O que é pesquisa coorte?

Perguntado por: Martinho Nuno de Henriques  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (64 avaliações)

O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

O que é uma pesquisa de coorte?

A pesquisa de coorte é definida como uma forma de pesquisa observacional, longitudinal e analítica que objetiva estabelecer um nexo causal entre os eventos a que o grupo foi exposto e o desfecho da saúde final dessas pessoas. A pesquisa de coorte pode ser prospectiva ou retrospectiva.

Como avaliar um estudo de coorte?

Para definir se um estudo de coorte possui validade interna, avalia-se a presença de vieses de seleção e informação, a qualidade do seguimento dos sujeitos de pesquisa e a presença de fatores de confusão.

O que é estudo de coorte e caso controle?

Visão geral do projeto de um estudo de coorte: Os estudos de coorte são um tipo específico de desenho de estudo observacional que possuem um nível de evidência maior que os outros observacionais tais como: série e relato de casos, caso-controle e estudos transversais (mas menor nível de evidência que os estudos ...

O que é coorte histórica?

Estudo de coorte é um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população. ... Em epidemiologia, coorte identifica um grupo de pessoas com uma experiência em comum.

Estudo de Coorte

28 questões relacionadas encontradas

O que significa coorte na biologia?

Significado de Coorte

Grupo de animais cujo nascimento se deu na mesma época. Conjunto de indivíduos que têm algo relevante para ser estudado comparativamente: coorte de diabéticos. [Zoologia] Divisão classificatória imediatamente acima da superordem.

O que é uma coorte retrospectiva?

Foi constatado que o estudo de coorte pode ser retrospectivo e prospectivo. No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos.

O que é um estudo de caso controle?

Um estudo caso-controle é um estudo observacional para determinar se uma exposição está associada com um desfecho.

O que caracteriza um estudo de caso controle?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

O que é um estudo de série de caso?

Séries de casos incluem a descrição das características e desfechos entre indivíduos de um grupo com uma doença ou exposição (que pode ser uma intervenção) durante um período de tempo e sem grupo controle. ... O objetivo é descrever a população e os desfechos, e não comparar riscos entre grupos.

Como avaliar criticamente estudos de coorte em terapia intensiva?

Um bom estudo de coorte devem possuir validades interna e externa. A validade interna avalia se o estudo conseguiu mensurar o que foi proposto pelo delineamento.

Como avaliar a qualidade dos estudos?

Quais são os fatores que podem determinar o nível de uma evidência?
  1. Delineamento do estudo.
  2. Limitações metodológicas (risco de viés)
  3. Inconsistência.
  4. Evidência Indireta.
  5. Imprecisão.
  6. Viés de publicação.
  7. Magnitude de efeito.
  8. Dose-resposta.

Como avaliar a qualidade metodológica?

Avaliação da qualidade metodológica dos estudos

A avaliação da qualidade dos estudos indicará a confiança que se terá nos resultados da revisão. Esses podem estar sistematicamente diferentes da realidade que se quer retratar devido a três principais fontes de viés: seleção, aferição e confundimento.

O que é coorte e quando deve ser feito?

Um estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo se- guidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo2.

O que é uma pesquisa transversal e longitudinal?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

Quais os tipos de métodos de pesquisa?

Exemplos de métodos de pesquisa incluem: observações, procedimentos teóricos, estudos experimentais, pesquisa contextual, entrevista, estudo de usabilidade, etc. ... Ela pode ser uma metodologia de pesquisa qualitativa, quantitativa, descritiva ou analítica.

Quais são os passos para elaboração de um estudo caso controle?

* * * Desenho básico E NE E NE Casos Controles * * * Passos para a elaboração de um estudo caso-controle 1) Selecionar uma amostra de uma população de pessoas com a doença (casos) 2) Selecionar uma amostra de uma população sob risco sem doença (controles) 3) Medir (em geral, não diretamente) as variáveis preditoras * * ...

Que tipo de estudo é um relato de caso?

Compreende-se “relato de caso” a modalidade de estudo na área biomédica com delineamento descritivo, sem grupo controle, de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados são provenientes da prática cotidiana ou da atividade profissional.

Como funciona o grupo controle?

Grupo controle – é um grupo de sujeitos designados para o tratamento controle. Serve como base de comparação para o grupo que recebe o tratamento em teste. ... É contrastado com o grupo controle para chegar a uma conclusão sobre um fator, condição ou tratamento.

Qual é a principal diferença entre um estudo de caso-controle e um estudo de coorte no que se refere à seleção da amostra de indivíduos?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Quais são os tipos de estudo?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Como calcular amostra Caso-controle?

A seguinte informação é necessária para o cálculo do tamanho da amostra:
  1. Nível de significância do teste ()
  2. Poder do teste (1-=80%)
  3. Proporção de indivíduos expostos na população.
  4. OR mínimo a ser detectado.
  5. Razão entre o número de controle e casos.

Qual a diferença entre coorte retrospectivo e caso controle?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

O que é um estudo transversal retrospectivo?

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

Qual o tipo de estudo de risco empregado em um estudo de coorte?

Em um estudo de coorte pode-se avaliar o risco medindo a incidência cumulativa de um desfecho, através do número de casos (novos) ocorridos durante o tempo de estudo dividido pelo tamanho da população (ou amostra) estudada.

Artigo anterior
Porque não pode ter relação antes do PSA?
Artigo seguinte
Tem que lavar o cabelo antes de tonalizar?