O que é pior para o fígado cerveja ou vinho?

Perguntado por: Telmo Diogo Borges de Gonçalves  |  Última atualização: 27. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (56 avaliações)

Mas então, qual é o mais saudável: cerveja ou vinho? De acordo com alguns especialistas, a cerveja é tão benéfica quanto o vinho, desde que consumida moderadamente: uma taça por dia para as mulheres e duas para os homens.

Qual a bebida alcoólica que menos agride o fígado?

Ainda assim, há uma bebida alcoólica que consegue fazer menos estragos neste órgão: o vinho tinto. "Este vinho é composto por antioxidantes e afetam menos a saúde do fígado", revela a médica Nancy Reau ao 'website' de sáude The Tealthy.

O que é mais saudável vinho ou cerveja?

Pesquisas mais recentes que controlaram a dieta e outras variáveis ​​do estilo de vida concluíram que beber quantidades moderadas de cerveja – geralmente definidas como uma por dia para mulheres e duas para homens – oferece os mesmos benefícios à saúde do coração que uma quantidade semelhante de vinho.

Quem tem problemas no fígado pode tomar vinho?

E no segundo, o álcool pode danificar as células do fígado, podendo causar ou agravar a cirrose hepática. “Quem tem gastrite ou outras doenças relacionadas deve tomar cuidado com a quantidade de álcool ingerida. Em geral, é permitido o baixo consumo, mas sempre com orientação médica.

O que a cerveja pode causar no fígado?

Isso acontece porque o consumo constante de álcool vai criando lesões no órgão que, a longo prazo, prejudicam suas funções, podendo até levar à falência hepática, além de outras doenças, como cirrose hepática, hepatite alcoólica e até mesmo câncer. “Engana-se quem pensa que as bebidas alcoólicas afetam apenas o fígado.

Álcool e fígado

30 questões relacionadas encontradas

Qual bebida alcoólica faz mais mal pro fígado?

O que faz menos mal para o fígado cerveja ou vinho? Efeito envolve tanto versão tinta quanto branca da bebida, de acordo com especialistas. No entanto, doses mais altas de álcool, bem como cerveja e destilados, não ajudam.

Qual a cerveja que faz menos mal para o fígado?

Qual a cerveja que faz menos mal à saúde? Nutricionistas afirmam que as cervejas "puro malte", feitas apenas com água, malte e lúpulo, são as mais indicadas por terem um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.

Quanto tempo sem beber limpa o fígado?

Felizmente, temos boas notícias. Se pessoas com gordura no fígado ficam apenas duas ou três semanas sem consumir álcool, o fígado delas pode sarar e voltar a parecer e funcionar como se fosse novo.

Quanto álcool o fígado aguenta?

Embora não exista consenso sobre quantidade segura, o consumo semanal de até 21 drinques para homens e 14 para mulheres não parece estar ao menos associado ao surgimento de doença no fígado.

O que faz mais mal para a saúde a cerveja ou a cachaça?

O que é mais prejudicial à saúde a cerveja ou a cachaça? A cachaça, o uísque, a vodca, o gim – enfim, os destilados – têm por volta de oito vezes mais álcool do que a cerveja. Então, além da quantidade, o tipo de bebida consumida também entra na equação da moderação.

Quantas cervejas equivale a uma garrafa de vinho?

Beber mais por menos

"Cada taça de vinho corresponde a um copo grande de chope e uma garrafa de vinho rende em média seis taças, o valor que você gastará para beber seis chopes será muito mais alto do que para consumir uma garrafa de vinho", explica o sommelier.

Qual é a cerveja que faz menos mal à saúde?

Nutricionistas afirmam que as cervejas "puro malte", feitas apenas com água, malte e lúpulo, são as mais indicadas por terem um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.

O que pode substituir a cerveja?

