O que é plântula?

Perguntado por: Hélder Fernando Neves Leal Loureiro  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (45 avaliações)

A plântula é o embrião vegetal já desenvolvido e ainda encerrado na semente ou também, planta recém-nascida.

O que é uma plântula?

A plântula é uma pequena planta resultante do desenvolvimento inicial do embrião. Considera-se plântula quando a maior parte dos compostos necessários para o seu desenvolvimento ainda são oriundos dos cotilédones, ou seja, quando mais de 50% dos cotilédones ainda estão presentes e funcionais.

O que é uma plântula normal?

Uma plântula deve ser considerada normal quando apresentar suas estruturas essenciais intactas, com defeitos em menos de 50% do tecido e com infecção, desde que a semente não seja a fonte da mesma.

O que é emergência de plântulas?

Resumo: Germinação e emergência de plântulas é o ponto de partida para o crescimento e processo de desenvolvimento de todas as plantas de cultivo anual, portanto, é necessária uma boa germinação e emergência de sementes se for alcançado alto rendimento.

Quais é a primeira parte da plântula a se desenvolver Porquê?

A primeira parte do embrião que emerge é a radícula, o que possibilita a fixação da planta em desenvolvimento no solo.

Diferença de plântula e planta

33 questões relacionadas encontradas

Quais os tecidos são responsáveis pelo crescimento da plântula?

Após a emergência, o crescimento de raízes primárias de plântulas depende da atividade dos meristemas apicais. Na região apical das raízes é possível observar três regiões distintas (Figura 7): a zona meristemática, a zona de alongamento e a zona de maturação.

Qual a primeira estrutura a emergir da semente?

Durante a germinação, a primeira estrutura a emergir da semente é a raiz. A germinação da semente é o processo de retomada do crescimento do embrião. Para que esse crescimento ativo volte acontecer, a semente deve ser submetida a alguns processos, como a embebição, que se caracteriza pela entrada de água na semente.

O que é porcentagem de germinação?

A percentagem da germinação das sementes pode variar em função das condições ambientais. A pureza das sementes refere-se às sementes pertencentes à espécie desejada, ou seja, excluído toda as “sujeiras” (sementes de plantas daninhas, ovos de insetos, terra, etc..).

O que são os cotilédones?

A) Cotilédones

Os cotilédones originam-se do próprio zigoto, fazem parte do embrião e corresponde a primeira estrutura semelhante à folha (protófilo) ou o primeiro par de folhas embrionárias, das Angiospermas e Gimnospermas.

Para que uma plântula possa continuar seu desenvolvimento até Tornar-se uma planta normal deve apresentar quais estruturas essenciais?

Para que uma plântula possa continuar seu desenvolvimento até tornar-se uma planta normal deve apresentar as seguintes estruturas essenciais: sistema radicular (raiz primária e em certos gêneros raízes seminal), parte aérea (hipocótilo, epicótilo, mesocótilo) (Poaceae), gemas terminais, cotilédones (um ou mais) e ...

Qual a importância das substâncias de reserva para o desenvolvimento da plântula?

As reservas das sementes têm basicamente duas funções que se relacionam com a manutenção do embrião e com o seu desenvolvimento ate a formação de uma plântula que apresente a capacidade de se manter de forma autotrófica.

O que a raiz absorve?

A raiz, juntamente com o caule e as folhas, compõe a parte vegetativa das plantas, ou seja, aquela que não está envolvida na reprodução. Suas principais funções são a absorção de água e nutrientes e a fixação da planta no solo.

O que é Fotoblastia?

Fotoblastismo refere-se ao fenômeno responsável pela germinação de sementes em presença da luz. A luz e a temperatura são dois fenômenos naturais considerados muito importantes com relação à biologia das plantas e também com relação à germinação de sementes.

O que é estiolamento de plantas?

O processo de estiolamento consiste no crescimento da planta inteira ou de apenas alguns ramos na ausência da luz (BASSUK & MAYNARD, 1987).

Porque o endosperma e Triploide?

O endosperma (ou albúmen, como também é conhecido) é um tecido de armazenamento de nutrientes e está presente na maioria das plantas angiospermas. É triplóide (3n), sendo produto da fusão dos dois núcleos polares do óvulo e um núcleo de gameta masculino.

O que são cotilédones e quando surgiu?

Cotilédones são o primeiro par de folhas embrionárias que surgem dos embriões das espermatófitas, irrompendo durante a germinação das sementes.

Onde ficam os cotilédones?

Os cotilédone são as primeiras folhas dos embriões das plantas com sementes, ou seja, são folhas embrionárias que também se formam a partir do zigoto, fazendo parte do embrião da semente e, podem tornar-se as primeiras folhas de uma planta. Possuem em sua maioria estruturas diferentes das outras folhas.

Como identificar cotilédones?

O número de cotilédones difere nos dois tipos de plantas, sendo a base para a classificação principal de monocotiledôneas e dicotiledôneas. Enquanto as monocotiledôneas têm apenas um cotilédone, os dicotiledôneas têm dois. Os cotilédones são as primeiras folhas que surgem no embrião das plantas.

Qual o percentual de germinação das sementes?

“Essas são as garantias mínimas, mas o produtor precisa de uma semente com germinação e vigor maiores. Algumas empresas podem adotar 80% como sendo o índice mínimo de vigor e 90% de germinação, mas hoje, são muitos os produtores que exigem um vigor maior que 80% e uma germinação maior que 90%.

Como calcular a taxa de germinação?

– Porcentagem de germinação (G): calculada pela fórmula G = (N/A) x 100, em que: N = número de sementes germinadas; A = número de sementes na amostra (A = 117).

Como deve ser feito o teste de germinação?

Para fazer o teste é importante colocar a semente enterrada a 1cm, exercendo uma pequena pressão com água e um fotoperíodo controlado. O solo também pode ser utilizado como substrato, porém, para obter resultados mais precisos não se deve utilizá-lo, principalmente em laboratório.

Por que a raiz é a primeira estrutura a emergir na germinação da semente?

Quando a semente germina a primeira estrutura a emergir é a radícula, que é responsável pela formação da primeira raiz da planta. ... Em algumas monocotiledôneas, essas raízes adventícias iniciam o seu desenvolvimento ainda no próprio embrião.

Como é a reprodução por sementes?

Depois da polinização, ocorre a fertilização. As plantas com sementes têm estruturas especiais onde as células masculinas e femininas se unem por meio de um processo chamado fertilização. Após a fertilização, uma pequena planta chamada embrião é formada dentro de uma semente.

O que é a embebição?

A embebição é a primeira de três fases que podem culminar na emergência da raiz. Nesta fase, o processo geralmente é rápido e ocorre em sementes vivas ou mortas. Quando as sementes estão mortas, o processo de germinação não evolui, verificando-se somente a embebição de seus tecidos internos.

Quais os cinco fatores de crescimento e desenvolvimento das plantas?

Os fatores que podem interferir no desenvolvimento de um vegetal podem ser internos, como alterações genéticas, taxas de hormônios e vitaminas; ou externos, como a intensidade da iluminação, a disponibilidade de água e a temperatura do ambiente em que a planta se encontra.

Artigo anterior
Qual a importância da cabeça nas atividades de Ed física?
Artigo seguinte
Quanto a KaBuM fatura?