O que é patentear uma coisa?

Perguntado por: Paulo Denis de Batista  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

Patente é uma concessão pública, conferida pelo estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação.

O que fazer para patentear uma ideia?

Para patentear uma ideia apenas é preciso que o autor possa provar que desenvolveu algo que pode ser realmente reproduzido e que ainda não existe. Ou seja, é preciso que o objeto da patente seja inovador e que esteja dentro do que os órgãos competentes entendem como patenteável.

O que é necessário para patentear um produto?

Para patentear a marca, é preciso fazer um registro no INPI, que deverá conter todas as informações sobre o autor, além de um relatório que descreve o objeto a ser protegido, já que é necessário saber a importância da obra e evitar que outras pessoas a usem sem pagar nada ao autor.

O que é permitido patentear no Brasil?

O que pode ser patenteado

A invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. E modelos de utilidade que se encaixem nos seguintes quesitos: Objeto de uso prático, ou parte deste. Suscetível de aplicação industrial.

É possível patentear uma ideia?

Posso patentear uma ideia? Não. Em primeiro lugar, a Lei de Propriedade Industrial (LPI) exclui de proteção como invenção e como modelo de utilidade uma série de ações, criações, ideias abstratas, atividades intelectuais, descobertas científicas, métodos ou inventos que não possam ser industrializados.

Posso patentear uma ideia ? (2020)

44 questões relacionadas encontradas

É possível registrar uma ideia?

Não há nenhum órgão oficial ou procedimento legal específico para catalogar ideias, projetos ou criações abstratas. É isso mesmo, a legislação brasileira (e de vários outros países, embora eu não possa afirmar categoricamente que são todos) não considera que as ideias estejam sujeitas à proteção jurídica.

Quais produtos não podem ser patenteados?

Segundo a Lei de Propriedade Intelectual, estão entre as criações que não podem ser patenteadas:
  • Descobertas, teorias científicas e conceitos abstratos;
  • Metodologias matemáticas;
  • Métodos (de ensino, comércio, apresentação etc.);
  • Obras arquitetônicas, artísticas, literárias e estéticas;
  • Regras de jogos;

O que é uma patente exemplo?

A patente de invenção é aquela que apresenta uma nova solução para um problema técnico específico, trata-se de um produto novo, alguns exemplos são: o ferro elétrico e o telefone; já o modelo de utilidade pode ser definido como uma nova forma ou disposição em um objeto de uso prático ou parte deste, acarretando uma ...

Quais são os três requisitos previstos na norma para patentear uma invenção é um modelo de utilidade?

Requisito de aplicação industrial

Não havendo aplicação industrial, a invenção não é patenteável. Por outro lado, os requisitos básicos para a patente de modelo de utilidade são: novidade, ato inventivo e aplicação industrial.

Como faço para registrar uma frase?

1. Obra
  1. Pode ser um conto ou uma coletânea. Pode ser uma poesia ou várias. ...
  2. Deve ser encaminhada uma (1) via impressa da obra. ...
  3. Informar na capa o nome da obra e os dados do autor (nome completo, RG, CPF, cidade e ano).
  4. Não há especificação do EDA sobre a formatação do documento. ...
  5. IMPORTANTE: não grampear ou encadernar.

Quanto custa para patentear um produto 2021?

Esta taxa é relativa aos primeiros dez anos de vigência de registro de marca e à expedição de certificado de registro. Se você respeitar o prazo de 60 dias após o deferimento, o valor será de R$ 298,00 para pessoa física, ME, MEI e EPP e de R$ 745,00 para os demais tipos de empresas.

Como patentear uma ideia online?

Faça o cadastro no INPI

O passo seguinte para conseguir patentear uma ideia é cadastrá-la no INPI através de uma área específica do site. Você mesmo pode fazer ou também pode contar com a ajuda de uma consultoria especializada, se preferir.

Quanto tempo leva para patentear uma ideia?

Como funciona e o que pode ser patenteado

No Brasil, a obtenção de um registro de patente, dependendo da área tecnológica, pode levar em média, de sete a dez anos para todo o processo ser concluído. A título de comparação, em países como Estados Unidos e Alemanha, o prazo é entre dois e três anos.

Como registrar uma ideia de um jogo?

Para patentear um jogo, você precisa de um projeto detalhado que qualifique a proteção de patente e isso deve ser feito de acordo com determinados critérios. Uma vez que desenvolveu sua ideia e acredita que esteja pronto para apresentá-la para um público ansioso, eis como deve proceder.

Quais os tipos de patente?

Embora se utilize o termo patente de forma genérica, patentes no Brasil só existem dois tipos de patentes no Brasil (Patente de Invenção e Modelo de Utilidade). Dentro da Propriedade Industrial, existem outras formas de proteger as invenções como as marcas, desenho industrial, programa de computador e cultivares.

O que é uma patente é para que serve?

A patente é um documento pelo qual se confere e se reconhece o direito de propriedade e de uso exclusivo de uma invenção do requerente (aquele que entra com o pedido), que pode ser pessoa física ou jurídica.

Como escrever uma patente?

As reivindicações devem começar pelo título da patente, seguido pela expressão: “caracterizado por”. Elas devem ser compreendidas por si só, por isso, não podem fazer referência ao que está escrito no relatório descritivo ou no resumo. Cada reivindicação deve estar em um parágrafo e ser iniciada por um número.

O que não pode ser patenteado Segundo o INPI?

O que não pode ser patenteado?
  1. Teorias científicas, modelos matemáticos ou descobertas. ...
  2. Concepções puramente abstratas. ...
  3. Métodos comerciais, financeiros, educativos, publicitários, de sorteio ou fiscalização. ...
  4. Obras literárias, científicas, arquitetônicas ou qualquer criação estética. ...
  5. Programas de computador (softwares)

O que não pode ser protegido por uma patente?

Durante o prazo de vigência, o detentor da patente (titular) tem o direito de excluir terceiros, sem sua prévia autorização, de atos relativos à matéria protegida, tais como fabricação, comercialização, importação, uso, venda, etc.

Porque registrar patente?

Registrar sua invenção por meio de patente é importante para ter seu produto protegido de cópias e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das atividades tecnológicas no Brasil.

Como registrar uma descoberta?

Depois de conferir se a invenção que você quer patentear é realmente uma novidade, você deve entrar na plataforma do INPI (e-INPI) e fazer a solicitação para o pagamento da taxa de registro.

Como registrar um modelo de negócio?

O que você pode fazer é o registro da marca (que é a proteção do nome fantasia e/ou logo associado a ele). Confira o Guia Básico de Marcas no Portal do INPI, ou contate o INPI para mais informações.

Como saber se já existe uma patente?

Para saber se o modelo já foi patenteado, é possível fazer uma busca, via internet, no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): www.inpi.gov.br.

Como registrar a ideia de um aplicativo?

O registro de software pode ser realizado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), ou se preferir, em uma plataforma, como a Creative Commons. Ao cadastrar os seus softwares desenvolvidos no INPI, você terá monopólio sobre eles. Isto é, impedirá que terceiros copiem completamente o código do app.

Artigo anterior
Qual a importância dos meios de transporte para a sociedade?
Artigo seguinte
Quanto é o juros do mercado crédito?