O que é Polissíndeto é um exemplo?
Perguntado por: Violeta Paiva Teixeira | Última atualização: 10. März 2025Pontuação: 4.6/5 (45 avaliações)
O que é polissíndeto? Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)
Quais são os exemplos de polissíndeto?
- O uso do polissíndeto possibilita a criação de orações coordenadas sindéticas, ou seja, orações que estão ligadas através de conjunções coordenativas. Mediante as conjunções usadas, as orações coordenativas sindéticas podem ser classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
O que é Assíndeto e exemplos?
Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.
Qual é a função do polissíndeto?
Polissíndeto é uma figura de linguagem que repete o uso de uma mesma conjunção para gerar um efeito de intensidade no enunciado e de continuidade do discurso. Por isso, essa figura é classificada como figura de sintaxe (ou figura de construção), já que afeta a estrutura do discurso.
Qual a diferença de Assíndeto e polissíndeto?
Assíndeto é a figura de linguagem cuja função expressiva é omitir os conectivos em uma oração. Polissíndeto tem a função de repetir o mesmo conectivo ao longo do período.
O QUE É POLISSÍNDETO ?
Como identificar um Assindeto?
Assíndeto é a figura de linguagem usada quando há omissão de conjunções coordenativas que ligariam elementos ou orações coordenadas, isto é, aquelas que são independentes entre si. Assim, essas orações aparecem encadeadas, mas sem as conjunções que fariam a conexão entre elas.
Quais são os tipos de conjunção?
Conjunção: E, mas, ou, logo, pois, que, como, porque - UOL Educação.
Qual é a diferença entre Assindeticas e Sindetica?
Quando as orações não são ligadas entre si por conectivos, são chamadas de orações coordenadas assindéticas. Quando as orações são ligadas por conectivos, são chamadas de orações coordenadas sindéticas.
O que é uma figura de linguagem anáfora?
Anáfora é o nome utilizado para a repetição de uma mesma palavra como recurso expressivo — figura de linguagem — e, também, para nomear a ferramenta linguística de retomar um referente anterior no texto.
Quais são os tipos de conjunções coordenadas?
Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.
O que é figura de sintaxe exemplos?
As figuras de sintaxe estão associadas à estrutura da frase. Elipse, hipérbato, silepse, polissíndeto, anáfora e pleonasmo são exemplos desse tipo de figura de linguagem. Figuras de sintaxe atuam na estrutura da frase.
Quais são os tipos de figuras de linguagem?
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
Quais são os 3 tipos de conjunção?
Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
O que é uma conjunção exemplo?
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.
São exemplos de catacrese :*?
- O dente de alho;
- A batata da perna;
- O salto de pico fino;
- A pele do tomate;
- O fio de azeite;
- A boca da garrafa;
- O braço do sofá;
- As maçãs do rosto;
É um exemplo de metonímia?
Exemplos de metonímia
A expressão “beber uma garrafa” é uma metonímia. Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação.
O que é figura síntese?
O que são Figuras de Sintaxe? As Figuras de Sintaxe, também chamadas de figuras de construção, são recursos associados à organização e estrutura gramatical das frases. Elas são classificadas em assíndeto, polissíndeto, anacoluto, apóstrofe, elipse hipérbato, pleonasmo, silepse e zeugma.
O que é uma elipse verbal?
Figura de linguagem que utiliza a omissão do termo na oração
A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.
O que é a figura de linguagem zeugma?
Zeugma é uma figura de linguagem na qual um termo já expresso no enunciado seria repetido, mas acaba sendo omitido. Isso ocorre porque a repetição seria desnecessária, já que esse termo fica subentendido no enunciado a partir do contexto.
O que é o que é aliteração?
A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais ou sílabas, para remeter a um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto.
O que é assonância exemplo?
A assonância, considerada como uma figura de som, se dá especificamente pela repetição de sons vocálicos, que causam uma certa sonoridade: Juro que não acreditei, eu te estranhei/Me debrucei sobre teu corpo e duvidei/E me arrastei e te arranhei/E me agarrei nos teus cabelos” (Atrás da Porta – Chico Buarque).
Qual o papel do mediador e conciliador?
Quem comprou o WhatsApp 2019?