O que é pertença no direito civil?

Perguntado por: Cristiana Iara Batista Morais  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 5/5 (12 avaliações)

Pertenças são “bens que, não constituin- do partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao afor- moseamento de outro” (art. 93 do CC/02). Emerge da definição o necessário caráter funcional, estabelecido pela relação de des- tino da coisa, configurado no uso, serviço ou aformoseamento.

O que é uma pertença?

São os bens que, não constituindo partes integrantes, destinam-se, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro (ex: trator em uma fazenda, cama, mesa ou armários de uma casa etc.).

Qual a diferença entre pertença e acessório?

As pertenças também são bens acessórios, sendo que elas não são partes integrantes do bem principal, mas o embelezam ou lhe são úteis.

Qual a diferença de uma benfeitoria para uma pertença?

Benfeitorias são todas as obras ou despesas realizadas em um bem com o fim de conservá-lo, torná-lo útil ou mais agradável ao uso. Enquanto as pertenças são coisas que, embora não sejam partes integrantes, se destinam de modo duradouro ao uso, ao serviço ou o aformoseamento.

O que são pertenças e partes integrantes?

Qual a diferença entre pertenças e partes integrantes? - Ciara Bertocco Zaqueo. Conforme leciona Orlando Gomes, as pertenças são "coisas acessórias destinadas a conservar ou facilitar o uso das coisas principais, sem que destas sejam parte integrante". A exemplo do trator da fazenda e das máquinas da fábrica.

Direito Civil - Aula 36 - Bem Acessório e Pertença - Art. 92 a 97 do Código Civil

20 questões relacionadas encontradas

O que é parte integrante?

1. Que integra ou completa, sendo normalmente necessário, mas não indispensável (ex.: parte integrante).

São pertenças os bens que constituindo partes integrantes Destinam-se de modo duradouro ao uso ao serviço ou ao Aformoseamento de outro?

93, o Código de 2002 conceitua as pertenças como “os bens que, não constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro”.

O que é uma benfeitoria?

Considera-se benfeitorias os gastos realizados com o aumento de área de um imóvel, agregados,construídos, com objetivo de ajustá-lo às necessidades de utilização da empresa.

Quais benfeitorias devem ser ressarcidas?

São exemplos de benfeitorias as mudanças dos pontos de energia, rebaixamento de teto, mudança de piso, de portas, de janelas e outros materiais.

O que pode ser considerado como benfeitorias?

Benfeitoria é toda obra realizada pelo homem na estrutura de um bem, com o propósito de conservá-lo, melhorá-lo ou proporcionar prazer ao seu proprietário. As benfeitorias podem ser: necessárias, úteis ou voluptuárias, ressaltando-se que cada uma delas produz um efeito jurídico.

Qual a diferença entre produtos e pertenças?

Os produtos diferem dos frutos, pois, ao se desligarem da coisa principal, diminuem na sua quantidade e substância. Art. 95 CC: Apesar de ainda não separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negócio jurídico. Pertenças – representam os bens cuja função ou destino é de servir o bem principal.

Quais são os bens acessórios?

Acessório é aquele cuja existência supõe a do principal. A regra geral é que o acessório segue sempre a sorte do principal. São bens acessórios: os frutos; os produtos; os rendimentos (frutos civis); as pertenças (art. 93 do CC); as benfeitorias (arts.

O que são bens acessórios exemplos?

- Acessórios: bens cuja existência supõe a existência de um principal. Ex.: a cláusula penal, que é acessório de obrigação principal; a árvore, que é acessório do solo; a fiança, que é acessória da locação etc.

O que é o Princípio da Gravitação jurídica?

“Pelo princípio da gravitação jurídica, a propriedade dos bens acessórios segue a sorte do bem principal, podendo, entretanto, haver disposição em contrário pela vontade da lei ou das partes”.

Quais são os bens públicos dominicais?

Bens dominicais são os que pertencem ao Estado na sua qualidade de proprietário, como terrenos de marinha, terras devolutas, prédios de renda, títulos da dívida pública e outros.

O que é benfeitoria no direito civil?

Benfeitorias - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

As benfeitorias são obras realizadas na coisa móvel ou imóvel com a finalidade de conservá-la, melhorá-la ou embelezá-la. Note-se que se as obras alteraram a natureza da coisa, não poderão ser consideradas benfeitorias.

Quais benfeitorias podem ser retiradas?

As benfeitorias podem ser voluptuárias, úteis ou necessárias. § 1° São voluptuárias as de mero deleite ou recreio, que não aumentam o uso habitual, ainda que o tornem mais agradável ou sejam de elevado valor. § 2° São úteis as que aumentam ou facilitam o uso do bem.

O que são benfeitorias voluptuárias úteis e necessárias exemplifique?

Benfeitorias necessárias – são as que têm por fim conservar ou evitar que o bem se deteriore. Exemplo: a reforma do telhado de uma casa. ... Exemplo: instalação de uma grade na janela de uma casa. Benfeitorias voluptuárias – são as de mero deleite, de mero luxo, para tornar mais agradável o seu uso.

São exemplos de áreas de benfeitorias úteis e necessárias?

As benfeitorias úteis e necessárias são indenizáveis, ou seja, dão ao arrendatário o direito de ressarcimento. Por exemplo, reforma de curral, reparo de uma casa.

O que é um terreno com benfeitorias?

Benfeitoria é toda obra que melhora um imóvel, mas nem todas são iguais. ... Realizar uma benfeitoria em imóvel próprio ou alheio tem diferentes implicações jurídicas, contábeis e tributárias. Para começar, alguns tipos de melhorias dão direito a indenização e amortização, e até mesmo a créditos em impostos.

O que é e quais são os tipos de benfeitorias?

Tipos de benfeitorias

Benfeitoria necessárias: todas aquelas destinadas à conservação do imóvel, evitando que este se desgaste ou se deteriore. Exemplo: consertar infiltração da parede. Benfeitorias úteis: São aquelas que otimizam o imóvel ou aumentam-no. Exemplo: construir mais uma vaga de garagem.

O que é benfeitoria rural?

Um aspecto relevante que existe no contrato de arrendamento e parceria rural se refere às benfeitorias. O que são benfeitorias? Em um contexto geral, benfeitorias são toda e qualquer obra e construção que exista na área que está sendo arrendada ou transferida através de parceria.

O que são os bens considerados em si mesmos?

Assim sendo, são essas as classificações que o Código Civil de 2002 traz: I) DOS BENS CONSIDERADOS EM SI MESMOS – Bens Imóveis e Bens Móveis; Bens Fungíveis e Bens infungíveis; Bens Consumíveis e Bens Inconsumíveis; Bens Divisíveis e Bens Indivisíveis; Bens Singulares e Bens Coletivos.

Como regra geral as pertenças se aplica o princípio da Gravitação jurídica?

As pertenças não são partes integrante do bem, mas que se destinam de modo duradouro ao seu uso, e assim, não seguem o princípio da gravitação jurídica, por força de norma específica constante do art. 93 do Código Civil, salvo se o contrário resultar da lei, da manifestação de vontade ou das circunstâncias do caso.

O que é o direito à sucessão aberta?

Aberta a sucessão, devolve-se a herança, ou melhor, defere-se o acervo hereditário a este ou àquele herdeiro. Tal abertura é também denominada declaração ou devolução sucessória. Devolve-se a herança aos herdeiros necessários; aos testamentários defere-se.

Artigo anterior
Quem ganhou o Influency me 2020?
Artigo seguinte
Como é que os dinossauros morreram?