  • Vitaminas e sucos de fruta. Quando o assunto é hidratação, poucas pessoas se lembram que os sucos de frutas e vitaminas podem ser alternativas interessantes para aumentar o consumo de água. ...
  • Raspadinhas de gelo. ...
  • Águas saborizadas. ...
  • Água de coco. ...
  • Chás gelados. ...
  • Água mineral.

Qual bebida boa pro fígado?

Café O café, bebida tão amada por muitos brasileiros, é perfeito para a saúde do fígado, pois é rico em antioxidantes como a cafeína, muito eficiente em proteger o fígado de doenças como o fígado gordo, por exemplo.

Como cuidar de um fígado depois de beber?

Parar de beber (abstinência)

A abstinência é geralmente o melhor tratamento. A não ser pelo transplante de fígado. leia mais , a abstinência é o único tratamento que pode diminuir a progressão ou reverter a doença hepática relacionada ao álcool. Além disso, ele está disponível para todos e sem efeitos colaterais.

O que pode sobrecarregar o fígado?

Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.

Quantas cervejas se pode tomar por dia?

Então, quantas cervejas são cervejas a mais? Ora, não é preciso fazer muitas contas, a matemática é agora simples: “Em caso de consumo, a recomendação é cingir-se a um máximo de dois copos pequenos de vinho/cerveja para os homens e um copo pequeno de vinho/cerveja para as mulheres”.

Quantas cervejas é considerado excesso?

Para quem costuma beber diariamente mais de duas latas de cerveja ou duas doses de destilado, como uísque ou pinga, aqui vai um alerta: o nível de álcool presente nessas quantidades de bebida está acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), podendo causar danos ao organismo.

Quais os sinais que o fígado não está bem?

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

O que é pior para o fígado cerveja ou destilado?

Logo, três garrafas e meia de cerveja perfazem os oitenta gramas. Quem bebe essa quantidade todos os dias, durante 10 anos, corre sério risco de desenvolver cirrose. Se considerarmos que o teor alcoólico da pinga, do uísque e da vodca é dez vezes maior do que o da cerveja, dá para imaginar o que pode acontecer.

O que acontece com o organismo após 30 dias sem álcool?

Benefícios de ficar 30 dias sem beber para o cérebro

Desta forma, entre os efeitos de curto prazo da bebida alcoólica incluem: mais emotividade, redução do controle motor, lapsos de memória e aumento da impulsividade. Porém, um curto período de abstinência já ajuda o cérebro a se recuperar.

O que acontece com o corpo 1 mês sem álcool?

Com alto potencial de inflamação, o álcool pode danificar as células. Passar um mês sem beber traz mudanças visíveis na aparência da pele e também na melhoria da cicatrização de feridas.

Porque Heineken é mais saudável?

De acordo com o relatório realizado pelo UK's Beer Education Trust, a cerveja tem, em torno, de 95% de água, pouca quantidade de açúcares que podem se transformar em gordura, baixa carga glicêmica e baixo nível de álcool por volume. Desta forma, a bebida não seria responsável pelo aumento de peso nos consumidores.

O que prejudica mais a cerveja ou a Coca-cola?

A longo prazo, refrigerantes causam diabetes, enfraquecimento dos ossos, pedras nos rins, pressão alta e câncer. Já cerveja causa doenças no fígado, pressão alta, câncer, arritmia, colesterol alto, acúmulo de gordura nas artérias, então cerveja é pior, mas refrigerante também não é saudável.

Qual é a marca de cerveja mais saudável?

A marca britânica Big Drop afirma ter criado a “cerveja mais saudável do mundo”. Chamada Paradis'Mo, a bebida tem poucas calorias, baixo teor de álcool, cinco variedades diferentes de lúpulo e é enriquecida com vitamina B e aminoácidos benéficos para a microbiota intestinal.

Artigo anterior
Qual o tipo de câncer mais comum no Brasil?
Artigo seguinte
É verdade que Gusttavo Lima voltou com Andressa Suita?