O que é patologia em edificações?

Perguntado por: Davi Henrique Henriques Sá Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

Patologia é um termo de origem grega que significa o “estudo das doenças”, geralmente relacionado à Medicina e Biologia. Na Construção Civil o sentido é o mesmo, aplicado às “doenças” das edificações, tais como as rachaduras e infiltrações.

O que é patologia das edificações?

Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. A patologia se resume ao estudo da identificação das causas e dos efeitos dos problemas encontrados em uma edificação, elaborando seu diagnóstico e correção.

O que é uma coisa patológica?

Os problemas patológicos podem ser classificados em simples, ou seja, quando possuem padrão e podem ser resolvidos sem acompanhamento do profissional responsável, e os complexos, sendo estes, os problemas mais raros, que demandam uma minuciosa investigação e um amplo conhecimento sobre o assunto (Souza & Ripper, 1998).

Quais são as patologias na construção civil?

Entretanto, atenção e cuidados podem evitar o aparecimento de problemas ou até mesmo possibilitar que sejam resolvidos de modo mais prático.
  • Os tipos mais recorrentes de patologias na construção civil são causados por: ...
  • Trincas e fissuras. ...
  • Porosidade. ...
  • Infiltração. ...
  • Carbonatação. ...
  • Destacamento. ...
  • Gretamento. ...
  • Desbotamento.

O que são patologias em arquitetura?

A patologia na construção civil, resumidamente, trata-se do estudo dos danos que ocorreram em uma determinada construção. As patologias podem se manifestar de diversas formas, como por exemplo: fissuras, trincas, umidade excessiva, infiltrações, etc.

COMO A TERAPIA DA MODULÇÃO QUÂNTICA ALTERA OS RESULTADOS DOS PROBLEMAS REAIS?

42 questões relacionadas encontradas

O que é patologia exemplos?

Essa patologia trata-se da que estuda as doenças, fazendo um agrupamento delas por meio de um órgão ou, ainda, de um sistema, por exemplo: a patologia da cavidade oral e a patologia do sistema respiratório.

Como descrever uma patologia?

A Patologia (derivado do grego pathos: sofrimento, doença; logus:ciência, estudo) é o estudo das doenças que visa compreender as alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.

Como tratar patologias na construção civil?

Como tratar a patologia na construção civil

No entanto, quando se trata de patologias na construção civil, o mais indicado é procurar identificar as falhas e os sintomas,para que dessa forma seja produzido um diagnóstico correto.

Quais são as doenças patológicas?

Lista
  • Aids.
  • Alergias.
  • Câncer.
  • Doenças Causadas por Vermes.
  • Doenças Fúngicas.
  • Doenças Psicológicas.
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
  • Doenças causadas por bactérias.

O que é um estado patológico?

Patológico é um adjectivo que se refere àquilo que está relacionado com uma patologia. Este termo, por sua vez, designa o conjunto dos sintomas que se associam a uma certa doença e à especialidade da medicina orientada para as doenças.

O que é uma manifestação patológica?

Em termos apropriados, uma manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica.

Qual a principal causa das patologias das edificações?

Suas causas são as mais diversas, podendo ser devido a: deficiências de projeto, contração plástica do concreto, assentamento do concreto, movimentações de formas e escoramentos, retração do concreto, deficiências na execução, reações expansivas, corrosão de armaduras, recalques diferenciais, variação térmica e ações ...

Quais as principais manifestações patológicas nas edificações brasileiras?

As principais características manifestações patológicas são as manchas, formação de bolor ou mofo e aparecimento de fissuras e trincas. A deterioração das estruturas de concreto pode ser decorrente de falhas humanas durante a construção, agentes externos e fatores relacionados aos materiais empregados nas estruturas.

Qual é o objeto de estudo da patologia?

O objetivo principal é o “estudo científico da doença” e o “conhecimento das causas da doença, como esta começa, progride e com a possível explicação dos sinais e sintomas subjacentes e exibidos pelo doente”.

Quais são as doenças mais comuns?

9 doenças mais comuns entre os brasileiros
  1. Diabetes. O Brasil é o 5º da lista em um levantamento mundial de países com incidência de diabetes, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). ...
  2. Hipertensão. ...
  3. Alzheimer. ...
  4. Depressão. ...
  5. AVC (Acidente Vascular Cerebral) ...
  6. Dislipidemia (colesterol alto) ...
  7. Câncer. ...
  8. Asma.

O que é uma doença degenerativa?

As doenças degenerativas são aquelas que causam lesões nas células, podendo afetar a visão, os ossos, os tecidos, os vasos sanguíneos, entre outros.

Como mitigar falhas construtivas em edificações?

A garantia de um controle de qualidade nos materiais e componentes aplicados em uma obra é fundamental para se evitar as falhas construtivas. A escolha de marcas credenciadas, normatizadas e de renome no mercado são partes importantes no processo construtivo.

Como podemos minimizar futuras ocorrências patológicas durante a etapa de projeto?

Projetos detalhados, uso de materiais adequados e mão de obra treinada, além da obediência às normas técnicas vigentes, são essenciais para evitar manifestações patológicas.

Quais são as fases da patologia?

Nesses milhares de anos a patologia passou por cinco fases distintas.
...
Três mil anos de estudo: a história da patologia
  • Fase Humoral (da Idade Antiga ao final da Idade Média): ...
  • Fase Orgânica (do século XV ao XVI): ...
  • Fase Tecidual (do século XVI ao XVIII): ...
  • Fase Celular (século XIX): ...
  • Fase Ultracelular (século XX):

Como se estuda patologia?

Patologia: confira 5 dicas de estudo essenciais!
  1. Use a tecnologia como sua aliada. ...
  2. Crie um cronograma. ...
  3. Busque informações em bons livros. ...
  4. Faça revisões. ...
  5. Busque por um local adequado. ...
  6. 3 aplicativos que irão otimizar sua rotina. ...
  7. 5 aplicativos que irão otimizar seu tempo.

Como é feita a divisão da patologia?

O estudo da patologia está dividido entre Patologia Geral e Patologia Sistêmica. A Patologia Geral trata das reações das células e tecidos aos eventos nocivos, que, na maioria das vezes, não são específicas para um determinado tecido. Já a Patologia Sistêmica estuda as doenças específicas de cada órgão.

O que é uma patologia na psicologia?

Patologia é definida como o estudo da doença com a finalidade tanto de compreender sua causa como aplicar esse conhecimento ao tratamento de pacientes.

Qual a manifestação patológica mais comum nas fundações?

Já segundo Brandão (2007), as fissuras são manifestações patológicas que podem ser encontradas nas estruturas de concreto armado, alvenarias, nos revestimentos de argamassa e em fundações.

São as principais e mais recorrentes patologias em alvenaria estrutural?

Nesta etapa, mostraremos as principais patologias que podem acontecer nesse sistema de construção, são elas: recalque de fundação, variações térmicas, sobrecarga de carregamento, reações químicas e retração.

Quais são as principais manifestações patológicas em alvenarias?

Dentre as principais manifestações patológicas em alvenaria, pode-se citar como as mais recorrentes as fissuras, eflorescências e infiltrações de água. O termo fissura é bastante abrangente e trata do rompimento provocado por tensões.

Artigo anterior
Quais são os procedimentos especiais no novo CPC?
Artigo seguinte
Como engrossar uma imagem Photoshop?