O que é pleonasmo e exemplos?
Perguntado por: Verónica Sofia Simões Vicente Antunes | Última atualização: 23. Februar 2022Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)
É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.
Quais são os tipos de pleonasmo?
Existem dois tipos de pleonasmos, caracterizados de acordo com a intenção de seu uso: o literário e o vicioso. O pleonasmo literário é uma figura de linguagem, usado intencionalmente para reforçar a ideia contida na frase. Já o pleonasmo vicioso é um vício de linguagem.
Quando usar o pleonasmo?
O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.
O que é redundância e exemplos?
O que é uma redundância:
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
Qual a diferença de redundância é pleonasmo?
A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.
? Figura de linguagem: Pleonasmo [Prof. Alda]
O que é um paradoxo exemplo?
Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que, mesmo opostas no sentido, vão se fundir num mesmo enunciado. ... Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
O que é ambiguidade é um exemplo?
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
É errado usar redundância?
No geral, a redundância deve ser evitada, pois pode passar a impressão de que o texto está fraco e vazio, por ficar dando voltas na mesma conclusão.
Como identificar uma redundância?
Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.
O que é redundância em um texto?
O texto redundante, assim como na oralidade, é aquele que utiliza muitas frases para expressar uma ideia que já ficou explícita no discurso, que traz repetição e excesso de palavras para passar uma única mensagem.
Como por exemplo pleonasmo?
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos. ... Nesse caso, estaríamos diante de um pleonasmo vicioso.
O que é Assonancia e exemplos?
São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
É errado falar pleonasmo?
A palavra pleonasmo vem do grego. Na língua de Platão e Aristóteles, quer dizer superabundância. Em bom português: repetição de uma ideia com palavras diferentes. ... Aí, deixam de ser figuras de linguagem e passam a ser vício.
Quais são os tipos de onomatopeia?
- Ratimbum: som de instrumentos musicais (Ra = caixa, tim = pratos, bum = bombo)
- Tic-tac: som do relógio.
- Toc-toc: som de bater na porta.
- Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando.
- Buááá: ruído de choro.
- Atchim: barulho de espirro.
- Uhuuu: grito de felicidade ou adrenalina.
O que é pleonasmo semântico?
Também denominado pleonasmo de reforço, estilístico ou semântico, trata-se do uso do pleonasmo como figura de estilo para enriquecer algo num texto. Grandes autores usam muito este recurso. Nos seus textos os pleonasmos não são considerados vícios de linguagem, e sim pleonasmos literários.
Como evitar a redundância?
Basicamente, para evitar a redundância, basta apenas não dizer a mesma coisa duas vezes ou mais em uma mesma sentença. Não é possível “encarar” de costas ou de lado, por exemplo, então, é desnecessário dizer que alguém “encarou de frente” um problema, já que a palavra “encarar” já significa olhar de frente.
O que é uma frase redundante?
Redundante é um adjetivo de dois gêneros, utilizado para descrever algo em que as informações já tenham sido ditas, tornando-se repetitivo, em excesso. A palavra faz referência ao termo redundância, que significa o uso excessivo de palavras ou expressões similares.
O que é a redundância na comunicação?
Redução da informação da mensagem devido à repetição de unidades ou grande previsibilidade dessas unidades com o objetivo de equilíbrio dos efeitos provocados pelo ruído (interferências, obstáculos à transmissão da mensagem) na comunicação.
Qual a diferença entre redundância e ambiguidade?
O pleonasmo consiste em intensificar o significado de um elemento do texto por meio da redundância, isto é, da repetição da ideia já expressa por esse elemento. II. A ambiguidade não pode ser considerada um vício de linguagem, já que não provoca qualquer tipo de dificuldade para a interpretação de um texto.
É errado usar tão?
advérbio Em que grau; de que maneira; em que quantidade; geralmente, utilizado para expressar uma relação de igualdade: tão triste, que me entristecia vê-la; tão caridoso, que emocionava a multidão. ... Etimologia (origem da palavra tão).
Qual sinônimo de redundância?
2 prolixidade, difusão, eloquência, facundidade, logorreia, loquacidade, verborragia, verbosidade. Superabundância: 3 abundância, superfluidade, demasia, exagero, excesso, exorbitância, nimiedade, sobejidão, superabundância.
Como identificar ambiguidade em uma frase?
Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.
O que é uma coisa ambígua?
Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. Alguma coisa que pode ter múltiplos significados. Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.
O que é ambiguidade resposta?
Podemos resumir o conceito de ambiguidade como um duplo sentido em uma mesma sentença ou frase. É quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.
Quais as principais características da luta marajoara?
Quantas dias na semana posso pular corda?