O que é preciso para ser tutor de um menor?

Perguntado por: Sara Neuza de Anjos  |  Última atualização: 23. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

Para ser tutor de alguém é necessário que aconteça algum fato que acabe gerando a necessidade da tutela, como o falecimento ou ausência dos pais do menor ou a destituição ou perda do poder familiar dos pais em relação ao menor. Essas situações estão previstas no art. 1728 do Código Civil: Art.

Quem pode exercer a tutela?

Quem pode exercer as funções de tutor e curador

Em ambos os casos a pessoa responsável deve ser maior de 18 anos. Para o caso da tutela, pode assumir este papel qualquer pessoa conhecida do assistido, sendo a preferência dada a cônjuges e demais familiares.

O que é necessário para obter a tutela de um menor?

A tutela, quando solicitada por parentes biológicos ou tutor nomeado pelos pais, deverá ser proposta no Fórum da localidade de residência do menor. A tutela poderá ser conferida a um único tutor ou poderá ocorrer nomeação conjunta, quando ambos os cônjuges ou companheiros pretenderem se responsabilizar pelo menor.

Qual é a diferença entre tutela e guarda?

A guarda não destitui o poder familiar dos pais biológicos, mas limita o exercício deste poder que é transferido ao guardião. A tutela é forma de inserir o menor em uma família substituta. Pressupõe, ao contrário da guarda, a prévia destituição ou suspensão do poder familiar dos pais (família natural).

Como passar a tutela de um menor para outra pessoa?

Para que se nomeie um tutor compete aos pais fazerem isso. E de acordo com os artigos 1.728 a 1.734 do Código Civil, a nomeação deve ser feita mediante testamento ou qualquer outro documento autêntico, como escritura pública declaratória de nomeação de tutor ou instrumento particular com firma reconhecida.

Como Virar Responsável/Tutor Legal De Um Menor De Idade

38 questões relacionadas encontradas

Como fazer documento de tutor?

Como tirar certidão de tutela e curatela.
  1. Acesse o site da Central das Certidões. O primeiro passo para solicitar o seu documento é acessar o site da Central das Certidões. ...
  2. Preencha o formulário do pedido. ...
  3. Informe dados sobre o cartório. ...
  4. Escolha o método de envio. ...
  5. Confirme seus dados e finalize o pedido.

Como Fazer Declaração de tutor?

Eu, _____________________________________________ portadora do RG _______________ e CPF _______________________ juntamente com meu conjugue _____________________________________________ RG __________________ e CPF ______________________, residentes na Rua _________________________________________________________ nº ...

Quais os 3 tipos de tutela?

Tutela de execução. 2.3. Tutela cautelar. 2.4. Tutela antecipada - generalidades.

Como nomear um tutor para seus filhos?

O direito de nomear tutor compete aos pais, em conjunto. A nomeação deve constar de testamento ou outro documento autêntico. É nula a nomeação de tutor pelo pai ou pela mãe que, ao tempo de sua morte, não tinha o poder familiar.

Qual documento comprova a guarda de um menor?

documentos que comprovem o exercício da guarda da criança (como atestado médico, cartão de vacina, documento de frequência escolar, etc); certidão de antecedentes criminais (negativa)

Quanto tempo demora um processo de guarda de menor?

QUANTO TEMPO DEMORA O PROCESSO DE GUARDA? O tempo médio de um PROCESSO DE GUARDA varia de 4 a 6 meses, mas em caso de acordo entre os pais da criança, o processo pode se dar em apenas 1 audiência. Se não há ACORDO ENTRE OS PAIS SOBRE A GUARDA DO FILHO, o processo pode durar até 1 ano.

Quem pode ser considerado responsável legal por menores?

2º Para os efeitos da presente Portaria, consideram-se responsável legal as seguintes pessoas: o pai, a mãe, o tutor, o curador ou o guardião. Art. 3º Para os efeitos da presente Portaria, consideram-se parentes os avós, tios, irmãos e cunhados, desde que maiores de 18 (dezoito) anos. Art.

Como fazer para passar a tutela de um filho?

Para obter a guarda do menor, é preciso provar que você tem condições de cuidar dele. Ou seja, demonstrar que você tem uma residência adequada, condições financeiras para sustentar a criança, boas relações com a família do menor, entre outros aspectos.

Qual documento comprova a tutela?

Qualquer pessoa pode solicitar a certidão de tutela e curatela, que será emitida pelo Registro Civil das Pessoas Naturais. Para isso, é necessário estar com os dados da pessoa em mãos, a exemplo do nome completo, filiação, RG e CPF.

Quem nomeia o tutor?

1.729. O direito de nomear tutor compete aos pais, em conjunto. Parágrafo único. A nomeação deve constar de testamento ou de qualquer outro documento autêntico.

Como funciona a tutela de um menor?

A tutela implica em todas as obrigações de assistência previstas para a guarda e pode ser instituída por testamento ou outro documento que siga as exigências da lei. Pode ser destituída caso o tutor descumpra seus deveres e obrigações ou nas demais hipóteses previstas na legislação.

Como funciona o processo de tutela?

Tutela: Um tutor é nomeado para proteger filhos menores em caso de morte dos pais ou perda do poder familiar. Art. 1.728 a 1766 do Código Civil. Curatela:Um curador é nomeado para proteger pessoas maiores de 18 anos que, por algum motivo, não tenham capacidade de tomar decisões.

Quais são os poderes de um tutor?

Outras prerrogativas do tutor, sem controle judicial prévio, a saber: I - representar o menor, até os dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-lo, após essa idade, nos atos em que for parte; II - receber as rendas e pensões do menor, e as quantias a ele devidas; III - fazer-lhe as despesas de subsistência e ...

Quais são os tipos de tutores?

A tutoria é um assunto muito amplo. Exatamente por isso existem também diversos tipos de tutores. O tutor pode ser semipresencial, bimodal e virtual.

O que significa pedir a tutela?

Significa que um juiz ou uma juíza permitiu que o autor obtenha antecipadamente algo que foi pedido no processo. De todo modo, a ação continuará tramitando até o seu julgamento final.

Quando se aplica a tutela?

A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

Quanto tempo demora um processo de tutela de urgência?

Quanto tempo leva para ser decidido um pedido liminar ou de tutela antecipada? Considerando-se a urgência dos casos envolvendo questões de saúde, as decisões são proferidas, em sua maioria, em até 72 horas da propositura da ação, podendo, inclusive, serem decididas no mesmo dia, dependendo de cada caso.

Como fazer um termo de responsabilidade de um menor?

Declaro para os devidos efeitos legais que AUTORIZO, na qualidade de ___________________________ (pai, mãe ou tutor legal), o/a menor _________________________________________________________________________, CPF nº: ____________________, a participar do Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas 2022.

Como dar entrada em curatela pela Defensoria Pública?

Um dos documentos necessários para se iniciar a requisição de curatela é a apresentação de relatório médico que ateste e comprove as alegações ou a justificativa quanto a impossibilidade de uma pessoa sobre as próprias decisões.

Qual é a diferença entre tutela e curatela?

Portanto, a principal diferença entre tutela e curatela está relacionada à idade da pessoa que será cuidada. A tutela se aplica aos menores de 18 anos; e a curatela é aplicada aos maiores de 18 anos. Além disso, na tutela não é necessário que o menor de 18 anos tenha alguma doença para ter um tutor.

Artigo anterior
Pode dar petisco para cachorro todo dia?
Artigo seguinte
Qual a carga horária mínima de um curso de extensão?