O que é produzido na respiração celular?

Perguntado por: Cristiana Isabela Andrade Leal  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

Respiração celular é uma via metabólica que quebra glicose e produz ATP. Os estágios da respiração celular incluem glicólise, oxidação do piruvato, o ciclo do ácido cítrico ou de Krebs, e fosforilação oxidativa.

Qual é o produto final da respiração celular?

Já a respiração celular apresenta como produto final gás carbônico e água, que serão utilizados pelos organismos produtores para a realização da fotossíntese.

Quais substâncias são produzidas pela respiração celular?

A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.

Quais são os produtos finais da respiração?

A energia, que é o produto final dessas reações, é proveniente da molécula de ATP, adenosina trifosfato. O ATP é uma molécula “relativamente” simples composta pela base nitrogenada adenina, açúcar e três fosfatos. A energia que tanto se fala é oriunda, justamente, das duas ligações que unem os fosfatos.

Quais os tipos em que ocorre a respiração celular?

Pode ser realizado de duas formas: a respiração aeróbica (na presença do gás oxigênio do ambiente) e a respiração anaeróbica (sem o oxigênio).

Respiração celular e produção de ATP - Resumo Completo para o Vestibular e ENEM!

33 questões relacionadas encontradas

Quais são as 4 etapas da respiração celular?

Respiração celular é uma via metabólica que quebra glicose e produz ATP. Os estágios da respiração celular incluem glicólise, oxidação do piruvato, o ciclo do ácido cítrico ou de Krebs, e fosforilação oxidativa.

Onde ocorre a respiração celular *?

Essa etapa ocorre no interior da organela celular conhecida como mitocôndria e inicia-se com o transporte do ácido pirúvico para a matriz mitocondrial.

Quais são os produtos da respiração aeróbia?

Os produtos finais da respiração celular é o CO2 (gás carbônico), H2O (água) e ATP.

Quais são os reagentes e quais são os produtos da respiração celular?

Glicose e oxigênio são os reagentes e os produtos finais são dióxido de carbono e água, com a liberação de energia na forma de ATP.

Qual é o balanço final da respiração aeróbica?

Essa quebra produz quatro moléculas de ATP e, com isso, o saldo final do processo é de dois ATP.

Quantos ATP são produzidos na respiração celular?

A energia liberada pelos elétrons de NADH e do FADH2 em sua passagem pela cadeia respiratória rendem, teoricamente, 34 moléculas de ATP. Em condições normais, porém, esse rendimento é menor, sendo formadas 26 moléculas.

Quais são as substâncias produzidas pela fotossíntese?

É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.

O que é responsável pela respiração celular?

A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células animais. Nas células vegetais a organela responsável pela respiração celular é o cloroplasto.

Quais são os produtos finais da respiração aeróbica?

Os produtos finais da respiração celular são o gás carbônico e a água. Vale lembra que, como o oxigênio participa do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória, chamamos esse tipo de respiração de respiração aeróbica.

O que é um Aceptor final?

O oxigênio é o aceptor final dos elétrons da cadeia respiratória.

O que é ATP e qual a sua importância?

ATP (adenosina trifosfato) é uma importante molécula formada por adenosina e fosfato que funciona como fonte de energia para a célula realizar seus processos celulares. Adenosina trifosfato, o famoso ATP, é uma molécula que funciona como fonte de energia para a realização da maioria dos processos celulares.

Quais são os reagentes da equação da respiração celular?

C6H12O6 + 6 O2 + 6 CO2 + 6 H2O + Energia

Dessa forma, essa maneira de obtenção de energia gera trinta e seis mols de ATP a partir de um mol de glicose. A respiração aeróbica se divide em três etapas: glicólise, o Ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa (cadeia respiratória).

Quais são os reagentes da fermentação?

Fermentação
  • A fermentação é um processo de liberação de energia que acontece sem a participação do oxigênio, sendo, portanto, anaeróbia. ...
  • Glicose + 2NAD+ + 2ADP + 2Pi → 2 Piruvato + 2NADH + 2H+ + 2ATP + 2H2O.
  • Fermentação alcoólica: Glicose + 2ADP + 2Pi → 2 Etanol + 2CO2 + 2ATP + 2 H2O.

O que é fermentação e respiração celular?

A fermentação e a respiração celular são processos realizados pelos seres vivos para a obtenção de energia. Embora ambos apresentem a mesma finalidade, ocorrem de formas diferentes. A fermentação é um processo anaeróbio, enquanto a respiração celular é um processo aeróbio.

Como as bactérias fazem respiração aeróbica?

As bactérias respiram por mesossomos, estruturas delgadas que ficam abaixo da parede celular e da membrana plasmática e percorrem por toda a região mais externa do citoplasma e mais próxima das membranas.

Qual é a diferença entre respiração aeróbica e anaeróbica?

Esse processo de quebra pode ser feito por dois processos diferentes, que são: a respiração aeróbica: que acontece na presença de oxigênio; a respiração anaeróbica: ou seja, sem oxigênio.

Quem realiza a respiração anaeróbica?

Já a respiração anaeróbia, também chamada de respiração anaeróbica, ou também de fermentação, ocorre apenas na ausência de oxigênio. Organismos como fungos e bactérias, por exemplo, realizam a respiração na falta do oxigênio.

Onde ocorre a fotossíntese?

Em plantas e algas, a fotossíntese ocorre no interior dos cloroplastos. ... O espaço interno é preenchido pelo estroma, um fluido viscoso que contém DNA, ribossomos e enzimas que auxiliam no processo de fotossíntese. É dentro desses tilacoides e lamelas que se encontra a clorofila.

Como a respiração acontece?

O processo de respiração é dividido em dois movimentos: Inspiração: Através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, a inspiração, promove a entrada de ar dentro do organismo. ... Expiração: Através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, a expiração, promove a saída de ar dos pulmões.

O que é e onde ocorre a glicose?

A glicólise ocorre no citoplasma da célula e pode ser dividida em duas fases principais: a fase de investimento de energia, acima da linha pontilhada da imagem abaixo e a fase de rendimento de energia, abaixo da linha pontilhada. Fase de investimento de energia.

Artigo anterior
Como deixar Deezer em português?
Artigo seguinte
Por que o pâncreas dói?