O que é projeto de extensão rural?

Perguntado por: Alícia Figueiredo Pires  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)

O planejamento em extensão rural consiste na descrição metódica de como deverá ser organizado um conjunto de ações a serem executadas em um dado período de tempo, visando alcançar objetivos determinados, em função de um público pré-definido.

O que é extensão rural e quais são seus objetivos?

A Extensão Rural é um serviço de educação não formal, de caráter continuado que se processa no espaço geográfico rural, que visa: Dinamizar as economias locais, contribuindo para o aumento da produção e renda dos agricultores. Contribuir para a segurança alimentar e o aumento de alimentos seguros.

O que é extensão rural?

“Ser extensionista é desenvolver um trabalho que vai muito além da mera orientação técnica agronômica. Ser extensionista é acreditar no potencial do produtor rural e abertura para ter amizade com a sua família, participar do seu convívio, dividir problemas, angústias e sucessos.

O que são métodos de extensão rural?

3.4 MÉTODOS DE EXTENSÃO RURAL – É a maneira de construir o conhecimento, é o processo de ensino, consideram-se os procedimentos, ferramentas e técnicas e de comunicação, adaptadas e desenvolvidas pela extensão rural, para se conseguir mudanças de atitudes e comportamento. para trabalhar os objetivos propostos.

O que é extensão rural no Brasil?

A Extensão Rural no cenário nacional tem como atuação básica a busca da modernização da agricultura e a melhoria do bem estar social da população rural. A Extensão Rural para cumprir com seus objetivos tem um trabalho árduo a realizar, ou seja, o de transferir ao produtor rural os conhecimentos gerados pela pesquisa.

O que é Extensão Rural?

31 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância da extensão rural?

"O trabalho de extensão rural é fundamental para apoiar e orientar o pequeno agricultor, promover seu desenvolvimento e fazer inclusive com que a juventude veja a importância da atividade agrícola, dando continuidade ao trabalho no campo.

Quem faz extensão rural?

A extensão rural é desenvolvida por profissionais das ciências agrárias e também profissionais das ciências humanas e sociais[14], ciências da natureza, etc., sendo estes denominados extensionistas rurais ou, em alguns casos, técnicos de desenvolvimento rural.

O que são métodos de extensão?

Os métodos de extensão permitem que você "adicione" tipos existentes sem criar um novo tipo derivado, recompilar ou, caso contrário, modificar o tipo original. Os métodos de extensão são métodos estáticos, mas são chamados como se fossem métodos de instância no tipo estendido.

Quais os métodos participativos para extensão rural?

As metodologias participativas, na qual se insere a Metodologia Participativa de Extensão Rural – MEXPAR, constituem instrumental metodológico facilitador das ações que envolvem processos de organização social, num contexto que tem como desafio, a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento, o qual busca ...

Quais são as principais ferramentas da extensão rural?

Principais metodologias da extensão agropecuária. Camponês para Camponês (CaC). Escolas de Campo para Agricultores (ECA) Pesquisa Ação Participativa (PAP). Inovação Rural Participativa (IRP).

O que é ser um extensionista?

1. Que é relativo à extensão rural (ex.: técnico extensionista). 2. Indivíduo que trabalha como consultor técnico na área da extensão rural (ex.: a equipa é composta por investigadores, extensionistas e agricultores).

Qual a diferença entre assistência técnica e extensão rural?

Portanto, antes de tudo, a extensão rural é um processo educacional que visa transferir conhecimentos ou tecnologia para as famílias rurais. Tem um caráter coletivo. Já a assistência técnica tem um caráter mais individual e limita-se a aplicar a tecnologia via técnico.

Qual o papel da extensão rural no desenvolvimento da agricultura?

Ao contrário dos objetivos tradicionais que nortearam a ação extensionista - atuar visando o aumento de produção e da produtivi- dade da agropecuária, para com isso chegar ao aumento da renda e do bem-estar das famílias rurais (CAPORAL; RAMOS, 2006) - o novo papel da extensão rural deve ser: “estimular, animar e apoiar ...

O que é administração e extensão rural?

A administração rural é planejar e controlar as operações a partir de uma visão geral da fazenda. Logo, ela é capaz de auxiliar na tomada de decisões e contribuir para a melhora de resultados nas propriedades rurais.

Quais os tipos de metodologias participativas?

Metodologia Participativa é aquela que permite a atuação efetiva dos participantes no processo educativo sem considerá-los meros receptores, nos quais depositam conhecimentos e informações.

Como é realizada a Metodologia Participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável?

Essa metodologia tem como principal objetivo propiciar aos extensionistas o exercício de um processo metodológico, fundamentado nos princípios da participação, leitura de mundo, dialogicidade, troca de saberes, do planejamento participativo e da gestão social, capaz de orientar a sua prática junto aos Agricultores ...

Qual a importância de se ter vários métodos para a extensão rural?

Diferentes métodos de ensino e extensão são mais efetivos em determinadas situações, em diferentes estágios do processo de desenvolvimento, tais como diagnóstico, priorização, planejamento, execução, adoção ou avaliação. Além do mais, cabe ressaltar, que as pessoas não aprendem na mesma velocidade.

O que são métodos de extensão C#?

Os métodos de extensão ou extensions methods, são uma implementação do padrão de projeto estrutural Composite e permitem que você adicione uma nova funcionalidade a um tipo de dado que já foi definido sem ter que criar um novo tipo derivado. Dessa forma, a funcionalidade se comporta como um outro membro do tipo.

Qual a proposta contemporânea de extensão rural?

A política de ATER propõe uma nova abordagem para a Extensão Rural, com o objetivo de romper com a proposta difusionista. Nessa abordagem, a realidade passa a ser compreendida de maneira sistêmica e o paradigma tecnológico a ser adotado pelo extensionista baseia-se nos princípios da agroecologia.

O que faz um agente rural?

O agente rural, ao realizar suas tarefas no campo e utilizar os elementos matemáticos da cultura do agricultor, faz com que o agricultor fique atento e chegue, até mesmo, a conferir as medidas, como foi o caso contado pelo agente Bosco na entrevista acima citada.

O que faz a Embrapa?

A Embrapa é uma instituição pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área agrícola, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Qual é a importância da extensão rural em termos sociais ambientais e econômicos?

A assistência técnica e extensão rural são atividades de grande importância para o desenvolvimento sociocultural e financeiro de qualquer país que almeja seu crescimento econômico.

Por que a extensão rural é importante para o crescimento da agricultura familiar?

Esse serviço que é levado ao homem do campo por intermédio do extensionista, proporciona aos agricultores melhores condições de vida, acesso as políticas públicas voltadas para o setor primário e a oportunidade de trabalhar com as novas tecnologias da agricultura, que facilitam a atividade do homem no campo.

Qual a diferença entre assistência técnica e extensão?

A extensão rural possui um caráter coletivo, sendo um processo educacional que transfere conhecimentos e tecnologia para as famílias. A assistência técnica é mais individualizada, pois aplica tecnologia de forma técnica, onde o profissional possui o conhecimento.

Artigo anterior
O que a Bíblia diz sobre manter a palavra?
Artigo seguinte
Como funciona o direito de retirada?