O que é perfil sensorial?

Perguntado por: Helena Eva de Neves  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

O Perfil Sensorial 2 é um conjunto de ferramentas padronizadas que tem por objetivo avaliar os padrões de processamento sensorial da criança no contexto da vida cotidiana, além de revelar como esses padrões apoiam e/ou interferem no desempenho funcional em casa, na escola e na comunidade.

Quem pode aplicar perfil sensorial?

Não restrito a psicólogos, a administração do “Perfil Sensorial 2” pode ser realizada por profissionais da saúde mental e educação, como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, professores, pedagogos, médicos e cuidadores de creche e/ou orfanatos​.

Quais são os perfis sensoriais?

Um perfil sensorial é o resultado de uma análise descritiva de uma amostra por um painel de avaliadores. A amostra pode ser, por exemplo, alimento, bebida, produto de tabaco, cosmético, tecido, papel, embalagem, amostra de ar ou água etc.

O que são alterações sensoriais?

As alterações sensoriais são vistas como comportamentos repetitivos que se manifestam como uma hiper ou hiporreatividade sensorial. No TEA frequentemente se observa hipersensibilidade a barulhos, ao toque ou a cheiros.

O que é dificuldade sensorial?

É uma condição neurofisiológica na qual a entrada sensorial (do ambiente ou do próprio corpo) é mal detectada ou mal interpretada. Sendo assim, uma criança com TPS sente dificuldade de processar o calor ou o frio, o cansaço, a fome, as luzes e os sons e atividades simples podem ser desafiadoras.

[Webinar] - Perfil Sensorial 2

30 questões relacionadas encontradas

Como tratar Transtorno sensorial?

O tratamento de Transtorno de Processamento Sensorial é feito com sessões de terapia ocupacional e costuma ser bastante efetivo em pacientes com o transtorno. Por meio de atividades e brincadeiras, a terapia ocupacional irá ajudar a criança com suas habilidades sensoriais e cognitivas.

O que é sensibilidade sensorial?

Um dos sinais do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a sensibilidade sensorial. Mas você sabe como ela se manifesta em indivíduos dentro do espectro? Essa sensibilidade afeta a capacidade dos indevidos de entender e processar estímulos sensoriais, como texturas, sons, luzes, cores, cheiros etc.

Quais são os distúrbios sensoriais?

Transtorno de Processamento Sensorial. Reclamar da luz, do som ou de odores, ter dificuldade para identificar letras, formas e cores semelhantes, ser exigente com o tipo de comida que quer consumir, assim como apresentar resistência ao contato físico.

O que é sensorial no autismo?

As crianças com autismo podem ter um sistema sensorial disfuncional, ou seja, distúrbios de integração sensorial. Às vezes, um ou mais sentidos são super/sub-reativos à estimulação. Esses problemas sensoriais podem ser a razão subjacente para comportamentos como balançar, girar e agitar as mãos, muito comuns no TEA.

O que é perfil sensorial de Winnie Dunn?

O Sensory Profile (Dunn, 1999a), desenvolvido por Winnie Dunn em 1994, foi concebido para avaliar e mensurar quanto o processamento sensorial facilita ou dificulta o desempenho funcional em tarefas diárias, com vistas a contribuir para o planejamento de intervenções (Dunn, 1999b).

O que é comportamentos sensoriais incomuns?

8. Comportamentos sensoriais incomuns: a pessoa se incomoda com barulhos altos, por vezes colocando as mãos nos ouvidos diante de tais estímulos, não gosta do toque de outras pessoas e pode se irritar com abraços e carinho.

Para que serve a integração sensorial?

Segundo AYRES (2005), a Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.

Quais são os três sistemas de base na intervenção sensorial?

Temos três sistemas sensoriais que são centrais na teoria de integração sensorial: O tátil, o vestibular e o proprioceptivo.

Porque é importante o fisioterapeuta conhecer a integração sensorial?

A saber, a integração sensorial é a teoria usada para explicar por que os indivíduos se comportam de determinadas maneiras. Depois disso, adota-se um plano de intervenção para amenizar dificuldades particulares, e prever como o comportamento será alterado como resultado da intervenção.

Qual é o processamento sensorial que mais contribui no processo de regulação sensorial?

O processamento sensorial envolve uma gama de processos que ocorrem simultaneamente, destacamos a MODULAÇÃO SENSORIAL. A modulação pode ser considerada o processo de auto regulação do sistema nervoso. ... Grande parte da aprendizagem de uma criança está relacionada á sua habilidade de integrar informações sensoriais.

Como identificar o Transtorno de processamento sensorial?

Sintomas do Transtorno de Processamento Sensorial
  1. Sentirem que o tecido da roupa causa coceira ou ardência;
  2. Se incomodarem com a claridade da luz;
  3. Acharem que sons são muito altos;
  4. Reagirem a toques delicados como se fossem abruptos;
  5. Ânsia ao experimentarem comidas com texturas diferentes;

Quais são os 7 sentidos considerados na integração sensorial?

A Terapia de integração sensorial busca integrar todos os sistemas sensoriais (visual, auditivo, gustativos, olfativo, tátil, vestibular e proprioceptivo), com maior destaque para o vestibular e tátil.

Quais as alterações da disfunção de integração sensorial?

Existem vários sinais que podem ser indicadores da existência de uma disfunção da integração sensorial, nomeadamente: pouca ou muita sensibilidade ao toque, ao movimento, a estímulos visuais e auditivos; problemas de coordenação motora e equilíbrio; excesso de atividade ou lentidão; comportamento impulsivo ou ...

Quais são os subtipos das alterações sensoriais relacionadas a práxis?

Nesse grupo estão contemplados três subtipos de alterações sensoriais: a hiperresposta, a hiporresposta e a procura sensorial (MILLER et al., 2007; CAMINHA, 2008; MAGALHÃES, 2008; MOMO; SILVESTRE, 2011).

Como pode ser classificado o autismo?

Veja os tipos de autismo mais comuns e suas principais características.
  1. 1- Síndrome de Asperger. ...
  2. 2- Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. ...
  3. 3- Transtorno Autista. ...
  4. 4- Transtorno Desintegrativo da Infância. ...
  5. Nível 1 (Leve) ...
  6. Nível 2 (Médio) ...
  7. Nível 3 (Grave)

O que causa disfunção sensorial?

A disfunção sensorial não está ligada somente com o espectro autista, também pode estar relacionada com deficiências intelectuais, porém pessoas dentro do espectro estão mais propensas à essas sensibilidades. Por isso, é fundamental que seja investigado quais são as situações que causam maior incômodo a cada indivíduo.

O que é regulação sensorial?

A regulação sensorial é a forma como processamos e reagimos aos estimulos recebidos através dos nossos sentidos e desempenha um papel central em vários aspectos do desenvolvimento cognitivo, social e motor do bebê.

Quem precisa de integração sensorial?

A integração sensorial pode ser feita por qualquer criança que apresente um desenvolvimento motor ou tátil mais lento, para que tais problemas não a atrapalhem no futuro.

O que significa integração sensorial?

A integridade da modulação sensorial permite que o sistema nervoso responda a alguns estímulos, ignore outros, possibilitando uma resposta adaptativa adequada para cada situação30.

Artigo anterior
Como é feita a medição do terreno?
Artigo seguinte
Como pedir o cancelamento da curatela?