O que é PJe 2 grau?

Perguntado por: Margarida Doriana Vieira Teixeira Garcia  |  Última atualização: 7. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (5 avaliações)

O PJe, Processo Judicial Eletrônico, é um sistema de tramitação de processos judiciais cujo objetivo é atender às necessidades dos diversos segmentos do Poder Judiciário brasileiro e é de uso do Poder Judiciário do Estado da Bahia.

O que é PJe 2?

Além disso, o PJe 2. X é um sistema mais seguro, ágil, inteligente, de baixo custo e autônomo. A servidora Adélia Maria Cavalcante Viana, lotada na 15ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco, afirma que a utilização desse sistema requer assinaturas digitais, o que o torna mais seguro em relação a outros.

O que é 2 grau no processo?

Os Desembargadores trabalham no 2º grau de jurisdição.

Caso o fato em questão seja um crime, o Juiz que toma a primeira decisão quanto a pena a ser aplicada é o Juiz de 1º grau, somente se a defesa ou a acusação não concordarem com a decisão é que poderão apresentar recurso aos Desembargadores do 2º grau de jurisdição.

Como acessar PJe segundo grau?

Para acessar o sistema, clique no link "Solicitar nova senha" na tela de login do PJe, informe o CPF/CNPJ (apenas números), o e-mail cadastrado no sistema e clique no botão "Solicitar". O sistema encaminhará para o e-mail informado as instruções de cadastro de uma nova senha.

Quando o processo está em 2 grau?

Então, se o processo subiu para a segunda instância, quer dizer que houve recurso contra a decisão do juiz e, assim, o caso passa a ser examinado pelos desembargadores. A decisão agora será colegiada, ou seja, feita por uma turma de magistrados, um grupo de juízes.

✅O básico do PJE atual que você PRECISA SABER para ADVOGAR! -Tutorial e passo a passo do PJE em 2023

29 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora um processo na instância do 2 grau?

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Para que serve a 2 instância?

A segunda instância, onde são julgados recursos, é formada pelos tribunais de Justiça e de Alçada, e pelos tribunais regionais federais, eleitorais e do trabalho. A terceira instância são os tribunais superiores (STF, STJ, TST, TSE) que julgam recursos contra decisões dos tribunais de segunda instância.

O que acontece quando o processo vai para o PJe?

Criado para dar fim à tramitação de autos em papel no Poder Judiciário, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) permite que magistrados, servidores e advogados pratiquem atos processuais diretamente no sistema, além de garantir a confiabilidade do processo judicial mediante o uso da certificação digital.

Como saber se o processo está na segunda instância?

A pesquisa, pelo site do Tribunal, agora pode ser feita também pelo número do processo de origem. A funcionalidade foi implementada pelo setor de Tecnologia da Informação da Casa, após sugestão feita por um usuário, por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Ouvidoria-Geral.

Como se cadastrar no PJe 2 instância?

Para se cadastrar no PJe é necessário somente um certificado digital válido, do tipo A3, que pertença à cadeia ICP-Brasil (para mais explicações sobre os requisitos para acessar com certificado digital. Assine o "Termo de Compromisso". Após seguir este procedimento, o seu cadastro estará terminado!

Quem julga no 2 grau?

Na segunda instância, se as partes não concordarem decisão (acórdão), poderão ser apresentados novos recursos, desta vez para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas estes caminhos ficam para a próxima!

Qual a diferença entre primeiro e segundo grau?

Os conceitos de equação de grau

A equação de primeiro grau é aquela equação que envolve apenas soma e a subtração de incógnitas. Já a equação de segundo grau é aquela com multiplicação ou divisão entre as incógnitas ou alguma variável elevada à segunda potência (x²).

Tem audiência em segunda instância?

Sim. Na sessão conciliatória de segunda instância a parte deve estar acompanhada de advogado.

Quem usa PJe?

A nova versão permite o uso do PJe também pelas corregedorias dos tribunais. A certificação digital e o uso do PJe é obrigatória apenas para os operadores do direito. As demais pessoas poderão continuar a encaminhar denúncias e reclamações ao CNJ por outros meios.

Para que serve o PJe?

Sob o aspecto de funcionalidades disponíveis, o PJe caracteriza-se pela proposição da prática de atos jurídicos e acompanhamento do trâmite processual de forma padronizada, mas considerando características inerentes a cada ramo da Justiça.

Qual o objetivo do PJe?

O PJe, Processo Judicial Eletrônico, é um sistema de tramitação de processos judiciais cujo objetivo é atender às necessidades dos diversos segmentos do Poder Judiciário brasileiro (Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça do Trabalho e Justiça Comum, Federal e Estadual).

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Cada Tribunal possui um site oficial, onde é possível consultar informações sobre processos judiciais. No site, é possível encontrar informações como número do processo, valor da causa, andamento processual, entre outras.

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

Como saber se o meu processo já foi julgado?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Quanto tempo um processo pode ficar no PJe?

A Lei nº 11.419/06, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, instituiu prazo de 10 dias para que as intimações realizadas pelo “Meio” “Enviar via sistema” sejam lidas. Após esse período, a intimação será considerada ficta (realizada) pelo sistema.

Quanto tempo leva um processo PJe?

Na fase de execução, são 2 milhões de processos em movimentação no sistema. No TST, são 15.292 processos. Outro efeito benéfico da mudança foi a redução dos prazos processuais. Nos processos de conhecimento, do ajuizamento à sentença, o prazo médio no PJe é de 107 dias no PJe contra 189 dias no sistema anterior.

Como saber se a decisão foi publicada no PJe?

Vá até “Processo Judicial Eletrônico – PJe” e escolha a opção “1º Grau” ou “2º Grau e Turmas Recursais”, dependendo do grau de jurisdição em que o feito se encontra. Na página que se abre, informe o número do processo ou nome da parte e digite os caracteres (captcha code) que aparecem na imagem.

Qual é a última instância de um processo?

​Por fim, como última instância, há o Supremo Tribunal Federal (STF). Órgão de cúpula do Poder Judiciário, compete ao STF, primordialmente, a guarda da Constituição, sendo dele a última palavra em matéria constitucional. Tanto o STF quanto os tribunais superiores brasileiros têm competência originária e recursal.

Quem ganha na primeira instância pode perder na segunda instância?

A saber, se depois da segunda instância, o caso for para o STF ou o STJ, a probabilidade de haver mudança na decisão é de 37%, segundo um estudo da Folha de São Paulo. Desse modo, se você perdeu na primeira, a chance de ganhar na segunda se resume, estatisticamente falando, nesse número.

Quando o processo vai para 3 instância?

É possível ganhar um processo em terceira instância? Respondendo a pergunta que intitula o presente artigo, a resposta é NÃO! Não existe uma terceira instância na estrutura da Justiça Brasileira, o que existe, na verdade, é a chamada instância superior.

Artigo anterior
Quais são as igrejas tradicionais?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre Richesse e Diarichesse?