O que é planta de situação e implantação?

Perguntado por: Ema Juliana Maia Vicente Fernandes  |  Última atualização: 31. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (32 avaliações)

Planta de situação é um documento que traz a localização do terreno dentro de uma área, mostrando as dimensões e arredores de onde o projeto será executado. Ela faz parte do anteprojeto e pode ser representada em formato 2D.

Qual a diferença de planta de situação é planta de implantação?

A planta de situação tem como objetivo geoespacializar um imóvel, o que faz com que o desenho seja mais simples e traga informações apenas dos nomes das ruas e número dos lotes, enquanto a planta de implantação representa todas as particularidades da área em que ele está localizado, fornecendo mais detalhes.

O que é uma planta de situação?

O que é uma planta de situação? Antes de mais nada, a planta de situação é um documento técnico que faz parte do projeto arquitetônico de um imóvel. Assim, o objetivo dessa ferramenta é mostrar a localização do terreno dentro de uma área para apontar as dimensões e arredores de onde o projeto será executado.

Para que serve a planta de implantação?

Planta de Implantação ou locação

Tem como objetivo mostrar como a edificação, ou as edificações, estão implantadas no terreno. Essas aparecem hachuradas e as cotas indicam a distância entre ela e o limite do terreno, para que sejam locadas corretamente.

O que é planta de implementação?

As plantas de implantação mapeiam um imóvel sob a forma de um diagrama e podem incluir desenhos arquitetônicos, planos de paisagismo e desenhos técnicos de engenharia.

COMO DIFERENCIAR PLANTA DE SITUAÇÃO, PLANTA DE LOCALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO?

34 questões relacionadas encontradas

Como deve ser uma planta de implantação?

Quais elementos que a planta de implantação precisa ter
  • Simbologia de representação gráfica conforme a Norma;
  • Sistema de coordenadas referenciais do terreno, curvas de nível;
  • Indicação do norte;
  • Indicação das vias de acesso à edificação, vias internas, estacionamentos, áreas cobertas, platôs e taludes;

O que aparece na implantação?

Quando um óvulo fertilizado se liga à parede do útero, onde pode começar a crescer, algumas manchas leves podem aparecer na roupa íntima da mulher. Isso é chamado de sangramento de implantação e pode ser um dos primeiros sintomas de gravidez.

Como fazer uma planta de situação?

Planta de situação como fazer em 4 passos?
  1. Consultar plano diretor da cidade. ...
  2. Determinar escala. ...
  3. Incluir informações de acordo com a ABNT. ...
  4. Usar Google Maps, AUTOCAD ou faça Manualmente.

O que significa implantação na arquitetura?

O que é Planta de Locação (ou implantação)

É nessa planta que se definem os recuos da edificação, a existência, localização e dimensões de um jardim frontal, espaço de circulação lateral, ambiente no fundo do imóvel e outras decisões semelhantes sobre a distribuição e ocupação do lote.

Qual é a diferença entre planta e projeto?

Um processo de projeto de arquitetura engloba várias etapas, e a produção do desenho técnico é uma delas. A planta baixa é, na maioria dos casos, o desenho mais importante na execução da obra. Trata-se de um dos tantos desenhos técnicos. E os desenhos técnicos, por sua vez, são apenas uma parte do projeto.

O que é cota de amarração?

A planta de locação mostra onde a construção está localizada dentro do terreno, sempre indicando as cotas de amarração, ou seja, as distâncias do limite do terreno (muro, cerca viva, outra edificação, etc.) até um ponto inicial da obra.

O que é planta baixa com layout?

Um layout é uma planta em que um arquiteto ou designer especifica o mobiliário de um projeto para melhor estabelecer os fluxos e encontrar a melhor forma de colocar os pontos hidráulicos, fiação e iluminação, o que melhora ainda mais as propriedades da edificação.

O que é uma planta de layout?

É um projeto de arquitetura/layout/ambientação que consiste nas intervenções que envolvam adaptações internas através de disposição de mobiliário a ser adquirido ou já existentes e alteração/instalação de divisórias, serviços simples de pintura, além de mudança de pontos elétricos.

O que é necessário para um projeto arquitetônico?

ITENS INCLUSOS NO PROJETO ARQUITETÔNICO
  • Planta Baixa.
  • Cortes Longitudinal e Transversal.
  • Planta de Fachada.
  • Planta de Cobertura.
  • Plantas de Situação e Localização.
  • Volumetria 3D.
  • Imagens Renderizadas.
  • Quantitativo de materiais.

O que tem que ter em uma planta de cobertura?

A planta de cobertura é uma vista superior da obra necessitando assim a representação de todos os detalhes relativos à coberta, como: I Tipo de telha; I Inclinação correspondente ao tipo de telha, I Se existir, indicar beiral, platibanda, rufos, marquises.

O que é a implantação de um projeto?

O que é implantação de projetos? Implantação de projetos é uma das etapas para elevar a maturidade da gestão de uma organização, na qual a iniciativa é colocada em prática, após seu planejamento.

O que é implantação na engenharia civil?

Em projetos de construção civil, uma dessas etapas é conhecida como implantação e apresenta uma série de características específicas”, diz. A etapa de implantação de projeto é o momento em que se tem uma elevada quantidade de incertezas, em função da habitual indisponibilidade de informações detalhadas.

O que é uma planta de cobertura?

As plantas de cobertura são a matéria-prima para formar a matéria orgânica que promove a estruturação do solo, a retenção de umidade e o aumento da porosidade, permitindo a circulação de água e ar. Também são fonte de nutrientes que são liberados através da decomposição promovida pelos organismos do solo.

Como fazer escala de 1 para 50?

I Por exemplo, se dizemos que um desenho está na escala 1/50 significa que cada dimensão representada no desenho será 50 vezes maior na realidade, ou seja, cada 1 (um) centímetro que medirmos no papel corresponderá a 50 (cinquenta) centímetros na realidade.

O que é projeto arquitetônico residencial?

Como vimos, o projeto arquitetônico é aquele que serve para demonstrar como vai ficar o imóvel antes da construção começar, para que todos na obra consigam visualizar o resultado final e executar a obra.

Qual escala usar em planta de situação?

A planta de localização tem uma vista superior similar de outras plantas entregue no projeto executivo, como a planta de cobertura e as plantas baixas. Dessa forma, a escala mais comum é a de 1:100, pois permite uma leitura com um certo nível de detalhe sobre a edificação.

Quem faz o projeto executivo?

Quem é o profissional responsável? O responsável pela elaboração do projeto executivo é aquele que está à frente do projeto, arquitetos ou engenheiros. Apesar de ambos apresentarem atribuições legais para elaboração do projeto executivo, recomenda-se, especialmente para obras civis, a contratação de um arquiteto.

Quais são os itens que compõem a planta baixa?

A planta baixa possui todas as medidas da casa e especifica os afastamentos, estrutura, alvenarias, portas, janelas, mobiliário, vegetação, louças para banheiro e área de serviço, bancadas para cozinha, talvez alguns objetos de decoração e por aí vai.

Quais são as quatro fases da planta?

Germinação: As sementes começam a crescer de acordo com as condições climáticas. Raízes: As raízes geralmente crescem debaixo da terra. Folhas: O caule as folhas se formam para que a planta possa produzir o seu prórpio alimento. Floração: O pólen das flores é usado para fazer sementes.

Artigo anterior
Quando se emancipar perde a pensão?
Artigo seguinte
Como faço para entrar na conta do Gmail?