O que é pleura e qual sua função?

Perguntado por: Lara Doriana Pinto Rocha Barros  |  Última atualização: 1. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

A pleura é, portanto, essencial para a proteção dos pulmões e para garantir a adequada ventilação pulmonar durante a respiração. Assegura que os pulmões estejam abertos às trocas gasosas e possam realizar seus movimentos sem sofrerem lesões decorrentes de atritos com a caixa torácica.

O que é pleura e para que serve?

A pleura é uma membrana fina e transparente composta por duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica. A camada da membrana que reveste os pulmões fica em contato direto com a camada que reveste a parede torácica.

O que são pleuras e quais as suas divisões?

A pleura é a serosa que envolve o pulmão e é constituída por dois folhetos, o parietal e o visceral, que são contínuos na região do hilo do pulmão. Ambos são formados por mesotélio e uma fina camada de tecido conjuntivo, que contém fibras colágenas e elásticas.

O que é pleura e líquido pleural descrevendo suas funções?

A função do líquido seroso que é segregado pela pleura é a lubrificação e facilitação dos movimentos dos pulmões durante a mecânica da ventilação pulmonar. As pressões que agem sobre o pulmão nas diversas fases do ciclo necessário à ventilação pulmonar são também transmitidas à cavidade pleural.

Quais são as doenças da pleura?

Dentre as causas mais comuns de derrame pleural estão a tuberculose, o câncer e a pneumonia. ​O derrame pleural é a presença excessiva de líquido no espaço pleural (entre o pulmão e as costelas).

Vídeo Aula 141 - Anatomia Humana - Sistema Respiratório: Pleuras, Derrame Pleural e Pneumotórax

19 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas de inflamação na pleura?

Principais sintomas
  • Dor intensa e constante na região do peito ou costelas;
  • Dor que piora ao respirar fundo, tossir ou espirrar;
  • Sensação de falta de ar;
  • Tosse constante;
  • Febre persistente.

Qual é a divisão da pleura?

A pleura parietal é dividida em partes costal, mediastinal, diafragmática e cúpula da pleura. A parte costal da pleura parietal (pleura costal) reveste a superfície interna da parede torácica.

O que é cavidade pleural e o que contém nela?

Hoje ela descreve as duas finas membranas conhecidas como pleuras visceral e parietal, que envolvem os pulmões. A cavidade pleural é um espaço potencial entre estas duas membranas, que é criada quando a pleura serosa cobre o pulmão e se dobra sobre si mesma, deixando uma pequena bolsa líquida ou aérea.

Qual é a função dos alvéolos?

Função no aparelho respiratório

Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essas estruturas redondas e pequenas ficam em uma região do pulmão de grande vascularização, ou seja, por onde passa muito sangue. Quando inspirado, o oxigênio se espalha pelo sangue.

O que é a pressão pleural?

Pressão intrapleural: É a pressão encontrada na cavidade pleural. Essa pressão é negativa; isso causa a aderência entre as pleuras. Quando essa pressão se torna mais negativa, o pulmão tende a se expandir. Quando essa pressão se torna menos negativa (mais ainda assim negativa) o pulmão tende a se retrair.

Quais são as membranas que revestem o pulmão?

A pleura é uma membrana fina que reveste os pulmões e a caixa torácica, com o objetivo de manter esse órgão sempre bem lubrificado, ajudando nos movimentos relacionados à respiração. Quando a pleura fica inflamada, o paciente recebe o diagnóstico de pleurisia, que também pode ser chamada de pleurite.

O que são os Bronquiolos?

Os bronquíolos são estruturas que compõem o aparelho respiratório dos seres humanos e animais superiores, e consistem em ramificações dos brônquios intrapulmonares que penetram nos alvéolos pulmonares. A primeira geração dos bronquíolos, chamada de bronquíolos primários, origina a via aérea de um lóbulo pulmonar.

O que água na pleura pode causar?

O derrame pleural é uma enfermidade que pode causar muito desconforto ao paciente, limitando sua capacidade respiratória, por causar dor ao respirar. O excesso de líquido entre as pleuras é o que gera este quadro clínico, aumentando a pressão nos pulmões que não conseguem se mover plenamente na caixa torácica.

O que pode causar um derrame pleural?

Causas de derrame pleural

Câncer, infecções como pneumonia, pancreatite e tuberculose, artrite reumatoide, sangramentos, lúpus, doenças cardíacas, renais ou hepáticas, como a cirrose. Cóagulos nos vasos do pulmão (embolia pulmonar) são também causas possíveis da enfermidade.

O que é câncer de pleura?

O derrame pleural maligno é causado por um câncer que cresce no espaço pleural. Cerca da metade dos pacientes com câncer apresentam derrame pleural. Mais de 75% dos pacientes com derrame pleural maligno tem linfoma, câncer de mama, pulmão ou ovário.

Qual é a função do bronquíolos?

Eles são responsáveis por fazer a conexão da traqueia com os pulmões, conduzindo o ar. Os brônquios se dividem progressivamente em ramificações menores até atingirem tamanhos muito pequenos, recebendo o nome de bronquíolos.

O que são os brônquios e os bronquíolos?

Os brônquios são órgãos do sistema respiratório, que ligam a traqueia aos pulmões. São dois tubos cartilaginosos que levam o ar aos pulmões, onde se ramificam em tubos cada vez menores chamados bronquíolos.

O que os bronquíolos fazem?

Cada pulmão tem cerca de 30.000 bronquíolos, eles consistem nas menores vias aéreas encontradas nos pulmões. ... A função dos bronquíolos é transportar o ar que respiramos até os alvéolos pulmonares, onde ocorre a hematose, ou seja, o processo de trocas gasosas.

Qual é o nome da membrana que envolve os pulmões?

A pleura é, portanto, essencial para a proteção dos pulmões e para garantir a adequada ventilação pulmonar durante a respiração. Assegura que os pulmões estejam abertos às trocas gasosas e possam realizar seus movimentos sem sofrerem lesões decorrentes de atritos com a caixa torácica.

Onde sente dor no pulmão?

Geralmente, quando uma pessoa diz que tem dor no pulmão, significa que tem uma dor na região do peito, isto porque o pulmão quase não tem receptores de dor.

Qual é a saída de ar dos pulmões?

Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico.

Qual a pressão intrapleural normal?

Pressão intrapleural: é a pressão existente entre a pleura parietal e visceral, é sempre negativa, pois existe uma drenagem constante do líquido intersticial pelos ductos linfáticos, sendo no repouso – 5cm H2O.

O que é a pressão Intrapulmonar?

A pressão intrapulmonar diminui na inspiração, fazendo com que o ar entre nos pulmões. Quando o ar entra, a pressão atmosférica e a intrapulmonar ficam, temporariamente, equilibradas.

O que ocorre com a pressão pleural em um pneumotórax?

No pneumotórax, o ar de fora do tórax ou do próprio pulmão entra no espaço pleural através dos planos do tecido mediastinal ou através de perfuração pleural direta. A pressão intrapleural aumenta, e o volume pulmonar diminui.

O que são os alvéolos?

Significado de Alvéolo

substantivo masculino Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas. Cavidade dos ossos maxilares em que se engasta a raiz do dente. Cavidade no tecido pulmonar. Geomorfologia.

Artigo anterior
O que é inri?
Artigo seguinte
Como eliminar poros do nariz?