O que é parecer jurídico em licitação?

Perguntado por: Sérgio Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)

É dizer, o parecer jurídico é indispensável para atestar a análise da fase preparatória, indicando e distinguindo quais os possíveis pontos, segundo análise estritamente jurídica, a serem modificados, de modo a evitar posteriores nulidades, primando pela higidez do processo de contratação pública.

O que é um parecer jurídico?

O parecer jurídico é uma análise especializada elaborada por juristas particulares, como um consultor jurídico, advogado ou jurista público sobre determinado assunto quando solicitado por pessoas jurídicas ou físicas, na existência de dúvidas ou controvérsias sobre o tema.

Quando o parecer jurídico é obrigatório?

O parecer jurídico previsto no parágrafo único do art. 38 da Lei no 8.666/1993 tem caráter obrigatório no rito licitatório e apenas neste rito. Como regra, tem por objetivo evitar defeitos capazes de provocar nulidades no processo licitatório.

Quem pode dar parecer jurídico?

Dessa forma, qualquer especialista em qualquer área pode emitir um parecer sobre aquilo. Entretanto, um parecer jurídico é um documento que aplica o conhecimento técnico de um advogado (ou um jurista) sobre um tema de cunho jurídico.

O que significa para parecer em um processo?

É a manifestação do Ministério Público em uma ação, por meio da qual ele diz sua opinião sobre o pedido do autor, com base no que a lei dispõe sobre aquele assunto. O parecer do Ministério Público não obriga o juiz a proferir sentença segundo a posição do órgão.

Parecer jurídico em licitações

30 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo de um parecer?

O parecer é um texto escrito por um especialista em determinado assunto com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar determinados fatos para um interlocutor que não possui a mesma experiência ou conhecimentos do parecerista.

O que vem depois da juntada de parecer?

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão (clique no link para saber mais).

Quem pode emitir um parecer?

Parecer é o pronunciamento por escrito de uma opinião técnica que deve ser assinado e datado, deve conter o nome e o registro do profissional, emitido por um especialista (por exemplo, advogado, médico, engenheiro ou psicólogo) sobre determinada situação que exija conhecimentos técnicos.

Quem emite um parecer?

Enquanto parecer jurídico, o documento pode ser emitido por um órgão público, como o Ministério Público, por exemplo. Assim como também pode ser emitido por juristas particulares, como um advogado ou consultor jurídico.

Quem faz parecer?

Parecer é um documento, de forma escrita, elaborado por um advogado parecerista que manifesta seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma pergunta formulada ao jurisconsulto.

Em quais casos o procurador pode ser responsabilizado por seu parecer?

Dessa forma, o Procurador que atua no consultivo somente pode ser responsabilizado quando, no exercício de suas funções, agir com dolo ou culpa, consubstanciado no erro grosseiro e inescusável.

Qual a força de um parecer?

Assim, de regra, o parecer consubstancia uma opinião técnica, pessoal do emitente, ou seja, reflete apenas um juízo de valor, não vinculando o administrador, que tem a competência decisória, para praticar o ato administrativo de acordo ou não com o sugerido pelo consultor jurídico.

Qual a natureza jurídica do parecer?

1 Natureza jurídica do parecer exarado pelo Advogado Público

Mais precisamente, o parecer jurídico apresenta-se como ato administrativo de natureza enunciativa, com a função de expressar determinada opinião, e, com isso, atestar ou reconhecer uma situação fática ou jurídica sob consulta.

Como fazer um parecer jurídico exemplos?

O parecer jurídico deve conter, assim:
  1. análise do tema demandado;
  2. referências doutrinárias;
  3. referências jurisprudenciais;
  4. indicações das legislações correlatas;
  5. informações técnicas que fundamentem a opinião ou interpretação do tema.

Qual o valor de um parecer?

A tabela de honorários 2020 da OAB de São Paulo classifica que para a elaboração de um parecer avulso ou extrajudicial o advogado pode cobrar R$ 2.488,44.

Como elaborar um parecer de um texto?

Em vez disso, procure discorrer sobre os méritos e defeitos do manuscrito, indicando claramente porque eles são assim julgados e como eles se expressam no texto. Também recomenda-se que o/a parecerista indique caminhos para as melhorias, sugira referências e destaque trechos pouco claros.

O que é parecer do profissional?

Assim, o Parecer nada mais é do que um documento, de forma escrita, elaborado por um profissional parecerista, com o objetivo de manifestar seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma dúvida formulada a ele.

Qual é a transitividade do verbo parecer?

verbo transitivo indireto, transitivo indireto predicativo e intransitivo Aparecer de certo modo à opinião de alguém: pareceu ao padre que a igreja estava vazia; a aula de ontem pareceu-me ridícula; parece que o médico está doente. verbo intransitivo Ser verdadeiro ou realizável: parece que ele vai ganhar.

Como fazer um parecer administrativo?

A elaboração de um parecer jurídico exige de seu autor competên- cia no assunto, assim como habilidade na redação, devendo considerar os princípios técnicos da linguagem escrita (conhecimento do vernácu- lo) e os princípios éticos e técnicos inerentes à matéria em análise.

Quanto tempo leva para o juiz analisar uma juntada de petição?

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

O que acontece depois da juntada de documentos?

A juntada de documentos em processos ou protocolados contitui uma forma racional de organização da informação. 7. Os documentos e informações de um determinado assunto são organizados num mesmo dossiê, em forma de arquivo, em ordem cronológica do encaminhamento do assunto, podendo ser acessados em sua sequência lógica.

Quanto tempo demora para o processo ficar com o promotor de justiça?

É instaurado (iniciado) por portaria assinada pelo Promotor de Justiça e tem prazo de conclusão de 90 dias. Pode ser prorrogado conforme a necessidade e a complexidade da investigação.

Para que serve o parecer técnico?

Documento no qual são apresentadas as justificativas à decisão, pela área técnica responsável pela execução do programa, apresentando suas conclusões sobre a situação que está provocando a demanda ao concedente, descrevendo toda a situação ou motivos que o determinaram bem como indicando as alternativas existentes ou ...

Para que serve um parecer médico?

PARECER MÉDICO

O parecer é o documento emitido por um médico assistencialista. Normalmente, os profissionais da saúde cobram para realizar esse serviço, mas pode ser gratuito também. Ele representa a opinião técnica do profissional , devidamente embasada em provas e argumentos bem estruturados.

O que é um parecer escolar?

O Parecer Descritivo do Aluno: Segundo Hoffmann (2000), significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno.

Artigo anterior
Qual o tempo de um Longa-metragem?
Artigo seguinte
O que é um fruto agregado?