O que é propagação por estacas?
Perguntado por: Erica Nádia Amorim de Rodrigues | Última atualização: 23. März 2022Pontuação: 4.4/5 (74 avaliações)
A estaquia, ou “multiplicação por estacas”, é um meio de reprodução assexuada (propagação vegetativa), muito utilizada nas produções de mudas de plantas, principalmente as ornamentais e frutíferas. ... As novas plantas geradas a partir deste método crescem mais rápidas e sua floração também é precoce.
O que é plantar por estaca?
Ela consiste em uma técnica para multiplicar uma planta a partir de suas partes vegetativas: folhas, ramos, galhos e estacas. ... Ou seja, você consegue produzir uma muda usando apenas um pequeno pedaço cortado de uma planta mãe.
Para que serve a estaquia?
Vantagens – A maior vantagem da estaquia é que se consegue fixar as características da planta-matriz, além de a produção ser mais precoce. Desvantagens – As desvantagens incluem: as plantas são menos vigorosas, exigem uma estrutura mínima para produzir mudas (telados antiafídeos, câmara úmida, etc.).
Qual a diferença de enxertia e estaquia?
Depois da estaquia, a enxertia é a técnica mais usada para a propagação de espécies arbóreas e arbustivas. É uma técnica complexa que consiste em implantar uma parte viva da planta que se quer propagar (cavaleiro) em uma parte de outra planta que esteja enraizada (cavalo).
Qual a diferença de estaca e estaquia?
A estaquia é feita em terreno preparado, e as estacas são fincadas no solo, de modo que apenas um terço permaneça exposto ou uma única gema, segundo o tipo de estaca utilizada. Exceção é feita para a estaca-gema ou semente, a qual requer os mesmos cuidados que os empregados na propagação de sementes.
Reprodução por estacas (estaquia)
Como é feita a estaquia?
A estaquia/estacaria é um método de reprodução assexuada de plantas, que consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, desenvolvem-se em novas plantas. ... Para que o novo vegetal se desenvolva, é necessário que se formem raízes nessas estacas.
Quais as árvores que pegam de estaca?
- 1 – Rosas. ...
- 2 – Hortênsia: ...
- 3 – Gerânio. ...
- 4 – Espada de São Jorge. ...
- 5 – Begônia. ...
- 6 Árvores Frutiferas MAIS FÁCEIS Para Plantar EM VASO Assim que faz.
- 7 Hábitos de Vida Saudável: Dicas para Começar Hoje.
Qual a vantagem de se fazer uma enxertia?
Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.
Quais são os tipos de enxertia que existem?
São vários os tipos de enxertia, como por exemplo: borbulhia, garfagem, encostia, sobreenxertia.
Como ocorre o processo de enxertia?
O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecida como porta-enxerto (ou cavalo). ...
Quanto tempo uma estaquia leva para enraizar?
O processo pode levar de 10 a 15 dias, aproximadamente. Por exemplo, no caso do manjericão, se correr tudo bem durante a estaquia, o enraizamento leva 10 dias.
Como reproduzir plantas por estaquia?
- Saiba qual é a planta. ...
- Selecione e corte uma parte da planta. ...
- Trate as estacas e retire as folhas inferiores. ...
- Prepare o recipiente de enraizamento. ...
- Regue as estacas para obter a humidade correta. ...
- Transplante as estacas para o vaso.
Como fazer estaquia na água?
- Passo 1: Escolha uma planta adulta e saudável. ...
- Passo 2: Faça a rega da planta escolhida pela manhã ou no final do dia. ...
- Passo 3: Escolha um recipiente de vidro, como um copo, uma jarra ou um vaso, lave-os bem e encha com água limpa.
Qual a melhor época para fazer estaquia?
A estaquia é feita no período correspondente aos meses de junho a agosto. Nessa época, os ramos de um ano, provenientes da poda hibernai das figueiras, são cortados em estacas de cerca de 30 cm e plantadas em viveiro, enterrando-se cerca de 3/4 do seu comprimento.
Quais os principais métodos de enxertia o que há de comum entre as técnicas?
Há dois usos principais. Um deles é quando o solo tem bactérias e fungos, e só o porta-enxerto resiste às pragas, e o outro é quando se quer produzir um fruto com mais qualidade. O que há em comum entre as técnicas (veja abaixo) é que o cruzamento precisa de duas plantas: o enxerto e o porta-enxerto.
O que é enxertia e qual sua importância?
Enxertia é uma técnica que consiste na junção de duas e diferentes plantas em um único pé, visando que o seu desenvolvimento seja mais consistente e rápido. ... Esse processo ocorre, principalmente, para otimizar o uso da planta e melhorar a qualidade de seus frutos.
O que é enxerto e Porta-enxerto?
O enxerto é a parte que formará a copa da planta, ou seja, a parte que nós vemos: as folhas e os ramos que formarão os frutos. Já o porta-enxerto formará o sistema radicular da planta que nós não vemos e fica sob o solo. Graças a essa técnica da enxertia, essas duas partes de plantas se unem e se desenvolvem como uma.
Quais são as desvantagens de enxertia?
As principais desvantagens são o tempo necessário para tornar o porta-enxerto apto para a enxertia de campo, maior risco de perdas de plantas ou falhas na enxertia, provocando a obtenção de vinhedo desuniforme, como também a emissão de ramos ladrões no porta-enxerto.
Quando se faz enxertos?
O período mais indicado para realização de enxertia está compreendido entre os meses de novembro e dezembro. Por cerca de doze meses após a enxertia, a união do enxerto com o porta-enxerto ainda não está completa, principalmente para a variedade Hass.
Como é feito o enxerto de gordura nos glúteos?
O enxerto de gordura no glúteo consiste no aumento e na remodelação do bumbum por meio da injeção de gordura da própria paciente, coletada por meio de uma lipoaspiração. Essa gordura costuma ser retirada principalmente dos flancos, pois a redução do tecido adiposo dessa região também ajuda a destacar as nádegas.
Quais plantas se reproduzem através do caule?
Morangueiro: seu caule se ramifica e dá origem a novas plantas. Essa estrutura se chama estolão. O caule se espalha pelo solo e dele surgem raízes onde será desenvolvido um novo morangueiro. Batata: a batata que comemos é uma estrutura, conforme observa-se abaixo, chamada tubérculo.
Como plantar a partir do caule?
Escolha uma planta adulta e saudável. Se os nós dos caules forem visíveis, tente cortar uma secção com pelo menos 4 nós. Se não forem, corte estacas com cerca de 15cm. Pode também optar por um cortar um ramo novo, lateral, aproveitando assim para dar forma à planta original.
Qual a melhor planta para fazer cerca viva?
- PHOTINIA VERMELHA. A fotínia é uma arbusto de folhagem cheia, vistosa e colorida. ...
- MURTA. A Murta cresce rápido, chega até cinco metros e se adapta com a grande maioria dos solos e clima. ...
- TUMBÉRGIA-ARBUSTIVA. ...
- LAUROTINO. ...
- VIBURNO. ...
- BUXINHO. ...
- PINGO-DE-OURO. ...
- AZALÉIA.
Como escolher galho para estaquia?
Outra dica é escolher galhos para fazer as estacas que apresentam, no mínimo, quatro gemas ou rebentos de novas folhas e/ou flores. Caso não tenha esses rebentos na espécie escolhida para estaquia, o galho deve ter pelo menos dois pares de folhas.
Quando será pago o rateio do FUNDEB?
Quem tem prolapso da valva mitral é considerado cardiopata?