O que é política econômica e quais seus objetivos?

Perguntado por: Joaquim Álvaro de Macedo  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

Os principais objetivos da política econômica são manter o equilíbrio da economia e promover o seu crescimento sustentável, a fim de garantir o bem-estar da sociedade. Eles podem ser atingidos por meio do controle da inflação, da geração de empregos, da estabilização da moeda ou da taxa de juros.

Qual é o objetivo da política econômica?

Objetivos da política econômica

O objetivo máximo da política econômica é contribuir para o crescimento econômico do país e gerar bem estar na população. ... Além disso, o governo também precisa promover o crescimento econômico de uma maneira sustentável.

O que é política econômica do governo?

A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países.

Quais são os tipos de política econômica?

Confira as 4 principais políticas econômicas do Governo
  • Política de Renda. Visa elevar o poder de consumo de toda a população através das trocas financeiras. ...
  • Política Fiscal. ...
  • Política Cambial. ...
  • Política Monetária.

Quais são os principais instrumentos de política econômica?

A política econômica de um país se subdivide em instrumentos. No Brasil, são três instrumentos principais: a política cambial, a política monetária e a política orçamentária. Cada um desses instrumentos aborda um determinado ponto da economia do país e juntos determinam os rumos econômicos da nação.

O que é política econômica? Política fiscal, monetária e cambial

41 questões relacionadas encontradas

Quais as naturezas dos instrumentos de política econômica?

Instrumentos da Política Econômica

Esse mix é composto por políticas fiscais, monetárias, de renda e até externas. ... A política monetária, por sua vez, diz respeito à quantidade de dinheiro em circulação e às taxas de juros. Por exemplo, o Banco Central pode emitir mais moeda para afetar a inflação.

O que são instrumentos de política?

Os instrumentos de política monetária são mecanismos utilizados pelo Banco Central com a responsabilidade de conduzir a política monetária para controlar a oferta da moeda e a taxa de juros.

Quais são as políticas econômicas do Brasil?

As 3 principais políticas econômicas no Brasil: fiscal, monetária e cambial.

Quais são as 4 políticas Macroeconomicas?

São quatro as principais metas da macroeconomia no Brasil: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.

Quais são os tipos de políticas públicas?

Os tipos de políticas públicas
  • Políticas públicas distributivas. ...
  • Políticas públicas redistributivas. ...
  • Políticas públicas regulatórias. ...
  • Políticas públicas constitutivas.

Qual é a diferença entre política econômica e política social?

A política social ganha uma nova dimensão ao se transformar em um instrumento fundamental para o processo redistributivo, considerado necessário para a estabilidade e o crescimento econômicos. Reduz-se fortemente, portanto, sua função compensatória dos efeitos negativos provocados pela política econômica.

Quais são as principais causas da inflação?

"A inflação pode ter uma causa monetária (impressão de dinheiro pelo governo), pode ter causas psicológicas (agentes ajustam o preço porque acham que outro também vai ajustar) e pode ter uma causa real (um desajuste entre a oferta e a demanda por bens e serviços)."

Que são as falhas de mercado?

Na economia, a falha de mercado é uma situação na qual a alocação de bens e serviços por um mercado livre não é eficiente, frequentemente levando a uma perda líquida de bem-estar social. ... Mas de qualquer forma, se existe uma falha de mercado, o resultado não é Pareto eficiente.

Quais são os cinco mercados da macroeconomia?

A estrutura macroeconômica se baseia em cinco grandes mercados. O mercado de bens e serviços, o mercado de trabalho, o mercado monetário, o mercado de títulos e o mercado de divisas.

Quais os principais indicadores agregados que são objetos da macroeconomia?

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Quais são as políticas sociais?

Alguns exemplos de políticas sociais incluem: pensões do governo, assistência social para os pobres, vale-alimentação, iniciativas de moradia a preços acessíveis, assistência médica, benefícios de desemprego, leis de igualdade de oportunidades, leis antidiscriminatórias e iniciativas políticas destinadas a beneficiar ...

São instrumentos da política monetária exceto?

Emitir papel moeda para atender a demanda da população pelo papel moeda. Redução dos gastos públicos para reduzir a inflação de demanda. ... Redução da taxa de juros para incentivar o crédito e acelerar a economia.

Quais são as funções do Banco Central e quais os instrumentos de que dispõe para operar a política monetária?

Os instrumentos de que dispõe para operar a política monetária são: controle das emissões: o Banco Central controla, por força de lei, o volume de moeda manual da economia; ... O Banco Central mantêm um carteira de títulos para realizar operações reguladoras da oferta monetária.

Quais são os principais instrumentos da política fiscal?

Os principais instrumentos da política fiscal são:
  • Os gastos governamentais, que incluem os subsídios;
  • A tributação, que é derivada da arrecadação de impostos.

Quais são as principais fontes de crescimento econômico?

Atualmente, as principais fontes de crescimento econômico são capital físico, capital humano e tecnologia.

Por que externalidades são falhas de mercado?

Quando os resultados do mercado afetam outros agentes que não participam dele diretamente como compradores e vendedores, os efeitos gerados são denominados externalidades. Externalidades levam o mercado a ser ineficiente e portanto este falha em maximizar o uso dos recursos e o excedente total.

O que se entende por falhas de governo?

Falha do Estado (ou falha de não-mercado) é a analogia do sector público à falha do mercado e ocorre quando uma intervenção do Estado provoca uma alocação mais ineficiente de bens e recursos, que não ocorreria sem a intervenção. ... Uma falha do Estado pode ser no lado da demanda ou do lado da oferta.

Como o Estado intervém quando há falhas de mercado?

Praticamente a intervenção do governo justifica-se pelas falhas de mercados em razão da ineficiência econômica e da não equidade na distribuição de renda. ... Logo, o governo intervém na economia, porque os mercados não funcionam bem, distorcendo o processo de alocação de recursos".

Quais são as duas forças principais que afetam a inflação?

Há duas forças principais que afetam a inflação: custos e demanda. Do lado dos custos, podemos citar reajustes nos preços dos chamados insumos básicos (como energia elétrica e combustíveis).

Quais são os efeitos da inflação?

A inflação também dificulta o cálculo econômico e cria ineficiência, pois prejudica a tomada de decisão num ambiente de incerteza. Também afeta o comércio. ... "A inflação pode distorcer preços relativos, reduzir investimentos, atrapalhar o planejamento de longo prazo, redistribuir renda, entre outros efeitos nocivos."

Artigo anterior
Como instalar uma nova fonte no Windows?
Artigo seguinte
O que é distância de reação?