O que é PEC 32 2020?

Perguntado por: Salomé Vanessa Costa Reis Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (73 avaliações)

O que é a PEC 32? Trata-se de uma Proposta de Emenda à Constituição pelo Poder Executivo que altera regras sobre servidores públicos e modifica a organização da Administração Pública direta e indireta de qualquer um dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O que é a PEC 32 do governo federal?

Como era: A PEC veda redução da jornada de trabalho e remuneração apenas a ocupantes de cargos típicos de Estado. Como ficou: A redução de jornada de trabalho e da remuneração de servidores ficou limitada a 25% e somente poderá ocorrer em períodos de crise fiscal.

O que significa a PEC 32 2020?

Conhecida como Reforma Administrativa, a PEC 32 foi entregue pelo governo federal ao Congresso em setembro do ano passado. O texto já teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e agora tramita na Comissão Especial.

Qual é significado de PEC?

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode ser apresentada pelo presidente da República, por um terço dos deputados federais ou dos senadores ou por mais da metade das assembleias legislativas, desde que cada uma delas se manifeste pela maioria relativa de seus componentes.

Qual a importância da estabilidade funcional do servidor público e como a PEC 32 2020 trata do assunto?

A estabilidade consiste em um direito concedido ao servidor público efetivo, após o preenchimento de certas condições e requisitos, que impede o seu desligamento arbitrário, resguardando a sua atuação impessoal e inibindo a interrupção ineficiente do serviço público.

Por que devemos ser contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020)?

37 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da estabilidade funcional do servidor público?

“O principal objetivo da estabilidade é garantir imunidade aos servidores em relação a perseguições políticas e demissões injustas.

Para que serve a estabilidade do servidor público?

Hoje, todos os servidores públicos têm estabilidade. A medida serve para proteger os funcionários contra ameaças de superiores que cometem crimes no exercício de suas funções, por exemplo. O relator Arthur Maia (DEM-BA) manteve a estabilidade a todos os concursados.

Qual é o principal objetivo da PEC?

A PEC também prevê a revogação do artigo da Constituição que permite fazer por lei complementar, a partir do décimo ano do Novo Regime Fiscal, a alteração do cálculo do limite das despesas. Portanto, uma nova norma teria necessariamente de ser feita por meio de emenda à Constituição.

Quem cria a PEC?

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) é matéria sujeita a tramitação especial na Câmara dos Deputados e deve ser apresentada pelo Presidente da República, por um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal ou por mais da metade das assembleias legislativas das unidades da Federação, ...

O que diz a PEC emergencial?

A PEC insere na Constituição a possibilidade de, em 2021, ser pago auxílio emergencial. O limite de gasto com o benefício é de R$ 44 bilhões. Segundo o texto, neste ano será possível usar créditos extraordinários para pagar o novo auxílio. Ou seja, o gasto será bancado por aumento da dívida pública.

Como ficou a PEC dos precatórios?

Pelo texto, esse tipo de precatório será pago sempre em três parcelas anuais a partir de sua expedição: 40% no primeiro ano, 30% no segundo ano e 30% no terceiro ano. Assim, o governo poderá pagar em mais parcelas até o fim do ano seguindo esses percentuais.

O que está na reforma administrativa?

Deixa de existir apenas o Regime Jurídico Único e passam a coexistir cinco tipos distintos de vínculos: cargos típicos de Estado, vínculo de experiência, cargos com prazo indeterminado, cargos com prazo determinado (em substituição à contratação temporária) e cargos de liderança.

O que muda reforma administrativa?

redução da jornada em até 25% com diminuição proporcional da remuneração. progressões ou promoções apenas por tempo de serviço. parcelas indenizatórias sem previsão de requisitos e critérios de cálculo definidos em lei (com exceção para empregados de estatais e servidores a serviço do Governo brasileira no exterior)

Qual é o principal objetivo da nova reforma administrativa do Estado brasileiro?

A reforma administrativa do Estado exige, basicamente, mudança no ordenamento jurídico, nos regulamentos e nas técnicas e formas de trabalho da administração pública, com o objetivo primordial de melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à sociedade.

Quais são os cargos típicos de Estado?

De acordo com o Fórum Nacional Permanentes de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), são consideradas às atividades relacionadas a:
  • Fiscalização Agropecuária.
  • Tributária.
  • Relação de Trabalho.
  • Arrecadação.
  • Finanças e Controle.
  • Gestão Pública.
  • Comércio Exterior.
  • Segurança Pública.

Quem pode vetar uma PEC?

A emenda à Constituição, por resultar do exercício do poder constituinte reformador, é elaborada exclusivamente pelo Congresso Nacional, sem qualquer ingerência do Presidente da República. Este, por previsão expressa na CF, somente dispõe de iniciativa para apresentar a PEC, jamais para vetá-la ou sancioná-la.

Quantos votos é necessário para aprovar uma emenda?

No ordenamento jurídico brasileiro, sua aprovação está a cargo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A emenda depende de três quintos dos votos em dois turnos de votação em cada uma das casas legislativas (equivalente a 308 votos na Câmara e 49 no Senado).

Quantas PECs existem no Brasil?

Cada vez mais comuns na pauta legislativa, o número de Propostas de Emendas à Constituição (PECs) saltou 190% na última década, se levadas em conta as iniciativas ainda em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado. Ambas as Casas têm hoje 1.344 emendas passíveis de aprovação.

O que a PEC 241 representou para a saúde pública?

Segundo o presidente do Conasems, se aprovada definitivamente, a PEC trará como consequências a redução de leitos, a redução de serviços, o fechamento de unidades de saúde e o acesso não será universal a toda população brasileira.

O que significa estabilidade no serviço?

O que é a estabilidade

A estabilidade é a garantia de emprego ao servidor público após um determinado período de tempo. Seu maior objetivo é fazer com que ela garanta continuidade dos serviços, protegendo o servidor e o estado de práticas de um ou outro governado em detrimento ao interesse público.

Quando se adquire a estabilidade no serviço público?

Hoje, segundo o artigo 41 da Constituição, introduzido no cenário constitucional pela Emenda 19/1998, são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

O que é estabilidade no serviço?

A estabilidade do empregado traduz-se no direito em manter o emprego, mesmo contra a vontade do empregador, caso não exista lei em sentido contrário. Assim, se não houver uma causa legal que possibilite a dispensa do empregado, ele manterá o emprego enquanto durar a estabilidade.

Porque existe a estabilidade?

Com certeza, porém não podem ser vistos assim, de forma leviana e com interesses obscuros por trás do discurso. Por isso existe a estabilidade nas burocracias modernas, para proteger o serviço público. Sem isso, também pode gerar um grande custo adicional na renovação do pessoal.

Porque é tão importante que tenhamos concursos públicos estabilidade no emprego público planos de cargos e carreiras e outros direitos trabalhistas a estes servidores?

Após aprovação no concurso, o servidor tem a garantia de permanência no trabalho. Ou seja, à estabilidade. Isso é assegurado pela Constituição de 1988. A estabilidade garante condições necessárias para que o funcionário público possa desempenhar suas funções sem pressões políticas ou de grupos econômicos.

Qual a diferença entre efetividade e estabilidade no serviço público?

Há distinção entre a estabilidade e a efetividade, sendo estes institutos distintos e destinados a diferentes finalidades, de modo que a estabilidade está para o servidor; e a efetividade está para o cargo, ou seja, a efetividade é pressuposto para a estabilidade e não o inverso.

Artigo anterior
O que são os números compostos?
Artigo seguinte
E pães ou pães?