O que é partograma e qual sua importância para a mãe e o bebé?

Perguntado por: Constança Débora Marques Morais  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (32 avaliações)

O partograma consiste na representação gráfica do trabalho de parto e pode ser considerado um excelente recurso visual para analisar a dilatação cervical e a descida da apresentação, em relação ao tempo (2-3).

Qual a importância do partograma para mãe e o bebê?

A importância do partograma se confirma quando, num momento definido, avalia-se a completa evolução do parto; traz todas as informações necessárias: a dilatação cervical, a descida da apresentação, a posição fetal, a variedade de posição, a frequência cardíaca fetal, as contrações uterinas, a infusão de líquido e a ...

Qual é a importância do partograma?

Partograma é o gráfico no qual são anotadas a progressão do trabalho de parto e as condições da mãe e do feto. Quando bem utilizado, o partograma permite diminuição de intervenções desnecessárias e contribui para melhores desfechos obstétricos.

O que tem no partograma?

- O Partograma é a representação gráfica do trabalho de parto que permite acompanhar sua evolução, documentar, diagnosticar alterações e indicar a tomada de condutas apropriadas para a correção de possíveis desvios. - Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Como interpretar o partograma?

O partograma compreende 4 partes, que devem ser preenchidas de hora em hora, ou quando a gestante for reavaliada.
  1. Identificação da paciente.
  2. Dilatação e altura do feto.
  3. Batimentos Fetais.
  4. Uso (ou não) de ocitocina, aspecto do líquido amniótico e aspecto da bolsa.

IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO MÃE E BEBÊ - CRIAR E CRESCER

42 questões relacionadas encontradas

Quais os escores avaliados no partograma?

O Escore de Bologna é constituído por cinco medidas: 1) Presença de acompanhante durante o parto; 2) Presença de partograma; 3) Ausência de estimulação do trabalho de parto (uso de ocitocina, pressão externa do fundo uterino, episioto- mia) ou cesariana de emergência ou uso de instrumental (uso de fórcipe e/ou vácuo ...

Como avaliar o plano de De Lee?

Quanto mais alto o feto, menor será o número correspondente a sua altura. Por exemplo, um feto que está na posição -3 do plano estará acima de outro que está na posição -1, enquanto um feto em posição +2 já está mais avançado, ou seja, mais baixo que os anteriores.

Quais são as 4 fases do trabalho de parto?

As fases do trabalho de parto
  • Primeira etapa: o início do trabalho de parto.
  • Segunda etapa: a abertura do colo do útero.
  • Terceira etapa: o parto.
  • Quarta etapa: a expulsão da placenta.

Para que serve os Pródromos?

Mas e os pródromos? Os pródromos, sim, têm significado para o corpo e começam a alterar não só as condições do colo do útero, mas também a altura da cabeça do feto e podem ser dolorosas.

Quais são os mecanismos do trabalho de parto?

Mecanismo de Parto
  1. Encaixamento ou Insinuação. É a passagem do diâmetro biparietal do objeto pelo estreito superior da pelve verdadeira; ...
  2. Descida. ...
  3. Rotação Interna da Cabeça. ...
  4. Desprendimento da Cabeça. ...
  5. Rotação Interna dos Ombros.

Porque é realizada a Amniotomia?

A amniotomia, por definição, é a rotura ou ruptura artificial das membranas ovulares através de um instrumento esterilizado inserido na cérvice por meio do toque vaginal, que pode ser realizada no início, durante ou no final do trabalho de parto, sendo indicado como método de indução de parto e também recomendado em ...

Quando surgiu o partograma?

Criado em 1951, por Emanuel Friedman, o partograma vem sendo estudado, aprimorado e modificado em busca de um modelo simplificado das informações necessárias durante o trabalho de parto.

O que é o parto humanizado?

Parto humanizado não é sobre parir em casa ou no hospital, na banheira ou fora dela. O termo humanização não se refere à via de parto (vaginal ou cesárea), mas ao tipo de assistência que a mulher recebe. Onde as decisões são compartilhadas e as escolhas da mulher são ouvidas e respeitadas.

O que significa parto Eutocico?

Existe o parto eutócico que consiste no nascimento do bebé de cabeça para baixo por via vaginal, sem recurso a instrumentos (ventosa ou fórceps). Geralmente o parto eutócico corresponde ao parto dito normal.

O que é o plano de parto?

O plano de parto é um documento onde a mulher escreve suas preferências em relação ao parto que está prestes a vivenciar. É uma oportunidade de se familiarizar com algumas situações que poderão ocorrer, saber a postura do profissional que irá acompanhá-la e mostrar quais são suas preferências.

O que é fase latente do trabalho de parto?

O documento define como fase latente quando há contrações uterinas dolorosas e há alguma modificação cervical, incluindo apagamento e dilatação até 4 cm.

Quantos dias dura os pródromos?

O período no qual a mulher começa a sentir as primeiras contrações é chamado de pródromos, o famoso "alarme falso". Neste período, elas são irregulares - uma a cada 10 ou 20 minutos - e o período de duração é diferente para cada mulher e para cada gestação, podendo durar horas ou até mesmo mais de um dia.

Quando se inicia os pródromos?

A fase dos pródromos pode começar alguns dias ou até semanas antes do trabalho de parto propriamente dito. Durante o verdadeiro trabalho de parto as contrações são bastante rítmicas. Elas ocorrem a cada 3 ou 4 minutos e duram no mínimo 30 segundos cada uma.

Quais os sintomas dos pródromos?

Pródromos podem ser sintomas não-específicos ou, em alguns casos, podem indicar claramente uma doença em particular, como a aura prodromal da enxaqueca. Febre, mal-estar, dor de cabeça e falta de apetite são sinais de pródromos que frequentemente antecedem distúrbios infecciosos.

Quais os 4 tempos de um parto natural explique o que significa e quando começa e termina cada um?

Esse período pode ser dividido em duas partes: Fase latente: É a fase inicial, lenta. Termina quando a mulher apresenta dilatação de 3 cm do colo. Fase ativa: Inicia quando a mulher apresenta um colo com 4 cm de dilatação e termina com a dilatação completa.

O que é Greenberg?

O período de Greenberg compreende o puerpério imediato, mas o puerpério vai até um prazo de aproximadamente 42 dias após o parto. Popularmente, fala-se que a mulher depois que tem o bebê está de “resV guardo”.

O que é a fase latente?

Fase latente: nessa fase começa a dilatação e as contrações, que podem começar alguns dias ou algumas horas antes da chegada do bebê. Simplificando, é quando o corpo começa a se preparar para o nascimento.

Como avaliar a descida fetal?

Avaliação das contrações uterinas, realizando-se a dinâmica uterina (DU) para verificar intensidade, duração e frequência das contrações em um intervalo de 10 minutos; deve ser feita a cada 60 minutos. A DU deve ser analisada com relação ao seu efeito sobre a dilatação, o apagamento e a descida fetal no canal do parto.

Como se avalia a dinâmica uterina?

Dinâmica uterina (DU) – é um importante critério de avaliação do trabalho de parto, pois esta varia de acordo com os períodos clínicos do trabalho de parto. É avaliada através do exame do tônus uterino durante um período de 10 minutos, no qual a mão do examinador deverá permanecer espalmada na região do fundo do útero.

O que é Delee?

Manobra segundo a qual o fórcepes obstétrico é utilizado para rodar a cabeça do feto.

Artigo anterior
Como tirar pedra do cano entupido?
Artigo seguinte
Como consolar alguém que perdeu o trabalho?