O que é produzido no aterro sanitário?

Perguntado por: Melissa Gonçalves de Costa  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)

Independente do tipo, a decomposição dos resíduos depositados nos aterros sanitários gera como subprodutos o chorume e o biogás (metano), que precisam ser tratados para não causar contaminação.

O que ocorre em um aterro sanitário?

Aterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. ... Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.

Qual gás é produzido nos aterros sanitários?

O gás metano (CH₄), produzido pela decomposição da matéria orgânica, e muito comum em aterros sanitários e lixões, é o segundo componente antropogênico mais importante para o efeito estufa.

Como são feitos os aterros sanitários?

O aterro sanitário é construído longe de centros urbanos e utiliza grandes extensões de terra, geralmente próximas a áreas verdes — para evitar transtornos à população, como o contato com o mau cheiro, por exemplo. Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza.

Qual é o benefício do aterro sanitário?

As Vantagens dos Aterros Sanitários

Os aterros sanitários são áreas essenciais para que alguns dos muitos resíduos despejados consigam ter “sossego” e consigam se decompor sem causar impactos diretor ao meio ambiente. ... A principal função de um aterro sanitário é reduzir o impacto ambiental do lixo no meio ambiente.

O que é Aterro sanitário

22 questões relacionadas encontradas

Como construir um aterro sanitário?

  1. O aterro começa com a escavação de um grande buraco. ...
  2. Tratores compactam a terra do fundo do buraco. ...
  3. Para drenar o percolado (líquido que sai do lixo misturado à água da chuva) a cada 20 metros são instaladas calhas de concreto, que levam a mistura nojenta até a lagoa de acumulação.

Como é feito o aterro industrial?

Aterro Industrial é um local de destinação final de resíduos sólidos produzidos por indústrias. A instalação de um aterro deste tipo é regido por legislação própria que tem por objetivo diminuir os impactos ambientais. Para tanto, sistemas de impermeabilização, drenagem, tratamento de gases e efluentes são imperativos.

Quem constrói aterros sanitários?

A KTM Engenharia conta com profissionais experientes e capacitados para executar obras de projetos de aterros sanitários. Segundo Normas da ABNT, as técnicas de disposição de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), não podem causar danos à saúde pública e sua segurança, devendo minimizar os impactos ambientais.

Qual o gás mais comuns produzidos nos aterros sanitários como dar utilidade a esse gás?

O processo de tratamento anaeróbico produz biogás, um combustível gasoso que pode ser convertido em energia limpa e renovável. O biogás pode ser usado para gerar calor assim pode ser utilizado na geração de vapor nas caldeiras, economizando com isso óleo combustível (TORRES, 2017).

Porque o gás metano é perigoso?

Por que o gás metano é perigoso

Quando entra em contato com o ar, o gás metano possui um alto teor de combustão extremamente inflamável e explosivo, podendo causar acidentes e risco a vida. Quando inalado pelo ser humano, esse composto pode causar desmaios, asfixia, parada cardíaca, dentre outros problemas de saúde.

O que é chorume e biogás?

Na decomposição do biogás, por sua vez, são gerados o gás carbônico, o metano, que apesar do valor energético é um gás tóxico; e o chorume que, como mencionado anteriormente, é um líquido viscoso de coloração escura e com uma alta demanda bioquímica de oxigênio, ou seja, é altamente poluidor, tanto quanto atinge cursos ...

O que acontece com o resíduo levado para o aterro sanitário?

Impactos no meio físico

A decomposição da matéria orgânica existente na massa de resíduos descartados no aterro sanitário produz uma quantidade significativa de chorume e biogás, rico em metano (CH4). Ao se infiltrar no solo, o chorume causa a poluição dos lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos.

Quais são os principais problemas causados pelos aterros sanitários?

Desvantagens
  • Construção que exige grandes extensões de terras;
  • Impactos ambientais: poluição do meio ambiente como vazamentos de líquidos e gases; contaminação dos lençóis freáticos e aquíferos; riscos aos animais selvagens;
  • Limite de quantidade de camadas de lixo;
  • Presença de ratos, moscas e transmissão de doenças;

Quais são os principais problemas causados pelos aterros sanitários e pelos incineradores?

Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para os lençóis freáticos, causando a poluição do solo, da água que bebemos e do ar, pois as queimas espontâneas são constantes. Além de problemas de saúde causados pela poluição e doenças.

Qual a utilização do gás metano?

Considerado um biogás, o metano já é utilizado como combustível alternativo em diversos lugares do país, sobretudo para veículos como ônibus e caminhões. Também pode ser usado como base para a fabricação de substâncias como cloreto de metila, etanol, dióxido de carbono, acetileno, diclorometano e amônia.

Como o gás metano é produzido?

A extração do metano pode ser realizada a partir do gás natural, do petróleo, do xisto betuminoso ou da hulha. A presença do gás metano na atmosfera afeta a temperatura e o sistema climático da Terra, ele é o principal componente do gás natural, por isso é um dos gases causadores do efeito estufa.

Qual é o principal gás responsável pelo efeito estufa?

CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...

Quanto custa um projeto de aterro sanitário?

Segundo dados de um estudo elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a construção de um aterro de grande porte, com capacidade para receber 2 mil toneladas/dia de lixo e ou uma população de 2,5 milhões de pessoas não sai por menos de R$ 525,8 milhões.

Qual a diferença entre aterros sanitários e lixões?

No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto gerando inúmeros problemas para as pessoas e o meio ambiente. Já no aterro sanitário, o lixo é depositado em solos que receberam tratamento.

Como surgiu os aterros sanitários?

A necessidade de desenvolver aterros sanitários surgiu após a proliferação de resíduos provenientes das atividades humanas, que cada vez mais se acumulam e, consequentemente, poluem o meio ambiente.

Qual o melhor aterro para um terreno?

Boa noite, o melhor é o barro, é só pedir um caminhão de barro para aterro. Melhor material sem dúvida é a terra vermelha ou fazer um solo cimento compactado com camadas finas. melhor material isopor 30cm altura é,esse que poe em laje,em cima dele malha pop em cima da malha,concreto em cima do concreto contra piso.

Quais são os tipos de aterro?

Existem três tipos de aterros:
  • Aterro Sanitário: Local para onde são enviados os resíduos urbanos provenientes do serviço de coleta municipal. ...
  • Lixão:Forma inadequada de acumulo de resíduos sólidos, caracterizado por simplesmente ser descarregado no solo sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.

O que é aterro industrial classe 1?

Os resíduos classe 1, são aqueles que devem ser descartados em aterros classe 1. Considerados perigosos, essa classe é composta por componentes tóxicos, contaminantes, reativos, patogênicos, inflamáveis, corrosivos, poluidores ou que sejam prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos.

Qual a altura máxima de um aterro?

máximo de 8 metros. Caso seja necessária a utilização de alturas superiores é conveniente a construção de bermas de equilíbrio com plataforma de largura mínima de 4 metros com inclinação de 3% direcionada ao eixo do aterro.

Qual o tamanho de um aterro sanitário?

Sendo assim, uma área de, pelo menos, 20 hectares seria o ideal para a implantação do aterro sanitário proposto, considerando as estruturas operacionais e administrativas a serem construídas.

Artigo anterior
Quais são as principais etnias do mundo?
Artigo seguinte
Como tirar ferrugem de aço inox?