O que é Pleiotropia e exemplos?

Perguntado por: Clara Pinto Garcia  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

A pleiotropia é um processo em que um único par de alelos (formas alternativas de um determinado gene) atua na manifestação de diversas características. Ela se difere da interação gênica pelo fato de a interação apresentar vários genes determinando uma única característica.

O que é pleiotropia dê exemplos?

Resumindo, pleiotropia é um par de alelos que condiciona mais de um caráter. Outro exemplo, e mais simples, é o das cebolas vermelhas e brancas: As vermelhas são resistentes a ação de determinado fungo parasita, já as brancas não.

É um exemplo de gene pleiotrópico em humano?

Pleiotropia em Humanos

Um exemplo de gene pleiotrópico em humano é o que causa a Síndrome de Marfan. Os portadores do alelo dominante que ocasiona a síndrome apresentam aracnodactilia, dedos longos, finos e curvos. Além de anomalias ósseas e problemas nos olhos, coração e pulmões. Outro exemplo é a fenilcetonúria.

O que pleiotropia e quais as doenças causadas por genes Pleiotropicos?

Nos humanos, constituem exemplos de pleiotropia a síndrome de Laurence-Moon-Biedl, caracterizada por obesidade, demência e hipoplasia genital e a síndrome de Marfan, na qual o indivíduo apresenta aracnodactilia (dedos longos e com imagem radiográfica que lembra uma teia de aranha), defeitos cardíacos e malformações ...

O que é ação Pleiotrópica?

A pleiotropia, também denominada por efeito pleiotrópico, é um fenômeno genético em que um único gene possui controle sobres às manifestações de várias características. ... Sua ação ocorre de forma contrária às interações gênicas, visto que essa proporciona interações de dois ou mais genes reguladores frente a um caráter.

Pleiotropia - Genética - Biologia com o Tubarão

22 questões relacionadas encontradas

Por que o gene que determina a síndrome de Marfan tem efeito Pleiotrópico *?

Uma anomalia genética humana chamada síndrome de Marfan é causada por uma mutação em somente um gene, no entanto afeta muitos aspectos do crescimento e desenvolvimento, incluindo altura, visão e funcionamento cardíaco. Esse é um exemplo de pleiotropia, ou um gene afetando múltiplas características.

O que é Polialelia exemplos?

O exemplo de polialelia mais conhecido são os diferentes grupos sanguíneos. Como todos sabem, existem na nossa espécie indivíduos que possuem sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. Os tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes para um único gene: IA, IB e i.

Qual a definição de Codominância?

A codominância ocorre quando os dois alelos expressam-se em heterozigose e, diferentemente da dominância incompleta, não é formado um fenótipo intermediário. Nesse caso, o fenótipo apresenta características dos dois alelos, que estão ativos e independem um do outro.

Quais doenças são causadas por genes letais nos seres humanos?

Há genes letais no homem, que se manifestam depois do nascimento, alguns na infância e outros na idade adulta. Na infância, por exemplo, temos os causadores da fibrose cística e da distrofia muscular de Duchenne (anomalia que acarreta a degeneração da bainha de mielina nos nervos).

O que é uma herança poligênica?

Herança poligênica ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, cada um com efeito aditivo sobre o outro. Graças a esse tipo de interação existe uma variedade muito grande de fenótipos e genótipos para algumas características.

Quais são os tipos de interação gênica?

Interação gênica
  • A interação gênica ocorre quando dois ou mais genes interagem, colaborando, assim, para o surgimento de determinada característica. ...
  • A epistasia, a herança complementar e a herança quantitativa são exemplos de interações gênicas.

O que é uma Fenocopia?

Fenocópia ocorre quando um fenótipo, produzido pelo ambiente, simula o efeito de uma conhecida mutação. Acredita-se que agentes ambientais influenciem as mesmas reações química que a mutação, e produzem o mesmo efeito da mutação. Ao contrário da mutação, fenocópias não são hereditárias.

O que é um gene Holandrico?

Herança ligada ao cromossomo Y ou herança restrita ao sexo é a que se refere aos genes localizados somente no cromossomo Y, chamados de genes holândricos.

O que é um fenômeno inverso ao da Pleiotropia?

(UEPG - adaptada) É um fenômeno inverso ao da pleiotropia: Interação gênica.

Em que situação o gene para acondroplasia e letal?

→ Exemplos de alelos letais

Além da doença de Tay-Sachs, a acondroplasia também é um exemplo de problema desencadeado por um alelo letal. Se os alelos para acondroplasia, que são dominantes, aparecerem em homozigose, o embrião morrerá antes mesmo do nascimento. Se o alelo aparecer em dose simples, ocorrerá o nanismo.

O que faz um gene ser letal?

Gene letal é um gene que, quando presente, provoca a morte pré ou pós nascimento, ou produz uma deformidade tão grave que levará o indivíduo à morte.

Por que a DMD é considerada uma condição letal genética que características definem uma condição como sendo geneticamente letal?

Os pacientes com DMD têm uma inteligência média com desvio L. Por que a DMD é considerada uma condição letal genética? Que padrão de aproximadamente 1 abaixo da média e quase um terço deles características definem uma condição como sendo geneticamente têm algum grau de retardo mental.

Qual a definição de Heterozigose?

Os heterozigotos ou híbridos, como também são chamados, são organismos que apresentam alelos diferentes no mesmo loco em cromossomos homólogos. ... Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, consiste em um homozigoto. Mas, se os alelos são diferentes, o indivíduo é chamado de heterozigoto.

O que se entende por genótipo?

Genótipo é um termo usado para se referir à constituição genética de um indivíduo. Em outras palavras, podemos dizer que o genótipo se refere à soma de todos os genes encontrados em um indivíduo. O genótipo se refere à constituição genética de um indivíduo.

O que vem a ser Monoibridismo?

Significado de Monoibridismo

substantivo masculino Genética. Mono-hibridismo. Cruzamento (entre dois animais ou duas plantas) efetuado em apenas um par de genes, entretanto, a diferença pode ser percebia a partir do seu caráter hereditário. Etimologia (origem da palavra monoibridismo).

Por que o sistema ABO é um exemplo de polialelia?

O sistema ABO é um exemplo clássico de polialelia, pois três alelos diferentes determinam quatro diferentes tipos sanguíneos.

O que caracteriza a síndrome de Marfan?

Manifestações clínicas da síndrome de Marfan
  1. Estatura elevada/escoliose/pé chato/deformidades torácicas.
  2. Braços, pernas, mãos e dedos alongados (aracnodactilia)
  3. Deformidade torácica.
  4. Curvatura da coluna espinhal/apinhamento dental.

O que ocorre na síndrome de Marfan?

A síndrome de Marfan é um distúrbio raro do tecido conjuntivo que causa anomalias nos olhos, nos ossos, no coração, nos vasos sanguíneos, nos pulmões e no sistema nervoso central. A síndrome é causada por mutações no gene que codifica uma proteína chamada fibrilina.

Quem tem síndrome de Marfan pode ter filhos?

A probabilidade é elevada, de pelo menos 50%. Qualquer mulher com Sd. de Marfan precisa procurar um cardiologista habilitado antes de pensar em engravidar, para que seja orientada de maneira adequada e que tenha todos os riscos relacionados com a gestação muito bem definidos e especificados.

O que é um gene autossômico?

Autossómico significa a presença do par de genes num par de cromossomas que não aquele que determina o sexo, portanto quer os indivíduos do sexo feminino quer do sexo masculino poderão ser afectados.

Artigo anterior
Quanto ocupa 1 hora de vídeo 1080p?
Artigo seguinte
O que é o medicamento metotrexato?