina e outros antiagregantes plaquetários: ...
  • Oxigênio: ...
  • Analgesia e Sedação. ...
  • Nitratos. ...
  • Betabloqueadores. ...
  • Bloqueadores dos canais de cálcio. ...
  • Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (IECA) ...
  • Anticoagulantes.

Protocolo de IAM na Prática

32 questões relacionadas encontradas

Quando usar morfina no IAM?

A morfina é altamente indicada no paciente com IAM devido ao seu efeito vasodilatador, reduzindo a resistência vascular periférica, pré e pós-carga do ventrículo esquerdo. Além disso, apresenta potente efeito analgésico sobre o SNC, reduzindo a dor e ansiedade do paciente.

Quantos comprimidos de clopidogrel no IAM?

b) Clopidogrel: deverá ser usado pelo menos 1 ano após a síndrome coronariana aguda, seja com ou sem supradesnivelamento de ST. A dose diária é de 01 comprimido de 75 mg/dia.

O que significa a sigla IAM na enfermagem?

O infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma das principais causas de morte e internações hospitalares no mundo. O objetivo deste artigo foi identificar a importância e os principais cuidados de enfermagem ao paciente com IAM no serviço de Urgência e Emergência hospitalar.

Quais os principais cuidados com paciente IAM?

O paciente com IAM deve receber um tratamento clínico, com terapia trombolítica ou a angioplastia percutânea de emergência. Essas terapias ajudam a aliviar a dor e reduzir a lesão permanente do músculo do miocárdio.

Quais os cuidados de enfermagem devem ser elaborados frente a um paciente com IAM?

(2020), durante o infarto agudo na sala de emergência os principais cuidados de enfermagem são; monitorizarão cardíaca contínua com oximetria de pulso, repouso absoluto no leito, acesso venoso, ofertar oxigênio por meio de cateter nasal de 2 a 4 litros por minuto, realizar o ECG e solicitar exame de marcadores de lesão ...

Quais os principais indicadores de processo no Protocolo de dor torácica?

O protocolo de dor torácica é monitorado por meio dos seguintes indicadores: - Tempo médio porta eletrocardiograma em pacientes com dor torácica; - Tempo médio porta atendimento médico no Pronto Atendimento em pacientes com dor torácica.

Qual a sequência de atendimento do IAM com Supradesnivelamento de St?

IAM COM SUPRA ST: o paciente deve ser direcionado para a Hospital de referência, APENAS com o resultado do ECG. O exame Laboratorial deverá ser solicitado pelo hospital de referência a fim de prognóstico ou para excluir diagnóstico diferenciais em quadro atípicos.

Quais são os tipos de dor torácica?

  • DOR TIPO A: definitivamente anginosa (presença das características típicas)
  • DOR TIPO B: provavelmente anginosa (presença de 2 características típicas)
  • DOR TIPO C: provavelmente não anginosa (presença de 1 característica típica)
  • DOR TIPO D: definitivamente não anginosa (nenhuma característica típica)

O que fazer com paciente com suspeita de IAM?

Quando se suspeita de um infarto deve-se seguir os seguintes passos:
  1. Reconhecer os sintomas. ...
  2. Chamar ajuda médica. ...
  3. Acalmar a vítima. ...
  4. Desapertar as roupas apertadas. ...
  5. Oferecer 300 mg de aspirina. ...
  6. Vigiar a respiração e batimento cardíaco.

Qual a via de administração do nitrato?

A Nitroglicerina pode ser administrada por via oral, spray (lingual), sublingual, intrabucal, tópica, ou via intravenosa.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com IAM em unidade de terapia intensiva?

As principais demandas de cuidados de Enfermagem iniciais foram: monitorização cardíaca, suporte de oxigênio, decúbito 45°, avaliação da dor, punção venosa, inicio da administração das medicações prescritas, promover conforto e minimizar o sofrimento.

Quais os cuidados de enfermagem insuficiência cardíaca?

* Cuidados de enfermagem

– monitorizar a resposta ao tratamento diurético; – avaliar a distensão venosa jugular, edema periférico; – Administrar dieta hipossódica; – promover restrição hídrica.

Como diagnosticar IAM?

O diagnostico do IAM é feito por meio de exames físicos, em que o cardiologista analisa todos os sintomas descritos pelo paciente, além do eletrocardiograma, que é um dos principais critérios de diagnóstico do infarto.

Como identificar IAM?

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

Porque ocorre o IAM?

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

Quanto tempo posso usar clopidogrel?

O tempo de uso do clopidogrel dependerá da necessidade de cada paciente e de seu quadro clínico. Ele pode ser utilizado de 6 até 12 meses, especialmente quando combinado ao AAS. No entanto, a medicação pode ter uso estendido (30 meses), desde que as condições gerais de saúde assim o permitam.

Quantos dias suspender o clopidogrel?

Em relação a outros antiagregantes, geralmente usados junto com a aspirina, a recomendação é pela suspensão. Assim, o clopidogrel deve ser suspenso 7 dias antes da cirurgia. Já o Brilinta precisa de somente 5 dias, podendo em caso de emergência ser realizada a cirurgia com 3 dias de suspensão.

Qual a diferença entre AAS e clopidogrel?

Quando comparadas com a aspirina, as tienopiridinas (ticlopidina e clopidogrel) foram discretamente superiores na prevenção de eventos cardiovasculares maiores, sendo essa diferença mais importante em relação à redução de acidente vascular cerebral (NNT=142).

Em que situações se usa morfina?

A morfina é um opioide forte, muito utilizado no tratamento da dor de origem oncológica e o mais utilizado para tratamento da dor em pacientes em cuidados paliativos. É indicada no tratamento da dor moderada (4-6/10) a forte (7-10/10) e é o principal fármaco no 3º degrau da escada analgésica da OMS.

Quem tem infarto pode tomar morfina?

A morfina não tem contraindicação formal, mas deve ser usada com cautela nesses pacientes, pelo mesmo motivo. Não custa nada lembrar: nitrato e morfina fazem parte do arsenal terapêutico clássico do infarto “tradicional” (de VE).

Artigo anterior
O que são as ONGs ambientais?
Artigo seguinte
O que é argumento indutivo exemplos?