O que é plágio e quais são os tipos de plágio?

Perguntado por: Tatiana Íris Andrade Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)

Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte. Parcial: 'colagem' resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras. Conceitual: utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.

O que é plágio e os tipos de plágio?

Plágio é a apropriação indevida de um produto intelectual (texto, obra artística, imagem, etc.) de uma pessoa sem lhe atribuir o devido crédito. Há três principais tipos de plágio: direto, indireto e o autoplágio; podendo ser integral ou parcial. O plágio é considerado crime, tipificado no código penal.

Quais são os 7 tipos de plágio?

Tipos de plágio no TCC
  1. 1 – Cópia fiel. ...
  2. 2 – Não citar o autor. ...
  3. 3 – Dados quantitativos sem fonte. ...
  4. 4 – Cópia de elementos gráficos. ...
  5. 5 – Parágrafos seguidos sobre uma mesma obra. ...
  6. 6 – Citar autor sem ter lido. ...
  7. 7 – Poucas fontes em excesso. ...
  8. 8 – Dar créditos apenas ao autor citado pelo autor da obra.

O que é o plágio?

O plágio acontece quando alguém reescreve frases, citações ou conceitos de outros autores, seja de livros ou da internet, sem dar os devidos créditos. É muito importante que o uso de qualquer referência seja explicitado no próprio trabalho.

O que é plágio e exemplos?

Tipos de plágio

Plágio integral: diz respeito a cópia integral de um trabalho sem os devidos créditos ao autor. Nesses casos, em um trabalho acadêmico, por exemplo, cada palavra é copiada sem a menção da autoria original. Plágio parcial: Ocorre quando partes de um produto é copiada por outrem.

TIPOS DE PLÁGIO

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de plágio mais comuns?

Tipos de plágio
  • Plágio completo. O plágio completo é a forma mais grave de plágio e verifica-se quando um pesquisador pega um manuscrito ou estudo que outra pessoa criou e submete-o como se fosse seu. ...
  • Plágio baseado na fonte. ...
  • Plágio direto. ...
  • Autoplágio. ...
  • Plágio parafraseado. ...
  • Autoria imprecisa. ...
  • Plágio em mosaico. ...
  • Plágio acidental.

Porque o plágio é crime?

Compartilhe: O plágio é uma prática comum no dia a dia e é ilegal, pois a lei considera uma violação ao direito autoral. Assim, o ato de plagiar envolve a apropriação de uma informação ou algo que não é seu, mas sim do autor original.

O que é o plágio acadêmico?

O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, con- ceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.

O que é plágio e como evitar?

O plágio acadêmico consiste na cópia parcial (trechos, frases e/ou parágrafos) ou integral de uma obra. Plágio é valer-se também de ideias e conceitos já publicados em uma obra sem mencionar a fonte no trabalho acadêmico. É usar conteúdo produzido por outra pessoa e colocá-lo como se fosse de sua autoria.

O que é plágio indireto?

Plágio indireto: reprodução, com as próprias palavras, das ideias de um texto original (paráfrase), sem indicação da fonte.

Como evitar o autoplágio?

Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações. O autor deve assegurar-se da correção de cada citação e que cada citação na bibliografia corresponda a uma citação no texto do manuscrito.

Quais os 4 tipos de plágios que são muito comuns no meio acadêmico?

Tipos de plágio
  1. 1 – Plágio Integral. ...
  2. 2 – Paráfrase sem atribuir a fonte. ...
  3. 3 – Dados de pesquisas (quantitativos e qualitativos) sem mencionar a fonte. ...
  4. 4 – Mosaico de plágios. ...
  5. 5 – Autoplágio. ...
  6. 6 – Cópia de imagens, fotografias, gráficos, desenhos e outros conteúdos visuais. ...
  7. 7 – Fontes inexistentes.

Quais são as principais consequências do plágio?

Segundo o Código Penal (artigo 184), o plagiador está sujeito a multa e até a detenção, de três meses a um ano. Nos cursos técnicos, de graduação ou de pós- graduação, quando identificado, o plágio pode zerar trabalhos, inclusive TCCs.

