O que é prospecção ativa?

Perguntado por: Filipe Cristiano Nogueira Andrade  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

O que é a prospecção ativa? Em poucas palavras, a prospecção de novos clientes é uma maneira de conseguir clientes de forma ativa. Ao invés de esperar o contato de alguém interessado no seu produto ou serviço, você vai em busca dos clientes que podem ser mais lucrativos para o seu negócio.

Como fazer prospecção ativa?

Como fazer uma prospecção ativa?
  1. Defina um perfil do cliente ideal para prospectar. ...
  2. Mapeie os canais de comunicação em que os clientes estão. ...
  3. Produza conteúdo relevante aos clientes. ...
  4. Crie relação antes de fazer proposta comercial. ...
  5. Determine uma rotina de prospecção. ...
  6. Peça indicações aos clientes atuais.

O que é prospecção ativa e passiva?

Em poucas palavras, na prospecção ativa, você chega até o potencial cliente sem que ele tenha solicitado um contato ou fornecido seus dados. Por outro lado, na prospecção passiva, o lead entra em contato com a sua organização ou fornece seus dados de forma espontânea, por conta própria.

Como definir prospecção?

A palavra prospecção carrega dois sentidos: o primeiro, é de mostrar-se importante e mais visível; já o segundo, refere-se à procura de um terreno. Em ambos os casos, o termo é aplicável quando estamos falando de empresas ou negócios.

Para que serve a prospecção?

A prospecção serve para localizar reservas de substâncias valiosas para o ser humano. Por este motivo, é frequente ouvir falar em prospeção do petróleo ou gás natural. Neste caso, ocorre a prospecção geofísica, que obtém informações sobre o subsolo a partir da superfície, não havendo necessidade de perfurar o solo.

Como fazer um probiótico

20 questões relacionadas encontradas

Por que prospectar?

A prospecção ajuda a ampliar a base de leads da empresa, gerando um valioso banco de dados que poderá ser utilizado em ações e campanhas futuras. Pode acontecer de o contato iniciado não gerar venda, mas o atendimento ter sido tão bom que o prospect indique sua empresa para sua rede de contatos.

Qual a importância da prospecção de clientes?

Para quem ainda não sabe, prospectar clientes é uma das etapas de venda essenciais para manter a competitividade e a sobrevivência no mercado. Esse processo envolve técnicas para impactar diretamente no fechamento de novos contratos, por isso, deve ser visto como prioridade por qualquer negócio que vise ao crescimento.

Qual a melhor forma de prospecção?

Conheça algumas formas de trabalhar a prospecção de clientes e obter sucesso nas vendas.
  1. Ofereça o seu produto a quem precisa. ...
  2. Não misture as tarefas. ...
  3. Peça indicações aos clientes atuais. ...
  4. Olhe para o seu portfólio. ...
  5. Esteja on-line. ...
  6. Conheça o cliente. ...
  7. Visite feiras e convenções. ...
  8. Ajuste o foco.

O que é prospecção e como fazer?

Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.

O que é uma prospecção de clientes?

Significado de Prospecção de clientes

A prospecção, de uma forma simples, significa ir atrás do seu potencial cliente (o chamado prospect). Definimos como potencial cliente aquele que possui características similares aos seus clientes com maior resultado e/ou possuem uma dor que a sua solução consegue resolver.

Como fazer prospecção passiva?

Para que ela aconteça, é necessário criar mecanismos que levem seus potenciais clientes a conhecer você e o que você faz. A criação e compartilhamento de conteúdo na web é um exemplo de tática de prospecção passiva, assim como uma presença forte em redes sociais.

Qual a diferença entre uma pessoa ativa e passiva?

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.

Quando prospecção ativa é mais indicado para uma empresa?

A prospecção ativa é mais recomendada para empresas que ainda não possuem um grande número de clientes e são novas no mercado. Isso porque, como já informado anteriormente, ela consegue resultados expressivos de forma bem mais rápida.

Como fazer prospecção ativa pelo Instagram?

