O que é processo administrativo contencioso?

Perguntado por: Vítor Artur de Araújo  |  Última atualização: 24. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

Processo contencioso é a alternativa litigiosa a tudo o que pode ser objeto de contestação, conflito de interesses ou disputas, seja por via judicial ou administrativa.

Qual o significado de contencioso administrativo?

referindo-se a litígios decorrentes das relações de trabalho dos servidores com a União Federal, suas autarquias ou empresas públicas.

O que é um processo contencioso?

No mundo jurídico, essa palavra se refere aquilo que é alvo de contestação, de litígio, disputa ou conflito entre duas ou mais partes.

O que é um caso contencioso?

Desse modo, o processo contencioso é um processo legal em que duas ou mais partes estão em desacordo sobre uma questão legal específica e buscam uma resolução através do sistema judicial.

Qual a diferença entre contencioso administrativo e contencioso judicial?

Enquanto o Poder Judiciário é inerte e depende da manifestação de vontade do autor, expressa na apresentação de uma peça inicial, para iniciar o processo, no âmbito administrativo, a Administração Pública pode iniciar o processo de ofício.

Aula 07 - Direito Administrativo - Sistemas Administrativos - Contencioso e Não contencioso

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de processo administrativo?

Há seis espécies de processo administrativo: expediente, gestão, outorga, restritivo de direitos, sancionatório e de controle. Os processos de expediente são extremamente simples e são inerentes à rotina burocrática da administração.

Como saber se o processo é judicial ou administrativo?

No processo judicial, em regra, é necessário a presença de defesa técnica por advogado, sob pena de nulidade dos atos por afronta do devido processo legal, mas, no processo administrativo, a presença de advogado é facultativa (art. 3º, IV), demonstrando aqui o cerne do informalismo.

O que significa contencioso judicial?

O processo contencioso é a forma litigiosa de se resolver demandas, de se contestar um problema ou um conflito de interesses. Este pode acontecer de forma judicial ou administrativa. Uma organização pode ser uma parte ativa ou passiva em um processo contencioso.

O que é o advogado contencioso?

Trata-se de um profissional que trabalha na resolução de litígios comuns a pessoas e empresas no cotidiano, como: questões associadas a contratos e quebra de contratos, cobranças financeiras, organizações societárias, divórcios, testamentos e inventário, direitos do consumidor, entre outros.

O que significa contencioso cível?

O contencioso civil — de modo geral — inclui todas as disputas que são formalmente submetidas a um tribunal referente a assuntos em que uma parte declaradamente cometeu um erro, mas não um crime.

O que é contencioso sinônimo?

3 sinônimos de contencioso para 1 sentido da palavra contencioso: 1 duvidoso, incerto, litigioso.

O que quer dizer contencioso trabalhista?

O contencioso é uma área do jurídico responsável por lidar com conflitos. Sendo um ramo cheio de oportunidades para os advogados, ele consiste em um processo legal em que disputas ou questões jurídicas entre as partes são resolvidas por meio do sistema judicial, normalmente em um tribunal.

Em que consiste o processo administrativo?

O processo administrativo consiste na sequência de atividades realizadas pela Administração Pública com o objetivo final de dar efeito a algo previsto em lei. O processo administrativo é regulado pela Lei nº 9.784/99, chamada de Lei de Processo Administrativo (LPA).

O que é uma atividade não contenciosa?

A expressão “atividade não contenciosa” demonstra que a atividade administrativa stricto sensu não se sujeita à apreciação judicial, sendo uma decorrência da posição de superioridade do Estado ante o particular.

O que é um sistema não contencioso?

Trata-se do regime adotado pelo Estado para o controle dos atos administrativos ilegais ou ilegítimos praticados pelo Poder Público em seus vários níveis de governo.

Quanto ganha um advogado contencioso?

A média salarial para Advogado Contencioso e Consultivo no Brasil é de R$ 4.022,00.

O que vem depois do processo administrativo?

As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.

Como saber se o processo chegou ao fim?

Como saber se o processo chegou ao fim? Em alguns casos, o encerramento de um processo pode ser divulgado em publicações oficiais, como diários de justiça ou boletins judiciais. Essas publicações costumam ser disponibilizadas pelos tribunais e podem ser consultadas para verificar se o processo foi encerrado.

É possível falarmos em verdade real no processo administrativo?

O que se busca no processo administrativo é a verdade material. Serão considerados todas as provas e fatos novos, ainda que desfavoráveis à Fazenda Pública, mesmo que não tenham sido alegados ou declarados, desde que sejam provas lícitas.

Quais são os 4 processos administrativos?

As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.

Quais são as três fases do processo administrativo?

I – instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão; II – inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório; III – julgamento.

Quais são as quatro fases do processo administrativo?

Esta sequência de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, também chamada de “funções do administrador”, forma o ciclo administrativo, ou processo administrativo.

Quando termina o processo administrativo?

Algumas empresas aguardam por anos na fila até que a Receita Federal julgue e conclua algum processo administrativo. Porém, o que muitas não sabem é que, desde a data do protocolo da ação, o órgão federal tem até 360 dias para julgar os recursos.

Quando se inicia um processo administrativo?

O processo administrativo tem início pela Autoridade que possui competência para decidir a respeito da matéria tratada naquele caso. Assim, o processo é instaurado de ofício ou a pedido do interessado por meio de requerimento conforme art. 5º, da Lei nº. 9.784/99.

Quem pode dar início ao processo administrativo?

No processo administrativo são legitimados como interessados no processo administrativo: a) pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; b) aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ...

Artigo anterior
O que causou a crise de 2014 no Brasil?
Artigo seguinte
Qual é o chocolate mais vendido do mundo?