O que fazer para não cometer plágio?

7 Dicas para um TCC sem Plágio
  1. 1 – Tome nota das referências. ...
  2. 2 – Cada afirmação precisa ter uma fonte. ...
  3. 3 – Utilize corretamente as citações. ...
  4. 4 – Busque muitas referências bibliográficas. ...
  5. 5 – Relacione as ideias dos autores. ...
  6. 6 – Use uma ferramenta para detectar plágio (com cuidado) ...
  7. 7 – Respeite as correções do orientador.

O que fazer para combater o plágio?

(2014), para combater o plágio no meio acadêmico é necessário que sejam desenvolvidas ações, normas e regulamentos, treinamentos e seminários, dos quais a comunidade possa participar para compreender a gravidade do problema e fortalecer a escrita científica.

Como tirar o plágio de um texto?

A técnica infalível para nunca plagiar é sempre sustentar seus argumentos com citações e referencial teórico do autor que você tem como base. Sempre que uma ideia não for sua, acrescente uma citação direta ou indireta do autor, e você não cometerá plágio!

Como identificar o plágio acadêmico?

Google: o mais simples e acessível de todos, a própria ferramenta de busca do Google é capaz de indicar plágios em trabalhos acadêmicos. Para identificar a cópia basta apenas retirar uma parte do texto em que há suspeita e o buscador irá apontar outros documentos em que a citação também foi feita.

O que é considerado plágio e o que não é considerado plágio?

O plágio, em si, vai além de simplesmente copiar um texto ou um trecho e incluir em um conteúdo sem dar os devidos créditos ao verdadeiro autor. Copiar uma ideia, uma abordagem ou, até mesmo, a forma de organização e estruturação de um texto, pode ser considerado plágio, já que não retrata a autoria do material.

É possível plagiar a si mesmo?

Autoplágio é fazer plágio de si próprio, copiando trechos seus e os distribuindo em diferentes mídias como se fossem originais. Por definição, "consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados em artigos científicos pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores".

Quando um trabalho é considerado plágio?

1) Texto original, reproduzido exatamente como aparece no livro e não referenciado: é interpretado pelo leitor como um texto de autoria daquele que escreve o trabalho. Exemplo: A administração de produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.

Como o plágio é visto no Brasil?

“Os principais casos de plágio que tivemos acesso são cópias de pequenos trechos sem a devida citação. O aluno não vê problema nisso. Na minha experiência pessoal, cerca de 40% dos trabalhos avaliados tinham alguma irregularidade nesse sentido”, diz o professor Rickson Coelho Mesquita.

O que é plágio e quais as possíveis consequências caso realize?

O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original. A cópia literal é ilegal e, sendo comercializada, é pirataria, roubo, furto.

Quais as consequências da prática do plágio e qual deve ser a postura do estudante em relação ao plágio?

O aspecto criminal do plágio está previsto no artigo 184 do Código Penal que prevê a pena de três meses a um ano, ou multa, a quem violar direito autoral. Se houver intuito de lucro direito ou indireto a pena aumenta para reclusão de dois a quatro anos, e multa.

Quais consequências o uso indiscriminado do plágio poderia trazer para a sociedade?

Por isso, o plágio é triste não só pela condição de esterilidade intelectual do próprio aluno, mas também porque a comunidade científica perde a oportunidade de alcançar mais um degrau, no qual poderia subir em direção ao aperfeiçoamento do conhecimento.

Quais as regras usuais para citar corretamente um texto alheio?

5 QUAIS AS REGRAS USUAIS PARA CITAR CORRETAMENTE UM TEXTO ALHEIO? Regra 1 – Os textos objeto de análise interpretativa são citados com razoável amplitude. Regra 2 – Os textos da literatura crítica só são citados quando, com sua autoridade, corroboram ou confirmam afirmação nossa.

Artigo anterior
O que é oferta ao Senhor?
Artigo seguinte
Por que a bandeira do Brasil mudou?