O que é política monetária contracionista?

Perguntado por: Inês Nascimento de Rodrigues  |  Última atualização: 13. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

Política Monetária Contracionista O Banco Central aumenta a taxa de juros para diminuir a demanda por crédito junto aos bancos, reduzindo a circulação de moeda da economia e, com isso, a redução da inflação devido a diminuição da demanda.

Qual a diferença entre política monetária expansionista e contracionista?

Como você já sabe, a política expansionista visa o estímulo econômico. Sendo assim, ela tem como intuito o crescimento econômico do país. Por outro lado, a política contracionista visa a desaceleração do crescimento da economia e a diminuição do consumo e dos investimentos.

O que é a política monetária expansionista?

O que é política monetária? Política monetária expansionista é o nome que se dá ao conjunto de práticas que têm como objetivo aumentar a liquidez de moeda na economia e reduzir os juros. Portanto, ela tem como meta estimular o consumo e a retomada da economia.

O que é uma política fiscal contracionista?

A política fiscal contracionista visa conter a inflação desenfreada, reduzir significativamente os déficits fiscais ou conter qualquer crescimento excessivo da economia. Nessa estratégia, o governo reduz os gastos públicos e, em geral, aumenta os impostos para retirar o dinheiro da economia como um todo.

Quais são as medidas contracionistas?

Medidas que fazem parte da política contracionista: Venda de títulos públicos (Open Market) Aumentar o Depósito Compulsório. Aumentar a taxa de Redesconto.

POLÍTICA MONETÁRIA: o que é e como funciona

24 questões relacionadas encontradas

O que é uma economia contracionista?

A política monetária contracionista é um conjunto de políticas que tem como objetivo principal conter o avanço da inflação. Isso é feito através do uso dos instrumentos de política monetária que o Banco Central utiliza para aumentar a taxa de juros, resultando em uma ancoragem da inflação.

Qual dos instrumentos a seguir é um exemplo de política monetária contracionista?

O depósito compulsório, também conhecido como recolhimento compulsório, é um dos instrumentos da política monetária.

Como funciona a política monetária?

A política monetária utiliza como instrumento principal a taxa básica de juros de curto prazo, que acaba direta ou indiretamente afetando todos os setores da economia. Outros instrumentos são o nível de depósitos compulsórios requeridos dos bancos ou intervenção direta no volume e nos prazos das operações de crédito.

Qual é a diferença entre política fiscal e política monetária?

Qual a diferença entre Política monetária e política fiscal? A política monetária diz respeito ao controle sobre a oferta de moeda. Já a política fiscal diz respeito ao controle da receita e dos gastos do governo.

Quais são os tipos de política fiscal?

A política fiscal pode ser de dois tipos: expansionista, quando o governo aumenta seus gastos ou reduz a tributação para aquecer a economia; e contracionista, quando o governo procura frear a economia do país, diminuindo sua demanda.

O que é M1 M2 M3 e M4?

M1: base monetária + depósitos à vista; M2: M1 + aplicações financeiras de curto prazo; M3: M2 + cotas de fundos de renda fixa; M4: M3 + outros títulos (ex.: títulos privados).

Quais são as medidas expansionistas?

São medidas expansionistas de política monetária [adotadas pelo governo]: I - venda de títulos públicos; II - compra de títulos públicos; III - redução do depósito compulsório; IV - elevação do depósito compulsório; V - redução da taxa de redesconto; VI - elevação da taxa de redesconto.

Como o governo promove uma política fiscal expansionista?

Política Fiscal Expansionista

Entre as ações adotadas neste tipo de Política Fiscal estão: o estímulo às exportações, diminuição da carga tributária para estimular o consumo e os investimentos, além de aplicar tarifas e barreiras às importações para valorizar a produção industrial nacional.

Quais são as 4 políticas econômicas?

As políticas econômicas podem ser classificadas em relação a diferentes critérios. Em relação ao objetivo, podemos classificá-las entre alocativa, distributiva, estabilizadora ou expansionista. A política econômica alocativa tem o objetivo de melhorar a alocação dos recursos na economia, aumentando a eficiência.

Quais são as 4 ferramentas da política monetária?

Tipos de Instrumentos da Política Monetária

Redesconto. Open Market. Depósito Compulsório.

Quais são os 5 instrumentos de política fiscal?

Quais são os conceitos básicos da política fiscal?
  • Resultado primário. Consiste na diferença entre as receitas primárias e as despesas primárias em um período.
  • Resultado nominal. É o resultado primário mais o pagamento líquido de juros. ...
  • Dívida líquida do setor público. ...
  • Taxa de juros.

Quem faz a política monetária?

A política monetária é uma forma de controle econômico utilizada para regular a oferta de moedas em circulação no país porque uma de suas principais metas é controlar a inflação no país. No Brasil, as políticas monetárias são executadas pelo Banco Central do Brasil.

Quais são os três objetivos da política monetária?

Os instrumentos de política monetária foram utilizados estritamente com a finalidade de manutenção das expectativas de inflação, e quando necessário, o Banco Central atuou para prover liquidez, oferecer hedge e garantir o regular funcionamento dos mercados cambial e, em coordenação com o Tesouro Nacional, de juros.

O que são políticas monetárias e fiscais?

Mais precisamente, a política monetária não tem quaisquer restrições e pode perseguir ativamente a estabilidade de preços. A política fiscal obedece às restrições impostas pela política monetária e pelo setor privado e se ajusta passivamente para alcançar o orçamento equilíbrio.

São instrumentos de uma política fiscal contracionista?

Algumas ações básicas de uma política fiscal contracionista são: Redução dos gastos governamentais. Congelamento dos gastos governamentais. Aumento dos tributos.

O que não é um instrumento de política monetária?

o empréstimo de redesconto, por parte do Banco Central, aos bancos comerciais.

Como se pode utilizar a política monetária para controlar a inflação?

Para combater a inflação de demanda, o governo tem que baixar a emissão monetária, diminuindo o estímulo ao consumo. Isso pode ser feito por meio da elevação da taxa básica de juros da economia, conhecida como taxa Selic.

Como a política monetária afeta a economia?

A política monetária atua também por meio de variações na riqueza dos agentes econômicos em virtude de alterações da taxa de juros. Por exemplo, um aumento nas taxas de juros, ao desestimular a atividade econômica e o lucro das empresas, tende a diminuir o preço das ações.

O que é uma política monetária restritiva?

A Política Monetária Restritiva refere-se à redução da oferta de moeda (base monetária) na economia, resultando em um aumento da taxa de juros. Como consequência, a política monetária contracionista provoca a redução da produção e dos níveis de emprego.

O que é contracionista?

O que é Política Contracionista

Política Contracionista é um conjunto de medidas feita pelo Governo, com o intuito de diminuir o alto crescimento do mercado econômico, além de controlar inflação e circulação de moeda.

Artigo anterior
O que significam as letras do câmbio automático?
Artigo seguinte
Como usar o Profundimetro?