O que é prática da educação inclusiva?

Perguntado por: Ângelo Bruno Branco  |  Última atualização: 12. Juni 2025
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A educação inclusiva é uma prática muito importante para o desenvolvimento de todos e está, aos poucos, sendo cada vez mais adotada nas escolas. O objetivo é favorecer a diversidade e integrar todos os alunos no mesmo ambiente de aprendizagem, respeitando suas necessidades especiais e evitando separá-los dos demais.

O que são práticas de educação inclusiva?

pedagógica inclusiva, refere-se aos conhecimentos adquiridos, anteriormente, pelos alunos e ao papel do sistema de ensino. O primeiro consiste em respeitar o cabedal de conhecimentos do aluno e o seu desenvolvimento cognitivo, que emergem no decorrer das atividades de ensino e de aprendizagem.

Como colocar em prática a educação inclusiva?

É preciso tomar medidas concretas, como por exemplo:
  1. Adaptações físicas de acessibilidade. ...
  2. Oferecer diferentes tipos de materiais adaptados. ...
  3. Oferecimento de apoio e capacitação da equipe. ...
  4. Formação de redes de apoio. ...
  5. Tenha um projeto pedagógico que tenha a Educação inclusiva.

O que é educação inclusiva exemplos?

Um exemplo de educação inclusiva é a integração da educação especial dentro das escolas regulares, algo que tem se tornado cada vez mais recorrente no contexto atual. Desse modo, a escola favorece a integração de alunos com deficiência, valorizando a diversidade.

Como podemos definir educação inclusiva?

Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.

EDUCAÇÃO ESPECIAL - RESUMO | Semana Pedagógica

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Qual é o principal objetivo da inclusão?

É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso por meio da democratização dos espaços e serviços.

Qual é a diferença entre Educação Especial e educação inclusiva?

A principal diferença entre educação especial e inclusiva é que enquanto o público-alvo da primeira é limitado, voltado para pessoas com deficiência, a segunda abordagem reconhece que todos são diferentes dentro do ambiente escolar. Dessa forma, pessoas com ou sem deficiência aprendem juntos.

O que é educação inclusiva Segundo o MEC?

Educação Inclusiva - Apresentação

O objetivo é que as redes atendam com qualidade e incluam nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Atualmente, o programa está em funcionamento em 162 municípios-polo.

Qual o papel do professor no contexto da educação inclusiva?

Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, a fim de proceder à mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo.

O que diz a lei sobre educação inclusiva?

Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Como proporcionar uma educação inclusiva aos alunos?

Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a colocar a educação inclusiva em prática em suas salas de aula e na escola como um todo:
  1. 1) Seja flexível e adaptável. ...
  2. 2) Construa uma “base” ou “retiro” ...
  3. 3) Não policie o gênero. ...
  4. 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis.

São exemplos de atividades inclusivas?

Atividades inclusivas para as crianças
  1. Adaptando o brincar. Para crianças com deficiência visual, revista os brinquedos com texturas ou use objetos que produzam sons. ...
  2. Na cesta. ...
  3. Caixa dos sentidos. ...
  4. Cores e texturas. ...
  5. Piscina de bolinhas. ...
  6. Fui ao zoológico. ...
  7. Hockey macio. ...
  8. Pintura.

Quais são os três maiores desafios da educação inclusiva?

Alguns dos principais desafios incluem:
  • Infraestrutura inadequada nas escolas. ...
  • Formação insuficiente de professores. ...
  • Adaptação curricular. ...
  • Atendimento à diversidade. ...
  • Recursos financeiros limitados. ...
  • Parceria com a comunidade. ...
  • Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” ...
  • Plano Nacional de Educação (PNE)

Quem são os alunos da educação inclusiva?

Segundo a LDBEN, entre outros documentos, são os estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e os que possuem altas habilidades ou superdotação. Há uma política já bem estabelecida de inclusão desses estudantes nas escolas regulares.

O que é o conceito de inclusão?

Trata-se de designar um momento para a reflexão sobre um conjunto de políticas, projetos e atividades; preventivos e estruturantes, que objetiva construir uma cultura de direitos humanos em nosso país.

O que diz a Lei nº 9394 96 sobre educação especial?

De acordo com a LDB 9.394/96, em seu art. 59, a educação especial atende aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Qual é o público alvo da educação inclusiva?

Considera-se público-alvo do AEE: a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Quais são os 5 pilares da educação inclusiva?

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.

Quantos alunos podem ter em uma sala de aula com alunos especiais?

Artigo 2º - O número de alunos das salas de aula do ensino privado fundamental e médio que têm matriculado 1 (um) ou 2 (dois) alunos com necessidades especiais fica limitado a 20 (vinte) matrículas.

Qual a proposta de inclusão da escola?

Em outras palavras, a proposta da educação inclusiva é permitir a convivência respeitosa e diversificada no contexto escolar. Ela pode te levar, em um primeiro momento, a pensar nas Pessoas com Deficiência (PcD). Isso ocorre porque existia uma segregação em relação a esse grupo de estudantes.

O que a Bncc fala sobre a sala de AEE?

As competências que a BNCC exige para os alunos que já trabalhamos nas salas de AEE de maneira natural são: Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania, Comunicação, Autoconhecimento e Autocuidado, Empatia e Cooperação e Trabalho e Projeto de Vida (BNCC, 2018).

O que levou a escola iniciar a educação inclusiva?

A educação inclusiva aparece visando acabar com essa separação. Ela é a educação especial na escola regular para permitir a convivência e a integração social dos alunos com deficiência, favorecendo a diversidade.

O que não pode faltar em uma escola inclusiva?

Crie um ambiente inclusivo

Utilizar material didático que traga a questão da inclusão de pessoas com deficiência, usar recursos como filmes e palestras, além de outros materiais que demonstrem a diversidade. As crianças, bem como seus pais, devem sentir no ambiente escolar esse acolhimento e essa postura pró-inclusão.

O que é inclusão exemplo?

Um exemplo de inclusão social é a criação de programas de assistência social para grupos vulneráveis, como moradores de rua, pessoas em situação de extrema pobreza ou refugiados, que buscam reintegrá-los à sociedade, fornecendo abrigo, alimentação e oportunidades de emprego.

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