Já no Instagram, além de o alcance orgânico ser maior, a estratégia de trabalhar com nichos também é efetiva. Porém, como essa ferramenta não possui grupos, a melhor forma de prospectar clientes no Instagram é usando as hashtags (#).

Como fazer prospecção de clientes pela internet?

Como captar clientes pela internet para sua empresa
  1. Aposte no marketing de conteúdo. ...
  2. Selecione palavras-chave corretamente. ...
  3. Invista em anúncios pagos online. ...
  4. Proponha parcerias com outras empresas. ...
  5. Fortaleça seus perfis nas redes sociais. ...
  6. Peça ajuda para sua rede de contatos. ...
  7. Planeje ações especiais em datas comemorativas.

Quais os tipos de prospecção?

Conheça os tipos de prospecção de clientes
  1. Outbound. O modelo Outbound é a forma tradicional de prospectar clientes. ...
  2. Inbound. Entre os tipos de prospecção atuais, o Inbound é o que está ganhando mais destaque atualmente. ...
  3. Referral Marketing. ...
  4. Canais.

Como elaborar um plano de prospecção?

Como fazer um planejamento de prospecção ativa?
  1. Faça um diagnóstico estratégico. O diagnóstico funciona como a base do planejamento estratégico. ...
  2. Defina o processo. ...
  3. Planeje as abordagens comerciais. ...
  4. Mensure as ações. ...
  5. Otimize a estratégia.

Quem faz a prospecção?

Quando se fala em prospecção ativa, a área comercial é a responsável por conseguir novos clientes. Nesse caso, os vendedores ou pré-vendedores buscam contato com o prospect por meio de um determinado canal – essa escolha pode variar bastante, pois depende das características do seu público.

O que fazer para prospectar novos clientes?

Procure por ele (mídias sociais de novo). É comum que ele esteja trabalhando em uma empresa similar àquela e pode ser um ótimo cliente novo a prospectar! Entidades de classe do ramo de seus clientes costumam ter listas de associados: pronto, um monte de contatos para prospectar novos clientes!

Quais são os meios mais eficazes na prospecção de clientes?

Quais as melhores técnicas de prospecção de clientes?
  • Construir o perfil de público ideal. ...
  • Traçar metas e objetivos. ...
  • Usar tecnologias na prospecção. ...
  • Montar roteiro de vendas. ...
  • Usar e-mail de prospecção. ...
  • Fazer cold call. ...
  • Adotar técnicas de follow-up. ...
  • Estar preparado para as objeções.

Qual a melhor maneira de abordar um cliente?

5 jeitos de abordar o cliente da maneira certa
  1. Evite as abordagens tradicionais. Clientes não precisam e não querem elogios e bajulação. ...
  2. Use o tempo do cliente com sabedoria. ...
  3. Fale menos e deixe seu cliente falar. ...
  4. Sempre que possível, desafie o cliente com coisas de que ele não sabe. ...
  5. Saiba se diferenciar no momento certo.

Como ser mais assertivo na prospecção?

O segredo da assertividade na prospecção é nunca “largar” o seu lead. O inside sales ou o vendedor deve sempre manter contato com este lead em potencial até o “não” definitivo e entender o porquê de a empresa não estar interessada nos serviços que você tem a oferecer.

O que os gatilhos mentais influenciam na venda?

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas. ... Esses gatilhos mentais embasam muitas estratégias de marketing e vendas que você vê por aí.

O que é um segmento de mercado?

Segmentação de mercado consiste no estudo e pesquisa de um determinado mercado consumidor com o objetivo de dividi-lo em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum para, então, escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios de uma empresa.

Quem não prospecta não vende?

Prospecção é vender o próximo passo, ou seja, é sobre vender tempo. Algumas vezes o processo de prospecção é chamado de pré-venda, pois possui técnicas importantes que impactam diretamente no fechamento de novos contratos. Quer conhecer essas técnicas?

Artigo anterior
Como saber a medida do colar?
Artigo seguinte
Quanto tempo devo tomar Lavitan?